CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Resultado de pós agronômica no MT sinaliza oferta na Bahia

Mestrado em Agronomia em Lucas do Rio Verde é realizado em projeto de cooperação entre Unoeste e Unilassale


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Resultado de pós agronômica no MT sinaliza oferta na Bahia
Visita à Bioplanta Nutrição Vegetal, em Lucas do Rio Verde

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia, junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e em parceria com o Centro Universitário Unilassale, está oferecendo mestrado para profissionais da área de ciências agrárias em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O engenheiro agrônomo Jackson Ganguilhet, que há 15 anos atua no Grupo Bom Futuro, afirma que a oferta dessa pós-graduação tem sido muito importante, no sentido de ampliar os conhecimentos e aprimoramento profissional.

O coordenador do programa Dr. Fábio Rafael Echer conta que a parceria foi buscada pela Unilassale e alguns fatores importantes contribuíram com a formalização da parceria e a aprovação do processo pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Ministério da Educação. Primeiro, que já tinha trabalhado naquela região centro-oeste mato-grossense. Depois, a indicação da parceria pela Dra. Camila de Aquino Tomaz, colega de Botucatu, onde fez doutorado na Unesp.

Profissionais das agrárias

As conversas começaram no final de 2021 junto ao pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi; avançaram em 2022; houve visita ao campus 2 da Unoeste em Presidente Prudente e na Fazenda Experimental em Presidente Bernardes, envolvendo também o coordenador da graduação em Agronomia e diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Dr. Carlos Sérgio Tiritan. A comitiva visitante foi liderada pelo pró-reitor da Unilassale, o professor Paulo Renato Foletto.

A equipe de negociações envolveu ainda a Dra. Camila, Dra. Queli Ruchel, Dr. Caio Vilela Cruz e o coordenador da infraestrutura da fazenda escola e centro de pesquisa Fábio Romio. Com a aprovação do Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI) foi realizado o processo seletivo em 2023 com a oferta de 17 vagas preenchidas 100% por profissionais das ciências agrárias que atuam em fazendas, empresas e como consultores. As aulas são híbridas, sendo algumas somente remotas às sextas-feiras (três períodos) e sábados (dois períodos – manhã e tarde).

Projeto para a Bahia

As presenciais são programadas para que cada professor vá a Lucas do Rio Verde durante a sua disciplina, com aulas em diferentes espaços, tais como fazendas, empresas, instituições de pesquisas e até em eventos. Conforme o Dr. Fábio tudo tem caminhado muito bem, com uma turma que gera discussões em alto nível, inclusive por conta da vivencia de trabalho no campo e seus desafios. Conta que em aulas remotas são juntadas as turmas daqui e de lá, numa rica troca de vivências. “Cada aula vira praticamente uma consultoria”, pontua.

O mestrado no modelo PCI tem dado tão certo que já existem entendimentos para atender uma turma na Bahia, nas mesmas condições de suprir demanda local, cuja maior parte é relacionada à cultura do algodão. Gerente de Planejamento e Inovação Agronômica, com especialidade em Planejamento Agrícola e PD&I Estratégico, Jackson comenta que a oportunidade de ingressar no mestrado em Agronomia da Unoeste, em parceria com UnilaSalle, está sendo de grande importância para a sua carreira profissional, além da satisfação pessoal de subir um degrau acadêmico.

Depoimento e gratidão

“Eu pude e ainda estou aprimorando muitos conhecimentos científicos que trarão uma base extremamente técnica para meu ramo de atuação na finalidade de solucionar problemas a nível de campo enfrentados pela Bom Futuro. A turma é muito boa, todos muito engajados e conta com profissionais de diversas áreas do meio agrícola. Os professores realmente me surpreenderam com o nível técnico, vejo que a coordenação do curso acertou em cheio na escolha dos professores, da matriz curricular e a metodologia de ensino”, afirma.

Jackson manifesta gratidão à Unoeste e UnilaSalle pela qualidade do mestrado e, em especial, ao professor doutor Fábio Echer “que não mede esforços para alavancar seus discentes, sem sombra de dúvidas sairemos melhores e muito mais satisfeitos do que já estamos”.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem