Projeto de pesquisa oferece bolsas de mestrado e doutorado
Com financiamento do CNPq a oferta é para todos os programas de pós-graduação stricto sensu da Unoeste

Está aberta a oportunidade da obtenção de 10 bolsas de mestrado e 10 bolsas de doutorado para alunos dos programas de pós-graduação da Unoeste, com inscrições que devem ser feitas o mais urgente possível. São para os que se interessarem em participar do projeto de pesquisa “Inovação tecnológica e científica para o desenvolvimento do Pontal do Paranapanema-SP: perspectivas agroambiental, educacional e na saúde”, com o aporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações.
Conforme a Dra. Alba Regina Azevedo Arana, coordenadora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, o objetivo do projeto, que tem o aporte de R$ 2 milhões, é desenvolver processos, produtos e serviços inovadores voltados à saúde única, agroambiental e na educação, buscando alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a região do Pontal do Paranapanema-SP. Explica que a temática proposta abrange interdisciplinarmente as áreas de conhecimentos dos cinco programas de pós-graduação Unoeste.
Programas e eixos
Os programas são os seguintes: 1) Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, 2) Ciências da Saúde, 3) Ciência Animal, 4) Agronomia e 5) Educação. As propostas estão organizadas em eixos. O eixo agroambiental discutirá formas de exploração de culturas agroflorestais e como essas impactam no sequestro de carbono pelo solo; os benefícios socioambientais e econômicos para a região e também sua contribuição no desenvolvimento de novos biomateriais com base em polímero natural (látex).
O eixo saúde irá identificar e investigar as características epidemiológicas de doenças microbiológicas e zoonóticas em assentamentos rurais, com abordagem em Saúde Única. O eixo educação buscará promover a ampliação de estratégias formativas vinculadas à pesquisa em educação, beneficiando estudantes e professores em suas realidades escolares. O projeto amparado pelo CNPq dará amparo a 20 projetos de pesquisas.
“Como estratégia de execução, fortalecimento das atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação na Unoeste, os projetos serão organizados sequencialmente e desenvolvidos sob a responsabilidade de mais de um orientador e de programas distintos. Como metas e resultados esperados, além da integração entre os programas de pós-graduação, estão 10 dissertações e 10 teses, com experiência prévia de professores participantes assegurando a publicação de artigos em revistas internacionais de alto impacto, além da possibilidade de depósito de patentes de invenção”, comenta a Dra. Alba.
Serviço
O aluno deve procurar a coordenação do seu respectivo programa que está encarregado de realizar o processo seletivo.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste