Unoeste recebe certificação social pela 20ª vez consecutiva
Selo de Instituição Socialmente Responsável é concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior
Em 20 edições da Campanha da Responsabilidade do Ensino Superior Particular, a Unoeste é novamente certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) com o Selo Instituição Socialmente Responsável.
Válida por 1 ano, a 20ª certificação tem a data 2024-2025 de acordo com o clico da campanha que ocorre em setembro e estabelece o prazo de validade do selo em outubro; conforme o diretor presidente da entidade Celso Niskier.
A Unoeste é associada na ABMES, com sede em Brasília, através de sua mantenedora, a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), cujo diretor geral é do Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima.
A iniciativa de alcance nacional tem como objetivo geral expor programas e projetos sociais das Instituições de Ensino Superior (IES) nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outros, que são desenvolvidos ao longo de todo o ano.
Trabalho contínuo
Nestas duas últimas décadas, o fato da Unoeste obter a selo a cada ano demonstra que a sua atuação de responsabilidade social é fruto de trabalho contínuo, conforme diz o pró-reitor da Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi.
O pró-reitor fala da presença constante da universidade na comunidade externa, como algo que foi sempre destacado na Unoeste e que permanece como herança dos fundadores, os professores Agripino Lima e Dona Ana.
Além de ações pontuais, a Unoeste mantém realizações tradicionais em seus campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá; nas cidades sedes e em seus entornos como ocorre em Presidente Prudente com o Unoeste Transforma.
Este programa compreende mutirão de saúde e outros serviços levados para diferentes cidades, com serviços e atividades gratuitas ofertadas à população em espaços escolares e em conjunto com prefeituras e outros parceiros.
Em Prudente, o Mutirão do Lixo Eletrônico já teve 16 edições nas quais foram coletadas mais de 810 toneladas de lixo, sendo que as primeiras edições do EcoSaúde de Guarujá e Jaú arrecadaram, respectivamente 1 tonelada e 2 toneladas.
Ensino e saúde
O projeto Saúde Visual do Escolar em parceria do Lions Clube Centenário, para alunos do 6º ano do ensino fundamental em escolas estaduais em Prudente, já atendeu desde 2010 mais de 30 mil alunos, sendo que mais de 2,5 mil passaram a usar óculos.
Com focos específicos para o ensino público no Pontal do Paranapanema, o Programa Educa Pontal, em parceria com a Diretoria de Ensino Regional de Mirante do Paranapanema, tem promovido formações continuadas e outras ações.
A Unoeste está no dia a dia dos serviços públicos em unidades de saúde e hospitais que atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), através dos cursos da área de saúde, em Prudente, Jaú e Guarujá.
Conforme a coordenadora de ações extensivas da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Cidinha Martines, na 20ª campanha foram 101 atividades, 2.050 alunos envolvidos, 90 professores, 38 parceiros, 10 técnicos e 24.823 atendimentos.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste