CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Quadras da Unoeste serão palco dos Jogos Abertos do Interior

Palácio de Esportes no campus 1 vai receber jogos de voleibol e basquete e quadras do Centro Esportivo do campus 2 disputas de handebol e futsal; parceria já foi firmada e disputas ocorrem de 9 a 21 de setembro


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marcelo Rezende Quadras da Unoeste serão palco dos Jogos Abertos do Interior
Comitiva visitou nesta manhã o Palácio de Esportes do campus 1 que vai receber jogos de voleibol e basquete

No ano em que todas as atenções dos apreciadores de esportes se voltam para os Jogos Olímpicos de 2024, que ocorrem de 26 de julho a 11 de agosto na França, tendo Paris como a cidade anfitriã, Presidente Prudente também vai “respirar” esporte com mais intensidade com a realização da maior competição do Estado: os Jogos Abertos do Interior, que voltam a ser realizados na cidade 32 anos depois. A competição será entre 9 a 21 de setembro. E as articulações para oferecer o melhor ao público em geral, bem como aos atletas e dirigentes visitantes, começaram desde que a cidade foi nomeada no congresso realizado no dia 8 de outubro no Instituto Federal, em São José do Rio Preto, durante a última edição dos Jogos. A Unoeste será palco para a disputa de várias modalidades esportivas, já que boa parte dos jogos será realizada no Palácio de Esportes, no campus 1, e nas quadras do Centro Esportivo, do campus 2.

Inclusive na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito Ed Thomas e o secretário municipal de Esportes Clayton Santos foram recepcionados pelo diretor geral da Apec, mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, e pelo coordenador de esportes da universidade, professor Marcel Marangoni. Juntos, eles visitaram o Palácio de Esportes, que vai receber jogos de voleibol e basquete, e também as quadras do Centro Esportivo, do campus 2, que já têm confirmadas as disputas de handebol e futsal, e com grandes chances ainda de receber as competições de ginástica. O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, o assessor de reitoria, jornalista Ismael Silva, o diretor de Marketing da Unoeste, Bruno Dias e o assessor do prefeito, Marcelo Rezende, também acompanharam a passagem do prefeito pelo campus 1.

Segundo Ed Thomas, a parceria firmada com a Unoeste como um dos locais de realização de jogos é de fundamental importância. “O abraço da Unoeste com a cidade passa de 50 anos, é a maior parceira em todos os segmentos. E agora, no esporte viemos pedir essa ajuda, essa parceria, e fomos prontamente atendidos pelo Dr. Cesar. O ginásio de Esportes [Palácio de Esportes] da Unoeste é um dos melhores que existe, é para profissionais. E os Jogos Abertos do Interior tem essa vocação profissional, como tem também atletas que estão começando. E esse é um momento da cidade toda, principalmente a iniciativa privada, ajudar. Mas a primeira a se disponibilizar desde o momento em que a gente credenciou a cidade, ou melhor fomos credenciados para os Jogos Abertos, foi a Unoeste”, destacou.

A 86ª edição da chamada “Olímpiada Caipira” terá em setembro 13 dias de disputa. Nesse período, a cidade deve receber de 12 a 15 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, torcedores e equipes de apoio de mais de 250 cidades do Estado. O prefeito não tem dúvidas de que isso respingará positivamente no fomento da economia local. “É um ano olímpico, então todos esses atletas vêm aqui para buscar, melhorar marcas porque é uma ‘foto’ muito importante. A economia fica aquecida. Prudente já sediou esses jogos em 1980 e 1992, foi grandioso. E agora estamos buscando essa parceria com a ajuda do Estado e de todos pra gente fazer uma grande festa no calendário comemorativo e alusivo ao aniversário da cidade”, completou.

Foto: Emerson Sanchez Ed Thomas, Dr. Cesar, Clayton Santos, Marcel Marangoni, Ismael Silva e Bruno Dias
Ed Thomas, Dr. Cesar, Clayton Santos, Marcel Marangoni, Ismael Silva e Bruno Dias

O diretor geral da Apec falou sobre essa manhã importante para o fomento do esporte. “É uma grande satisfação a Unoeste fazer uma parceria com a Prefeitura para receber os Jogos Abertos do Interior, afinal de contas são mais de 250 cidades do estado de São Paulo. Então vai ter muita gente e nesse período Prudente vai ficar ainda mais conhecida no estado. O nosso ginásio aqui no campus 1 é uma referência nacional, então com certeza eu virei assistir alguns jogos aqui na universidade”, prometeu Dr. Cesar.

Parceria de peso

O secretário de Esportes ressaltou o peso da parceria com a Unoeste. “É de suma importância essas parcerias, principalmente com a Unoeste que tem uma estrutura gigantesca e com uma qualidade imensa. Hoje a universidade está preparada para receber não só os Jogos Abertos, como até competições de âmbito internacional, a exemplo de um sul-americano, porque a qualidade do Palácio de Esportes é nível A, de excelência mesmo, sem falar as quadras do campus 2 que têm enormes estruturas para receber grandes jogos e grandes equipes. Sem essas parcerias Prudente não teria condições de receber a magnitude que representa essa competição”, comentou Clayton.

Ele também falou no impacto dos jogos para a cidade como um todo. “A rede hoteleira, comércio, shoppings centers, shoppings populares, tudo será movimentado. Mais de 12 mil pessoas estarão em Presidente Prudente nesse período de 9 a 21 de setembro. São pessoas que vão consumir na cidade, e o prudentino terá a oportunidade de acompanhar grandes atletas do Brasil, afinal os Jogos Abertos do Interior é a maior competição do estado de São Paulo. Prudente tem que se orgulhar porque com certeza será uma grande competição”, finalizou.

Lembrando que a cidade também foi escolhida pra ser sede dessa competição em 2025, e por isso a expectativa é de que os atletas da cidade anfitriã vão em busca do primeiro título na condição de sede e de participante geral. Em 1980, Santo André foi campeã em Prudente. Já em 1992, Guarulhos se sagrou campeã.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem