CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Agronomia proporciona demonstração de pulverização com drone

Parceria ocorre com a Geoag, empresa sediada em Ribeirão Preto e Dealer no Brasil da DJI, da China, líder mundial neste segmento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Agronomia proporciona demonstração de pulverização com drone
Demonstração de pulverização na lavoura de algodão da Fazenda Experimental da Unoeste

Demonstração da utilização de drone em lavoura de algodão, na Fazenda Experimental da Unoeste, reúne alunos da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado); e professores dos cursos de Agronomia para ver de perto essa ferramenta de pulverização que oferece vários benefícios como o de alcançar áreas acidentadas e poder complementar o serviço feito por trator ou avião. Outro ponto relevante é o do serviço ser feito a distância, sem que o aplicador esteja dentro da lavoura. A comunidade acadêmica gostou do que viu e o demonstrador João Vizona avaliou o evento como uma experiência incrível.

Novas possibilidades 

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, professor Dr. Fábio Rafael Echer comenta que o drone é uma tecnologia que começa a ser usada em larga escala nas lavouras comerciais. Por ser de alto custo, cerca de R$ 200 mil, demonstração como a que ocorreu na manhã do dia 19 deste mês é uma oportunidade única para os estudantes o acesso a esse tipo de tecnologia; isso de acordo com o coordenador que avalia como sensacionais os resultados alcançados com a demonstração. 

“Os alunos passam a enxergar novas possibilidades de trabalho”, pontua para dizer não ser questão de serem pilotos de drone, mas a de saber trabalhar com essa tecnologia e até poder empreender comprando o equipamento, contratando pilotos e prestando serviços terceirizados, com responsabilidade técnica e utilização de produtos mais adequados, considerando que os defensivos agrícolas têm mudado constantemente, aumentando a eficiência e reduzindo o impacto ambiental.

Série de oportunidades 

O Dr. Fábio entende que essa tecnologia, que está apenas começando, abre mais uma série de oportunidades e que tem muito para evoluir. “Os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com essa ferramenta que amanhã deverá ser aliada ao trabalho deles”, observa para reafirmar a importância da demonstração que surgiu de contato com o canal de relacionamento da Unoeste, feito por João Vizona, diretor da Geoag, empresa sediada em Ribeirão Preto e Dealer no Brasil da DJI, da China, líder mundial neste segmento.

Foto: Ector Gervasoni Dr. Fábio: organizador do evento que envolveu alunos e professores
Dr. Fábio: organizador do evento que envolveu alunos e professores

Feito o contato e estabelecido os entendimentos, o Dr. Fábio organizou o evento. Buscou o envolvimento de outros professores e convidou a todos, contando diretamente com o envolvimento da professora Dra. Vania Maria Ramos que levou os alunos do curso noturno. O Dr. Fábio levou alunos da disciplina do Algodão, do 7º termo integral e os de pós-graduação. Puderam estar presentes na demonstração os professores Dr. Carlos Sérgio Tiritan, Dr. Tiago Aranda Catuchi e Dr. Edgard Henrique Costa Silva.

Participação sensacional 

O Dr. Tiritan é diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e coordenador da graduação em Agronomia. Participaram 40 alunos da graduação e 15 da pós-graduação. “O parceiro foi a Geoag, que representa a DJI no Brasil, a maior fabricante mundial de drones para pulverização”, diz o organizador do evento. “Estar com os alunos foi uma experiência incrível. A recepção que tivemos e a participação deles durante a apresentação foi sensacional”, afirma João Vizona.

“Agradeço ao professor Dr. Fábio pelo convite. Acredito muito nessa união com as instituições de ensino, pois os alunos necessitam estar presentes nas atualidades do mercado e se podemos contribuir um pouquinho, já ficamos felizes. Avalio o evento de uma forma muito positiva, principalmente por ter sido na cultura do algodão onde os drones ainda não têm uma abertura muito forte”, completou o diretor da Geoag.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem