CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Horta escolar impulsiona novas parcerias em Estrela do Norte

Durante apresentação de resultados é assinado convênio para operacionalizar realizações de ensino, pesquisa e extensão 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Horta escolar impulsiona novas parcerias em Estrela do Norte
Alunos de dois quintos anos (à frente) envolvidos no projeto de Felipe

Em prestigiada cerimônia de apresentação de resultados do projeto social “Combatendo a fome por meio da agricultura sustentável”, vinculado à implantação de horta na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Padoin, foi assinado convênio entre a Prefeitura de Estrela do Norte, Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema e a Unoeste para operacionalizar realizações de ensino, pesquisa e extensão pelo projeto “Agricultura Sustentável: nutrindo conhecimentos”. O projeto inicial, que é do aluno da graduação em Agronomia EAD Felipe Baltazar da Rocha, acabou impulsionando novas parcerias na cidade do Pontal do Paranapanema. 

A iniciativa de Felipe surgiu na disciplina curricularizada de Ciências Humanas e Sociais, em atividade proposta pela professora Dra. Adriana Falco de Brito e a qual Felipe desenvolveu com a participação da colega Lorrayne Maria da Silva Santana, que orientou a produção de adubo natural (sem agrotóxico). O projeto seguiu o Objetivo 2, sobre fome zero e agricultura sustentável, dos Objetivos de Desenvolvimento do Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ODS). Os escolares também foram envolvidos na destinação correta de garrafas pet e óleo comestível usado.

Escola e comunidade

A primeira produção de alface crespa foi colhida, ficando 20% para consumo na escola e 80% destinado às famílias que recebem cestas básicas da Prefeitura. Parceria que seguiu os trâmites legais envolvendo o prefeito Dehon Aparecido Toso, a presidente do Fundo Social Ângela Maria da Silva Toso, a diretora de Educação e Cultura Eliana Carla Toso Betim, o diretor escolar Eder Pereira Barbosa, a supervisora Cleidemar Pereira Ortiz, a coordenadora pedagógica Glaucia Cristina Feitosa Martins Betim e as professoras apoiadoras Dayane Honório de Souza Oliveira, Maria de Socorro de Lima Mendonça Gimenez e Márcia Batista dos Santos Bueno. 

O evento ocorreu na manhã de sexta-feira (26) na quadra da escola e também estiveram presentes o dirigente regional de Ensino, professor Enio Magro; Eliana Carla representando o prefeito; a professora Cidinha Martines, coordenadora geral de ações extensivas da Unoeste, na condição de representante do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi; e a diretora da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente, Aline da Silva Leonardo, juntamente com a professora de projetos Kellen Lescovar. 

Amplo envolvimento

Participaram ainda a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil Benedicta de Oliveira Silva, professora Fernanda Viana de Oliveira; a professora da Escola Estadual Dr. Moacyr Teixeira, Amanda Chizzolini; e o diretor da Divisão Municipal de Agricultura de Pirapozinho, Márcio Cacozza. Pela Unoeste, além da professora Dra. Adriana e Cidinha, compareceu uma equipe de cursos vinculados ao Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e à Faculdade de Ciências Agrárias, liderada pelo diretor Dr. Carlos Sérgio Tiritan e formada pelos professores Alexandrius de Moraes, Camila Zaniboni, Luciana Guaberto e Rosimeire Santos.

Também fez parte da equipe das agrárias a estudante do curso de Zootecnia EAD, Jéssica Cristina Silva do Vale. Pelo curso de Agricultura e Urbanismo, as presenças foram dos professores Victor Martins de Aguiar e Yeda Ruiz Maria. Pelo Programa Unoeste + Cultura, o professor Josué Pantaleão. Pela assessoria da Pró-reitoria de Extensão (Proext) Richard Nazaré. Pelos cursos de Pedagogia presencial e EAD, a coordenadora Dra. Danielle Nascimento dos Santos que também é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do Programa Educa Pontal.

Foto: Homéro Ferreira Autoridades e educadores que compuseram a mesa de honra do evento
Autoridades e educadores que compuseram a mesa de honra do evento

Envolvimento e movimento 

As novas realizações no âmbito da agricultura sustentável e nutrição de conhecimento contam, através da Proext, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. Já o projeto do Felipe recebeu ajuda em material e equipamentos das empresas e pessoas físicas Homeopatia Rural, de Jaú; GR Automação, de Toledo/PR; Agro Nile, de São Paulo, capital; Dani Lourenção, de Presidente Prudente; e Luiz Antonio, de São Paulo capital.

 As falas foram de agradecimentos entre os parceiros e de enaltecimento à iniciativa de Felipe. O diretor Eder conduziu o cerimonial. As professoras Glaucia e Cleidemar contaram que toda a escola esteve envolvida de alguma forma e que os alunos pensaram em hortas nas suas casas. A Dra. Adriana disse que Felipe construiu um movimento. A Dra. Danielle disse que a atuação de Felipe reflete o quanto a universidade pode mudar a vida das pessoas e que a oportunidade de ensino superior é pata todos que tenham interesse.

Relevância e protagonismo 

Além de citar a relevância do projeto, o Dr. Titiran destacou o poder de transformação de ações educativas. O professor Josué expôs sobre as parcerias com a Unoeste. Cidinha comentou sobre os bons resultados do Educa Pontal.  O professor Enio chamou a atenção para o protagonismo de Felipe e colocou em relevo a contribuição da Unoeste em disciplinas eletivas e atividades complementares para ajudar as escolas a manter o aluno estudando. Felipe discorreu sobre o seu projeto e agradeceu a Escola, Prefeitura, Unoeste, Lorrayne e os apoiadores.

 As atividades durante a manhã incluíram “demonstração microscópica – descobrindo o segredo da alface crespa (DNA)”, entregas de certificados, plantio de novas mudas; divulgação dos Prêmios Unoeste Solidária e Unoeste + Cultura, em outubro no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe). A apresentação dos primeiros resultados do projeto contou com decoração do ambiente, distribuição de chapéus de palha pela Proext/Capes, projeto encadernado, boletim com o passa-a-passo em textos e fotos; e apresentação de poema pela aluna Ana Lívia Andrade Magnossan. 

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem