Projeto Biblioterapia é lançado na biblioteca de Jaú
Projeto é realizado por meio de parceria da Rede de Bibliotecas da Unoeste e curso de Psicologia
Intitulado “Biblioterapia: recursos literários para promoção do bem-estar”, surge na biblioteca do campus de Jaú projeto interessante que é uma resposta à pressão cotidiana do ambiente acadêmico. De iniciativa conjunta da biblioteca e do curso de Psicologia da Unoeste, ele oferece por meio da leitura, ferramenta para promover o bem-estar emocional e mental de estudantes, professores, colaboradores.
A autoria do projeto é da bibliotecária Maria Letícia Silva Vila Real junto a coordenadora do curso de Psicologia do campus de Jaú, Dra. Camélia Santina Murgo. “Inicialmente idealizado como uma ação para o mês Setembro Amarelo, o projeto evoluiu para uma iniciativa permanente, com foco no alívio do estresse e no desenvolvimento do autoconhecimento e da empatia, com base no uso terapêutico da leitura”, conta Letícia.
Na prática, a Biblioterapia utiliza livros e leituras específicas como recurso terapêutico, permitindo ao leitor explorar emoções, encontrar novas perspectivas e identificar-se com as experiências alheias, promovendo assim uma reflexão. Foram dois momentos realizados no dia 10 de outubro, o primeiro às 16h30 e o segundo às 19h30.
“O curso de Psicologia irá disponibilizar ao aluno que, em conjunto com a equipe da biblioteca, selecione livros que abordem temas relacionados ao bem-estar, autoconhecimento e intervalo do estresse. Esses livros ficam acessíveis ao público, distribuídos pelos balcões, mesas e em um expositor próximo aos sofás da biblioteca, facilitando o acesso. Os usuários poderão ler os livros na biblioteca ou levá-los para casa, com prazos de empréstimo prorrogados e possibilidade de até 5 renovações”, explica a bibliotecária.
Mais ações!
Além disso, o projeto prevê a realização de eventos periódicos, que visam promover momentos de reflexão e relaxamento, explorando temas como a biblioterapia e outros recursos terapêuticos, como a arteterapia.
No dia do lançamento, os presentes acompanharam a fala das idealizadoras do projeto. A Dra. Camélia Murgo discursou sobre o bem-estar e a importância de ferramentas para o alívio do estresse e desenvolvimento da empatia. O evento também contou com a participação do Dr. José de Oliveira Costa Filho, coordenador do curso de Medicina do campus, que falou sobre o bem-estar na área médica. O evento contou ainda com funcionários da Secretaria da Saúde de Jaú que participaram na condição de ouvintes.
No lançamento, o professor e artista plástico Josué Pantaleão participou realizando a pintura de um quadro que foi sorteado entre os presentes. Ele também discutiu a importância da arteterapia, que assim como a biblioterapia, atua como recurso para o bem-estar e o desenvolvimento pessoal. Ainda no evento, os alunos Otávio Maróstica Rizzo da Silva e José Vítor da Silva, ambos do curso de Psicologia, realizaram uma apresentação musical que complementou a atmosfera do evento.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste