CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Extensão amplia impactos na comunidade e capacita formação

Desde 2018 a Unoeste tem realizado atividades de extensão na cidade de Jaú e na região seguindo o propósito da instituição de transformar vidas 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Extensão amplia impactos na comunidade e capacita formação
Dentre as ações promovidas pela instituição, o plantio de árvores é vinculado ao Trote do Bem

O campus da Unoeste em Jaú tem se destacado pela intensa participação em atividades de extensão universitária, ampliando seu impacto na comunidade e proporcionando aos alunos uma formação diferenciada. Já foram realizadas 10 edições do Trote Sustentável com aproximadamente 500 mudas de árvores plantadas, doações de mais de 18 mil doses de medicamentos, além das doações de alimentos. As ações extensivas em Jaú têm promovido uma série de projetos em parceria com secretarias municipais e empresas da região, abordando desde questões de saúde pública até iniciativas de educação e meio ambiente.

Outras atividades, a exemplo do Dia da Mulher, projeto de humanização hospitalar "Risossomos”, eventos acadêmicos como o Comej, semanas e simpósios oportunizam a troca de conhecimentos e experiências acadêmicas. Além disso, a universidade, também já realizou sete mutirões de doação de sangue com aproximadamente 350 bolsas de sangue e 56 cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). 

“Aqui na Unoeste, as atividades de extensão são propostas tanto pela instituição quanto pelos próprios professores. Estamos vendo um crescimento na quantidade de ideias novas que surgem dos docentes, principalmente voltadas para projetos em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Saúde”, explica a Dra. Rafaela Fadoni Alponti Vendrame, coordenadora de extensão no campus de Jaú.

“Os cursos da área da saúde, em particular, têm uma grande presença aqui na cidade, e isso gera uma demanda natural da população e das empresas por serviços e ações que envolvem nossos alunos e professores”. Ela comenta que, além das secretarias municipais, diversas empresa da região tem procurado a Unoeste para desenvolver projetos focados em educação e saúde, refletindo uma preocupação crescente com o bem-estar dos colaboradores. “As empresas locais querem nossa ajuda em campanhas de prevenção, educação sobre doenças e outras ações que visem a promoção da saúde no ambiente de trabalho. Isso não só oferece uma oportunidade de aprendizado para nossos alunos, mas também leva um benefício direto para a comunidade”.

Extensão como ferramenta de formação profissional

As atividades de extensão desempenham um papel essencial na formação dos estudantes, indo muito além das ações assistenciais tradicionais. Rafaela destaca que essas experiências são fundamentais para que os alunos desenvolvam habilidades práticas e técnicas, mas, mais do que isso, para que compreendam a importância do seu papel na sociedade. "A extensão é uma via de mão dupla. Os alunos não estão ali apenas para oferecer um serviço, mas também para aprender com a comunidade. Eles treinam suas habilidades, praticam o que aprendem em sala de aula e, ao mesmo tempo, desenvolvem uma maior compreensão sobre as realidades sociais", afirma.

Ela continua explicando que a extensão não é apenas uma atividade curricular, mas uma oportunidade para o estudante crescer como profissional e como ser humano. “É o que eu sempre digo, essas atividades de extensão vão muito além do assistencialismo. Eles permitem que o aluno aprimore suas técnicas e habilidades, mas também desenvolva uma capacidade de escuta ativa e de empatia com as pessoas que estão atendendo. É uma troca que enriquece tanto o aluno quanto a comunidade”.

Foto: João Paulo Barbosa Professora doutora Rafaela Fadoni Alponti Vendrame responsável pela extensão em Jaú
Professora doutora Rafaela Fadoni Alponti Vendrame responsável pela extensão em Jaú

Envolvimento dos alunos e seus benefícios a longo prazo

A professora Rafaela destaca o grande envolvimento dos alunos da Unoeste em Jaú nas atividades de extensão. “Nos finais de semana, temos uma participação significativa de estudantes de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina, tanto presenciais quanto EAD. Isso porque muitos alunos dos cursos noturnos, que trabalham durante uma semana, buscam essas oportunidades para adquirir experiências práticas”.

Rafaela acrescenta que, com o tempo, esses alunos adquirem mais autonomia e confiança. "No início, muitos alunos correm para nos chamar quando surge um problema, mas à medida que vão participando mais, eles aprendem a tomar iniciativa, organizam o fluxo de pessoas em eventos, conversam com paciência com aqueles que estão impacientes e solucionam questões por conta própria. A extensão os coloca à prova constantemente, e isso é fundamental para a formação”.

A importância da extensão na formação de um profissional completo

Uma das principais vantagens da extensão universitária, de acordo com a professora Rafaela, é que ela contribui para a formação de um profissional completo, aquele que vai além da técnica e sabe como lidar com diferentes situações e públicos. “Muitas vezes, durante ações de extensão, estamos em ambientes completamente novos e imprevistos. Não é como uma sala de aula, onde temos controle sobre tudo. Ali, o aluno precisa aprender a se adaptar, a lidar com imprevistos, e isso faz toda a diferença na sua formação”.

Ela exemplifica algumas situações que ocorrem durante as atividades. “Em uma ação de saúde numa praça, por exemplo, os alunos podem ter que lidar com uma banda tocando ao lado, pessoas aglomeradas ou até mesmo alguém mais exaltado por ter que esperar. Nesse contexto, o aluno precisa saber como agir: organizar filas, tranquilizar as pessoas e até mesmo realizar suas tarefas em um ambiente que está longe de ser o ideal”.

Além disso, a professora reforça que a extensão ajuda os alunos a desenvolverem uma comunicação mais acessível e eficiente. “Eles aprendem a ajustar a linguagem para que sejam entendidos por pessoas fora do meio acadêmico, o que é uma habilidade valiosa. Quando eles conversam com pacientes ou membros da comunidade, é necessário explicar procedimentos ou orientações de forma clara, simples e empática, o que é muito diferente de falar com um colega ou professor dentro da sala de aula”.

Por fim, a professora afirma que as atividades de extensão preparam os alunos para os desafios reais que enfrentarão no mercado de trabalho, tornando-os mais preparados e confiantes para lidar com situações complexas e imprevisíveis. “A extensão oferece um ambiente de aprendizado único, onde os alunos têm a chance de vivenciar a prática de maneira profunda, enriquecendo sua formação e contribuindo para a construção de profissionais consolidados, humanos e prontos para impactar positivamente a sociedade”, conclui.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem