CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste Transforma em Pirapó contou com 1,4 mil atendimentos

Estiveram envolvidos nas prestações de serviços mais de 120 estudantes de diferentes cursos da Unoeste e servidores municipais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Unoeste Transforma em Pirapó contou com 1,4 mil atendimentos
Atendimento à saúde bucal: um dos serviços de prevenção à saúde

Em sua segunda edição deste ano de 2024, o Programa Unoeste Transforma prestou 1.432 mil atendimentos em Pirapozinho, na manhã do último sábado (23). Ao todo, 122 estudantes e 15 professores, além de servidores municipais, foram mobilizados na atividade que levou prevenção à saúde e outros serviços para a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Alzira Correa Miras, na Vila Santa Rosa. A realização decorreu de parceria da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e o médico urologista Dr. Enio Perrone.

Durante a abertura, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi disse que a universidade tem um olhar carinhoso para a população no entorno de seus campi, e que há mais de 51 anos vem oferecendo ensino de qualidade, produzindo pesquisa, oferecendo extensão, gerando tecnologia e estimulando empreendedorismo. Ao afirmar que a educação é caminho para solução de todos os problemas, falou da disponibilidade de outras parcerias com Pirapozinho.

Agradecimento oficial

O presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Fernando Vitale, agradeceu a Unoeste e enalteceu o envolvimento dos servidores municipais para dizer que novas parcerias serão sempre bem-vindas. O prefeito Lucas Padovan Santos Pavani destacou a ação do programa de extensão em um dos maiores bairros de Pirapozinho e a prestação de serviços gratuitos em parceria, o que tem uma alternativa de sua administração na solução e prevenção de problemas.

O prefeito citou como exemplo a recuperação de via pública em parceria com empresa multinacional indiana, instalada em Pirapozinho, que investiu R$ 1,3 milhão. Também citou a obtenção do melhor índice de educação entre 11 municípios e a elevação do atendimento em saúde de 64% para 94%, para dizer que sua formação em administração de empresas foi na Unoeste, no sentido de que tem empregado seus conhecimentos na administração pública municipal.

Participação em família

Também esteve presente no evento o vereador Claudinei Dinello que em suas redes sociais agradeceu a Unoeste e a administração municipal na pessoa do prefeito Lucas Padovan. Durante o cerimonial e os agradecimentos a todos da Unoeste, foi citado o nome da coordenadora de ações extensivas gerais da Pro-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), professora Cidinha Martines, responsável por articular a participação de todos os envolvidos. Participaram da abertura a diretora municipal de Educação, professora Vera Cavalli; e a diretora da escola Manuela Pavani.  

Boa parte dos que buscaram os serviços prestados pelo Unoeste Transforma foi em família, como no caso do trabalhador em indústria de curtimento e processamento de couro Naldson José Macedo que nasceu em Narandiba e desde um ano de idade mora em Pirapozinho, onde está há 56 anos. Morador do bairro Novo Horizonte, vizinho ao Santa Rosa, esteve no evento acompanhado da esposa Márcia Cristina, dos filhos Ana Karolina e Gabriela, e os sobrinhos Gabriel e Brenda.

Foto: Homéro Ferreira Parte do público no pátio da escola, durante apresentação cultural
Parte do público no pátio da escola, durante apresentação cultural

Elogios ao programa 

Naldson e família passaram por diferentes serviços, constaram que a saúde vai bem e elogiaram o Programa Unoeste Transforma. O estudante do curso de Medicina, morador de Pirapozinho, Leonardo Rosseto de Oliveira, manifestou satisfação em poder atuar nos atendimentos, pelo evento ser em sua cidade e por ser através da sua universidade. Durante apresentação do grupo de dança Piração Cultural (de Pirapozinho em Ação) o professor Jeferson Diego Gonçalves manifestou orgulho de ser egresso na Unoeste.

Formando em Educação Física, Jeferson mantém o projeto Ponto de Cultura, atualmente com o aporte da Prefeitura, através de subvenção, e da Câmara, por meio de emendas impositivas de vereadores. É um projeto que atende crianças e adolescentes. Dentre outros egressos da Unoeste envolvidos no evento, estiveram o diretor administrativo da Prefeitura, Thadeu Henrique Witkowski, egresso do Mestrado em Meio Ambiente; e os jornalistas Claudinei Grandizolli e Thais Ferreira.

Vários serviços

O Unoeste Transforma foi realizado das 8h às 12h. Orientados e acompanhados por professores, estudantes universitários prestaram, dentre outros, serviços de aferição da pressão arterial, tipagem sanguínea, teste de glicemia (diabetes), teste de acuidade (visão), avaliação nutricional, orientação de saúde bucal, prevenção do câncer de boca e teste rápido de infecção sexualmente transmissível; orientação para o mercado de trabalho; ações culturais; atividades lúdicas para crianças; saúde animal; produção de sabão com óleo comestível usado; e distribuição de plantas hortaliças.

Estiveram envolvidos os cursos de Agronomia (graduação presencial e EAD, mestrado e doutorado), Biomedicina (presencial e EAD), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Química (EAD), Engenharia Química, Pedagogia (presencial e EAD), Medicina Veterinária e Estética e Cosmética. Na condição de voluntário, o Dr. Enio Perrone atendeu no posto de saúde à prevenção do câncer de próstata. Também prestaram serviços as Divisões Municipais de Saúde, Administração, Desenvolvimento Econômico, Trânsito, Agricultura, Esporte e Cultura; e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem