Ação da Justiça promove visita de acolhidos à Vila Natal
Meninos e meninas são contemplados com brindes da Unoeste e na praça de alimentação são recebidos pelo Rotary Club de Guarujá
A Vara da Infância e da Juventude de Guarujá, órgão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem realizado parcerias de promoção de inclusão em diferentes atividades comunitárias dos atendidos em acolhimento. A mais recente está sendo com a Universidade do Unoeste Paulista (Unoeste), no campus guarujaense, na realização do Vila Natal que acontece nos finais de semana deste mês e que irá até a primeira semana de janeiro de 2024. Ação que envolve parceiros, incluindo a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Evento que oferece várias atrações natalinas instaladas na área 3,4 mil m² do estacionamento da universidade que fica na Enseada. Realização de caráter social, com a arrecadação de 1 kg de alimento não perecível por visitante. O juiz da infância e juventude Dr. Leonardo Grecco promoveu essa parceria que também envolve o Rotary Club de Guarujá e garantiu a participação no evento, de encantamento pelo Natal, de 72 acolhidos em Residência Inclusiva. Em reunião com gestores da Unoeste foi aberta a possibilidade de novas parcerias.
Atuação comunitária
O encontro envolveu a primeira secretária da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) que é a mantenedora da Unoeste, Maria Regina de Oliveira Lima; o pró-reitor Administrativo, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi; o diretor das faculdades de Medicina de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, o médico dermatologista Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba; e o coordenador administrativo da Faculdade de Medicina de Guarujá, Geraldo Alécio de Oliveira.
Os gestores comentaram que estar inserida na comunidade faz parte da filosofia e missão da Unoeste, com permanente trabalho de extensão em várias áreas, em especial a de saúde, em Presidente Prudente, Guarujá e Jaú. Em março de 2024, a Unoeste completará 5 anos da instalação do campus de Guarujá e até agora, excluindo a Vila Natal, foram prestados mais de 70,4 mil atendimentos em serviços à população, somente em extensão. Outras ações de ensino e de pesquisa também alcançam a comunidade.
Evento internacional
Em outubro deste ano, por exemplo, foi realizada no campus a roda de conversa “Os riscos legais e psicossociais em crianças e adolescentes”, com a participação do Dr. Leonardo no debate envolvendo as áreas de saúde e do direito. Mais recentemente, em novembro contribuiu, junto ao coordenador do curso de Direito, Dr. Sérgio Ronchi, para inserir a Unoeste no congresso virtual internacional “As tendências da Polícia Criminal e o Direito Penal na Ibero-América”, sediado na Costa Rica. Na condição de juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, a sua palestra ocorreu no encerramento do evento.
O Dr. Leonardo é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; possui especializações em bioética e direito notarial e registral; mestrados em direito processual civil em ciências da saúde; e faz doutorado em direito constitucional pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), na Espanha onde tem formação pela Escola Judicial do Poder Judiciário. Sua relação com a Unoeste envolve também a coordenadora administrativa do campus, Rosineide Maria de Oliveira e o médico coordenador do curso de medicina, Dr. Ronald Sérgio Pallotta Filho.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste