Estudo em meio ambiente recebe o Prêmio #EuSouParanapanema
A premiação é um reconhecimento à produção cientifica do PPGMadre, incluindo pesquisas na bacia do rio Paranapanema
Estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (PPGMadre) recebe o Prêmio #EuSouParanapanema, pela importância e qualidade de pesquisa na bacia do rio Paranapanema.
Premiação do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Paranapanema que abrange seis comitês regionais em 247 municípios, sendo 115 paulistas, de Águas de Santa Bárbara a Ubirajara; e 132 paranaenses, de Abatia e Wenceslau Braz; ao longo de 929 km.
O estudo realizado na área do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBHPP) esteve entre os 33 finalistas e foi um dos 12 premiados por votação aberta e popular durante 30 dias, com 80,3 mil votantes.
Premiado na categoria estudo científico, o trabalho “Dinâmica ambiental e sucessão ecológica das matas ripárias – avaliação da mastofauna e avifauna no Alto Curso do Rio Santo Anastácio” foi realizado no doutoramento do biólogo André Gonçalves Vieira.
Alerta ambiental
A orientação foi o Dr. Paulo Antônio da Silva, com a coorientação do Dr. Marcelo Rodrigues Alves. A coordenadora do PPGMadre, Dra. Alba Regina Azevedo Arana esteve em Ponta Grossa/PR para receber o prêmio.
A cerimônia na noite de 27 de novembro ocorreu no auditório do Hotel Planalto. A premiação foi conduzida pelo presidente da CBH Paranapanema, José Luiz Scroccaro, juntamente com a secretária Suraya Modaelli.
Levantamento feito pelo estudo detectou que a bacia do rio Santo Anastácio, na bacia do Paranapanema, apresenta déficit de 69% em cobertura florestal, consistindo em alerta sobre o desequilíbrio ambiental, com a necessidade de proteção e restauração.
Serviço
Veja matéria completa sobre o estudo “Dinâmica ambiental e sucessão ecológica das matas ripárias – avaliação da mastofauna e avifauna no Alto Curso do Rio Santo Anastácio”, realizado pelo biólogo André Gonçalves Vieira.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste