CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste celebra 5 anos de serviços prestados em Guarujá

Universidade completa meia década do campus no litoral, com mais de 20 mil atendimentos e serviços de saúde gratuitos 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Unoeste Unoeste celebra 5 anos de serviços prestados em Guarujá
Saúde e Comunidade é um dos principais eventos de extensão da Unoeste em Guarujá

Nesta segunda-feira, 25 de março, a Unoeste celebra um marco significativo: são cinco anos da universidade no litoral, que teve início com a Medicina e hoje também conta com outros cursos nas modalidades presencial e a distância. Com uma base sólida na área de Extensão, que é um dos tripés que norteiam a universidade conceito máximo na avaliação do MEC, e com o foco renovado no cuidado à comunidade, a universidade está preparada para continuar a fazer a diferença na vida das pessoas.

Os frutos desse período já são evidentes, especialmente na atuação dos estudantes nos hospitais, unidades de saúde e nos eventos, oferecendo atendimentos gratuitos e serviços fundamentais à comunidade da Baixada Santista.

Compromisso com a comunidade

O compromisso da Unoeste com a população local é evidenciado pelos principais eventos realizados pela universidade, como o Saúde e Comunidade e o EcoSaúde, um mutirão de arrecadação de lixo eletrônico. Durante essas ações, a universidade prestou mais de 20 mil atendimentos, oferecendo serviços essenciais e promovendo a conscientização sobre questões de saúde pública e ambiental.

Rosineide Oliveira, gerente administrativa do campus Guarujá, enfatiza a importância de abrir as portas da universidade para receber a comunidade externa. 

“A instituição cumpre seu papel na integração entre a universidade e a comunidade, na aproximação dos estudantes com a realidade da população e a oportunidade de troca de experiências e aprendizado prático. Além das questões que envolvem o aprendizado, a oferta desses serviços proporciona para a comunidade a melhoria nos acessos aos serviços de saúde, a informações e conhecimentos variados que colaboram na construção de uma melhor qualidade de vida”.

A administradora também reforça que os eventos de extensão são oportunidades de crescimento profissional não apenas para os alunos, como também para os funcionários da Unoeste que se engajam na organização. “Ações como essas requerem o envolvimento de funcionários que atuam nos diversos ambientes acadêmicos e proporciona também uma formação diferenciada de um perfil mais humanitário do profissional”.

Atendimento e aprendizado

O internato, etapa crucial na formação médica, proporciona aos estudantes uma imersão completa nos mais diversos cenários, desde hospitais até unidades de atenção primária e secundária. Coordenadora do Internato Médico da Unoeste, a doutora Samira El Maerrawi Tebecherane Haddad, explica que os alunos atuam em hospitais, unidades de pronto atendimento e de saúde em Guarujá, Santos, Praia Grande e Bertioga, cidades que, apesar de estarem na mesma região, possuem realidades diferentes. 

"A vivência do internato é bem ampla, abrangendo diversas áreas como pediatria, ginecologia e UTI. Os estudantes têm a oportunidade de se familiarizar com a realidade da saúde da região de forma completa. Isso permite um grande aprendizado", acrescenta a coordenadora.

Um dos pontos de destaque é o Hospital Santo Amaro, em Guarujá, que é o único hospital público do município e lida com uma alta demanda de atendimento. Os estudantes têm a chance de se envolver com uma diversidade de condições dos pacientes, desde os atendimentos emergenciais até procedimentos mais complexos, sempre sob supervisão dos preceptores ou médicos plantonistas. 

Além das experiências nos hospitais públicos, os alunos estagiam em instituições privadas como a Santa Casa, Apas e Infantil Gonzaga. “Nestes locais, eles têm contato com um perfil diferente de atendimento e com tecnologias distintas”, explica Dra. Samira.

Para o Dr. Francisco José Lopes, coordenador do Programa de Residência Médica do Hospital Santo Amaro, o trabalho dos estudantes nesses anos de parceria com a universidade faz a diferença. “Com muita satisfação que participo da recepção do trabalho com os internos da Unoeste no Hospital Santo Amaro. Eu vejo isso como um fator positivo, tanto para a equipe médica, quanto para a própria instituição. Isso faz com que haja um crescimento no aspecto de atenção aos pacientes, de humanização, de conhecimento científico. Vejo com bons olhos esta parceria e espero que perdure porque também promove o crescimento da instituição hospitalar”.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem