Medicina ensina técnicas de atendimento pré-hospitalar na PM
4º Encontro Nacional do gênero ocorreu na sede do 18º Batalhão em Prudente; palestras e treinamento foram direcionados a profissionais das áreas de saúde, educação e segurança pública

A Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Fampepp/Unoeste) realizou no último sábado (7) o 4º Encontro Nacional Unoeste de Atendimento Pré-Hospitalar Multiprofissional. A atividade ocorreu na sede do 18º Batalhão da Polícia Militar, onde foi realizada uma série de atividades para auxiliar profissionais da áreas de saúde, educação e segurança pública, a exemplo do efetivo da Companhia de Força Tática. Houve palestras sobre prevenção contra a violência e seus efeitos nas escolas, treinamento que ensinou técnicas de atendimento pré-hospitalar, e ainda a oficina Stop The Bleed, realizada para difundir conhecimentos e procedimentos necessários para salvar vidas em situações que envolvam sangramentos.
Ao todo, foram habilitados 25 policiais, contando com a presença do comandante do 18º Batalhão (BPM/I), tenente-coronel PM Luis Nelson Disaró. Ele pontuou sobre a importância de tais cursos e treinamentos, preparando o policial militar para situações de risco. Ele também destacou a interação com a comunidade acadêmica para a troca de conhecimentos e experiências. “Estas capacitações em conjunto agregam ao trabalho, de forma relevante para ambos os lados, trazendo uma proximidade profissional onde quem ganha é a sociedade”, garantiu, por meio da Assessoria de Imprensa da PM.
De acordo com o professor do curso de Medicina, Cristiano Hayoshi Choji, também foram realizadas diversas atividades teórico-práticas para alunos de Medicina da Unoeste e convidados de outras universidades, além dos profissionais da segurança pública. Foram abordados temas sobre agressor ativo, primeiros socorros, sobrevivência e gerenciamento de crises. Ainda conforme o professor, também foram propostas diversas parcerias com grande interesse de alunos de Medicina e profissionais de segurança pública.
O encontro englobou assuntos relevantes relacionados ao atendimento pré hospital tático, principalmente visando o controle e a parada por hemorragias. Também houve atividades práticas utilizando as técnicas aprendidas da área médica com os procedimentos operacionais padrão de socorro ao Policial Militar ferido. Ao final, teve até simulação de uma ocorrência com atirador ativo em escola. O treinamento Stop The Bleed é difundido mundialmente pelo Comitê de Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões e pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e nessa atividade de sábado teve como instrutor licenciado o Dr. Cristiano Hayoshi Choji, que integra o corpo docente da Faculdade de Medicina da Unoeste.
Participação efetiva
Além de estudantes do Internato (Departamento de Emergência) da Famepp/Unoeste, alunos de outras instituições também acompanharam a atividade. A exemplo da estudante do 5º ano de medicina na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Gabriela Pereira Gil Castilho. Ela elogiou a organização do 4º Encontro Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar Multiprofissional. “Foi uma honra poder participar, pois estou no 5º ano da medicina e tenho minhas inclinações para área médica mais relacionada ao trauma e a emergência. Nas atividades, pude aprender muito sobre a medicina e o atendimento pré-hospitalar, e principalmente colocar em prática esses ensinamentos, com a simulação e a orientação do professor”, relatou.
A estudante também enalteceu os conhecimentos abordados em um contexto tão real. “É tão pouco ou quase nada trabalhado dentro das universidades: o atendimento do policial ferido e o preparo que os mesmos já tem antes mesmo de chegarem ao hospital. Isto me trouxe uma bagagem importante para minha prática: entender os passos inicias que estes fizeram para que eu possa continuar o atendimento no âmbito hospitalar. Além de ter uma dimensão sobre as técnicas e a organização que é feita em situações específicas, como de atirador ativo e feridos”, completou Gabriela, que agora demonstra interesse em levar o encontro para dentro da UFSCar.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste