Projeto Integrador promove ações de combate à dengue
Atividade pedagógica é uma proposta para os alunos do 7º termo do curso de Enfermagem que devem realizar intervenções estratégicas na comunidade
Estudantes do curso de Enfermagem da Unoeste estão aplicando, na prática, os conceitos aprendidos em sala de aula ao desenvolverem ações de combate à dengue no âmbito do Projeto Integrador. Esta iniciativa pedagógica une aprendizado teórico e prático, promovendo intervenções estratégicas em comunidades atendidas por equipes de Saúde da Família.
O professor Eduardo Fuzetto, coordenador do Projeto Integrador III ou do Estágio Curricular Supervisionado conta que ele desempenha um papel fundamental na formação dos futuros enfermeiros. “O Projeto Integrador é uma atividade pedagógica essencial, onde os estudantes, orientados por um professor, identificam e analisam necessidades de saúde de uma população específica vinculada a uma equipe de Saúde da Família. A partir desse diagnóstico, e com o uso de ferramentas como o Planejamento Estratégico Situacional e o Método de Estimativa Rápida e o Diagrama de Ishikawa, os alunos desenvolvem propostas de intervenções, geralmente de curto ou médio prazo, que podem beneficiar diretamente a comunidade atendida”, explica o professor.
Dengue: uma prioridade de saúde pública
Neste ciclo do projeto, as ações estão focadas no combate à dengue, uma doença endêmica que representa um grande desafio para a saúde pública no Brasil. A abordagem adotada pelo curso de Enfermagem da Unoeste busca não apenas educar a população sobre os riscos da doença e as formas de prevenção, mas também capacitar os estudantes para atuarem como agentes transformadores em suas comunidades.
“O curso utiliza metodologias ativas que proporcionam experiências significativas tanto para os estudantes quanto para a população envolvida. É uma oportunidade de aprofundar conhecimentos em estratégias de educação popular em saúde e promover o diálogo com a equipe de saúde responsável pela comunidade”, destaca Eduardo.
Impacto social e formação de profissionais alinhados ao SUS
O Projeto Integrador está alinhado às Diretrizes Curriculares do curso de Enfermagem, que enfatizam uma formação integrada por competências dialógicas, além de atender às expectativas do Ministério da Educação (MEC) e do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso currículo prepara o aluno para atuar dentro da perspectiva da Clínica Ampliada e em qualquer região do país, respeitando os princípios do SUS", reforça o professor.
Ainda para ele, as ações de combate à dengue realizadas pelos estudantes são exemplos práticos do compromisso da Unoeste com a saúde coletiva e a formação de profissionais preparados para enfrentar desafios regionais e nacionais. “Para a população atendida, o impacto também é significativo. Os moradores recebem orientações sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, práticas de higiene ambiental e medidas preventivas para evitar a proliferação do vetor da dengue”.
Essa integração entre universidade e comunidade reafirma o papel social da Unoeste como agente ativo na promoção de saúde e no enfrentamento de problemas prioritários, como a dengue.
Tecnologia e interatividade no combate à dengue
A estudante Caroline Knopp destacou a inovação da atividade. “A proposta surgiu como parte do nosso Projeto Integrador do 7º termo, que é um requisito básico para conclusão do termo. Nosso tema foi utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para abordar o combate à dengue. Decidimos trabalhar com adolescentes, pois eles são os futuros adultos, e utilizamos tecnologias disponíveis na Unoeste, como a ArenaLab e a Sala Betha. Criamos jogos interativos e competições, usando inteligência artificial, para engajar os jovens de forma lúdica e educativa”.
Além disso, os participantes produziram conteúdos para redes sociais, como vídeos, que já alcançaram mais de quatro mil visualizações. “Foi uma forma de ampliar o impacto da mensagem. Trabalhamos para que eles levem o aprendizado adiante, diminuindo os casos de dengue em suas comunidades”, completou Caroline que desenvolveu o trabalho junto a colega de turma Manuela Mello.
Educação em saúde como transformação social
A aluna Jéssica Boarete Massarelli destacou outra vertente do projeto, focada em crianças da 5ª série da Escola Municipal Carmen Pereira Delfim. “O objetivo era conscientizar as crianças sobre a dengue e incentivá-las a levar esse conhecimento para suas famílias. Realizamos palestras, gincanas e até um concurso de desenho com o tema ‘Como prevenir a dengue’. As melhores produções foram premiadas graças ao apoio de nossos patrocinadores”.
Durante as dinâmicas, os alunos responderam perguntas sobre a doença, reforçando o aprendizado. “Falamos sobre o ciclo do mosquito, os impactos na imunidade e questões hematológicas, explicando como uma infecção pode ser agravada. Foi gratificante perceber o quanto eles absorveram e compartilharam esse conhecimento”, afirmou Jéssica que atuou no grupo ao lado das alunas Alice Ribeiro e Rosiane Pereira.
Como premiação da gincana, o grupo conseguiu uma parceria significativa que terá um impacto especial, 22 alunos da escola ganharam uma sessão de cinema grátis e exclusiva. Nesta segunda-feira (9) assistirão o filme Moana 2 no Moviecom, no Prudenshopping. A relevância destas parcerias reside em transmitir aos alunos a importância das ações intersetoriais no âmbito da Estratégia de Saúde da Família (ESF), especialmente as ações "extramuros", que vão além dos espaços institucionais.
Conscientização sobre dengue com teatro, gincanas e prêmios
O grupo formado pelas alunas Fernanda Almeida, Geovana Garbo e Jennifer Goulart realizaram atividade no Projeto Aquarela, onde destacaram a importância da prevenção contra a dengue por meio de atividades lúdicas e educativas. A programação incluiu teatro e gincanas voltadas ao tema “meios de transmissão da dengue”, com a participação da Vigilância Epidemiológica, que ministrou uma breve palestra sobre a Wolbachia, uma solução biológica inovadora no combate ao Aedes aegypti.
Folhetos informativos sobre dengue e wolbito foram distribuídos, além de perguntas norteadoras para as crianças, premiando aquelas que acertaram mais respostas. Os prêmios para o primeiro, segundo e terceiro lugar foram patrocinados por diversas empresas locais, como Império Hamburgueria, 018 Hamburgueria, Dom Marino Pizzaria, Moviecom Cinemas, Mulher Turismo (Presidente Epitácio) e H2 Tintas (Santo Anastácio). As alunas tiveram o apoio da enfermeira Danielle Pinho, da ESF Jardim Cambuci.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste