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Design Thinking em curso de Administração dá bons resultados

Tese sustentada em experimento na Business School Unoeste reformula número de estratégias para tornar o método mais viável


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Foto: Homéro Ferreira Design Thinking em curso de Administração dá bons resultados
Economista e professora Josélia Galiciano Pedro: aprovada para receber o título de doutora em educação

 

Na busca de elaboração proposta de ensino e aprendizagem com aplicação de método Design Thinking na graduação em Administração, pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação encontra bons resultados em experimento com um grupo de 19 estudantes da Business School Unoeste (BSU). Destaque à reformulação do número das estratégias de aplicação da metodologia com redução em 52%, de 25 para 12, ao eliminar as que se repetiam e dar fortes indícios de torná-la mais viável.

Levado à defesa pública na tarde desta terça-feira (26) junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), o estudo foi desenvolvido pela professora Josélia Galiciano Pedro, orientada pelo Dr. Sidnei de Oliveira Souza e avaliado pela Dra. Elisa Moriya Schlünzen e Dr. Raquel Rosan Christino Gitahy, como avaliadoras internas; e como avaliadores externos ao Programa, a Dra. Erika Mayumi Kato Cruz, da BSU, e Dr. Lechan Colares Santos, do Instituto Federal do Paraná, em Assis Chateaubriand (PR).

A autora do estudo estruturou sua tese em apresentação, introdução, plano de investigação, teoria da aprendizagem experiencial, metodologia Design Thinking, Diretriz Curricular (DC) e Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para o curso de Administração, procedimentos metodológicos, resultados e discussões e considerações finais. Em banco de teses e dissertações encontrou 705 produções correlacionadas à sua pesquisa, das quais selecionou oito.

A professora Josélia contou que três teses são bem parecidas com a sua proposta. Porém, todas as três relacionadas ao ensino médio, de forma a imprimir o caráter de ineditismo do estudo no ensino superior. Os dados levantados são de um período de dez anos, 2013 a 2023. O experimento que envolveu estudantes do 2º ao 4º termo do curso de Administração da BSU teve seu embasamento teórico sustentado na literatura científica produzidas pela Dra. Priscila Gonsales e do Dr. John Dewey. 

A experiência foi aplicada em uma marmoraria. A ferramenta de suporte foi o ambiente virtual de aprendizagem Aprender Unoeste, para organizar o diário de bordo e dados do estudo que utilizou os seguintes instrumentos: documentos, observação e questionários sobre empatia, colaboração e experimentação. Com relação a empatia, ficou constatado que os estudantes analisaram o problema, compreenderam as necessidades e desejos do dono da marmoraria, desenvolvendo soluções viáveis.

Foto: Homéro Ferreira Dra. Raquel, Dra. Elisa, Dr. Sidnei. Dr. Lechan (na tela), Josélia e Dra. Erika
Dra. Raquel, Dra. Elisa, Dr. Sidnei. Dr. Lechan (na tela), Josélia e Dra. Erika

Sobre a colaboração, as competências interpessoais foram fortalecidas por meio da prática de trabalho colaborativo e pela compreensão das necessidades da parte interessada.  Pela experimentação, os estudantes empregaram as suas habilidades técnicas e científicas que permitiram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em projetos reais. Ainda que tenha encontrado bons resultados, a autora observou que os dados poderiam ser mais consolidados se a pesquisa fosse com estudantes do ano final do curso, por conta de terem estudado conteúdos de um número maior de disciplinas.

A reflexão da autora do estudo deixou a contribuição para quem for usar o Design Thinking, com o conselho de utilizar 12 das 25 estratégias, que são as seguintes: 1 - definição do desafio estratégico, 2 - pesquisa exploratória, 3 - plano de coleta de dados, 4 - imersão, 5 - entrevista empática, 6- análise dos dados coletados, 7 - brainstorming, 8 - prototipagem colaborativa, 9 - rodada com especialistas, 10 - teste de protótipo, 11 - plano de implementação e 12 - plano de aprendizagem.

A professora Josélia Galiciano Pedro, graduada em economia e mestre em educação, foi aprovada para receber o título de doutora em educação. Sua tese foi elogiada pelos avaliadores e o orientador Dr. Sidnei enalteceu a determinação e aplicação para desenvolver o estudo em três anos, quando teria o prazo de quatro. “Você é um ser humano fantástico, singular e extraordinário; um exemplo como mulher, professora e profissional”, pontou o orientador.

Metodologia ativa

O Design Thinking é uma metodologia para criação de novos produtos, serviços e processos ou para solução de problemas. Suas estratégias são voltadas ao incentivo à aprendizagem ativa, colaborativa e experiencial através de procedimentos estruturados que geram conhecimento, desenvolvimento e empatia. Recurso que se insere em metodologias ativas, cujas estratégias proporcionam aprendizagem autônoma e participativa para solucionar problemas reais, mediante tarefas que estimulam reflexão, iniciativa e tomada de decisão.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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