Campanha do Dezembro Laranja tem ação exitosa em Prudente
Excelente organização possibilitou agilidade no atendimento para mais de 360 pessoas da cidade e da região
Presidente Prudente e região estiveram novamente inseridas nas ações regionais do Dezembro Laranja em mais de 100 pontos espalhados pelo Brasil, no último sábado (7) de manhã e à tarde no Hospital Regional (HR) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo.
A campanha de iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para diagnosticar e prevenir o câncer de pele, na ação de Prudente envolveu dezenas de médicos dermatologistas voluntários, liderados pelo Dr. Murilo Carapeba.
O diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste em Prudente, Jaú e Guarujá foi presença marcante na mídia local/regional antes e no evento, incluindo participação ao vivo no telejornal de meio dia da TV Fronteira, afiliada Globo.
Bem organizado
O chamamento de alcance regional atraiu pessoas como a moradora de Regente Feijó, Rosimeire Beloni Campos que foi orientada em atendimento dermatológico no próprio HR a procurar pela ação da campanha, no segundo sábado de dezembro.
Colocou em sua agenda e foi a sexta pessoa da fila que começou a se formar ainda de madrugada em frente ao Ambulatório do HR, onde chegou às 5h20. Ficou sabendo que a primeira pessoa chegou às 4h.
A organização fez com que o serviço prestado gratuitamente fosse rápido, iniciado com o atendimento no balcão, passando pelo chamamento por grupo para ficar na espera no corredor dos consultórios e daí, rapidamente, o encaminhamento aos médicos.
Acesso à saúde
O médico residente em dermatologia Luís Regagnan Dias participou pela primeira vez do mutirão e disse ser importante o Dezembro Laranja para a população, por conta do câncer de pele ser a patologia mais incidente de todos os tipos de câncer.
“Proporcionar esse acesso à saúde é muito gratificante”, disse o médico que atendeu Rosimeire com a constatação de que as manchas de sua pele não apresentavam fator de risco; mas com a orientação de reforçar o uso de protetor solar.
Por volta das 12h já eram cerca de 400 atendimentos. Conforme levantamento da Assessoria de Imprensa do HR, o número exato foi de 366 atendimentos, com 19 encaminhamentos ao Centro Cirúrgico.
Ao final da ação realizada no Hospital Regional, foram prestados 366 atendimentos a população, no Mutirão do Dezembro Laranja. Destes, 19 foram encaminhados ao Centro Cirúrgico.
O Dr. Murilo Carapeba avaliou a ação como muito positiva pelos números de atendimentos e cirurgias, pelo envolvimento de 24 dermatologistas e duas alunas da Liga de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste