CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Programa Unoeste + Cultura define calendário de ações do ano

Dentre os eventos programados está o festival de inverno em junho que terá como atração concerto do Projeto Guri


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Programa Unoeste + Cultura define calendário de ações do ano
Professor e artista plástico Josué Pantaleão: responsável pelo Programa Unoeste + Cultura

 

A Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) define as ações do calendário 2023 do Programa Unoeste + Cultura, voltado para responder às novas políticas de valorização da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural, contempladas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A primeira atividade ocorreu no Dia Internacional da Mulher, transcorrido em 8 de março. A próxima será em abril, com duas ações: plantio de árvore e lançamento de livro.

Conforme o proponente do programa, professor e artista plástico Josué Pantaleão, a programação é trabalhada juntamente com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea); 3ª Companhia de Policiamento Ambiental; cursos de Medicina e Psicologia, mestrado e doutorado em Educação e em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional; doutorado em Ciência Animal; e polo regional do Projeto Guri. Em área próxima ao Recinto de Exposições Jacob Tosello haverá plantio de árvores e apresentação musical.

Fest Inverno Unoeste

Como resultado do projeto Primeiros Cuidados Psicológicos (PCP), produzido no estágio do último ano do curso de Psicologia e tendo como responsável a professora Dra. Andreia Duarte Alves Martins, será lançado o livro “Mulheres que acolhem Mulheres: orientações para os primeiros cuidados a vítimas de violência de gênero”. No dia 24 de abril será realizado um bate-papo com intérpretes de Libras em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, na Biblioteca do campus 2. Em maio, em alusão ao Dia das Mães, haverá ação em escola pública, com os alunos trabalhando o tema “Mulher que eu admiro”, por meio da arte e literatura. 

Para junho, com a data definida do dia 28, ocorrerá o Fest Inverno Unoeste. Será no Teatro Universitário César Cava, com apresentação do Projeto Guri.  Em agosto será realizado o Estudante Fest, junto ao Trote do Bem. Haverá programação especial de acolhimento aos calouros nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. O festival estudantil será com apresentações musicais por estudantes da própria universidade. Pelo Dia dos Pais, com alunos de outra escola pública, que não a do Dia das Mães, será trabalhado o tema “Homem que eu admiro”.

Amarelo, rosa e azul

O Festival da Primavera está reservado para setembro, com apresentações do Projeto Guri e inserido na programação do Setembro Amarelo. No mesmo mês haverá atividade especial do Programa Meninas na Stem, sigla de origem inglesa para o campo de conhecimento composto por ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Em outubro haverá danças e performances em espaços nos campi e 1 e 2 de Prudente, em relação ao Outubro Rosa. Música sertaneja será a atração do Novembro Azul, com o envolvimento dos estudantes dos cursos das ciências agrárias.

Em todas as ações, além da mobilização da comunidade estudantil, a sociedade local e regional será convidada a participar; assim como ocorreu no dia 8 de março, com o “Encontro de Mulheres Empreendedoras – Cultura da transformação: vivências e experiências de mulheres empreendedoras de Presidente Prudente e região”. No mesmo dia e local, a biblioteca do campus 2 em Prudente, ocorreu a oficialização do nome da professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, a Dona Ana, para os espaços culturais da Rede de Bibliotecas Unoeste `Cecília Guarnieri Denari’, em suas unidades nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá

Programa flexível e aberto

Evento que envolveu o Programa Anjos da Unoeste, Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDHU), Liga Acadêmica de Psicologia; Santa Marcelina Organização Social e Cultura, Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema/Governo de São Paulo, Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), Sicoob Paulista, Business School Unoeste (BSU), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Programa Educa Pontal, Projeto Guri, grupo de estudos Política e Práticas de Educação Inclusiva e Danega Conservas e Temperos.

Dentre outros envolvidos, fazem parte da coordenação do programa o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária Dr. Adilson Eduardo Guelfi; pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste; e a coordenadora de ações extensivas Cidinha Martines. Cada ação terá a data, dia e local anunciados antecipadamente. O Programa Unoeste + Cultura é flexível e aberto à inclusão de outras ações; de acordo com o professor Josué Pantaleão.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem