Guia Faca Dourada premia sete estabelecimentos de Prudente
2ª edição do prêmio que é entregue pela Gastronomia da Unoeste destaca os melhores negócios alimentícios em termos mercadológicos e gastronômicos

Em sua segunda edição, o Prêmio Guia Faca Dourada colocou em evidência na noite dessa segunda-feira (23) os sete estabelecimentos gastronômicos de Presidente Prudente e região que se destacaram nas categorias em disputa neste ano. Realizado pelo curso Tecnólogo em Gastronomia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), a iniciativa destaca os melhores negócios alimentícios, em termos mercadológicos e gastronômicos, por meio de avaliação liderada pelos alunos do 4º termo. A premiação, que contou com a presença de proprietários e representantes das empresas inscritas no projeto, foi realizada no Salão de Vidro do campus 2 da universidade. Local onde foram homenageados e reconhecidos estabelecimentos que têm deixado uma marca indelével ao paladar da clientela por conta de sabor, inovação e criatividade.
A premissa do Guia Faca Dourada, que certifica com selo de qualidade os melhores restaurantes, é identificar e destacar os estabelecimentos por sua qualidade culinária, atendimento, ambiente e experiência como um todo. Além disso, o principal objetivo do projeto é promover e incentivar a gastronomia de alta qualidade e típica de Presidente Prudente. Isso é realizado através da avaliação imparcial e criteriosa dos restaurantes participantes, de forma a identificar aqueles que se destacam pela excelência em diversos aspectos. Significa dizer que os restaurantes premiados são aqueles que alcançam os padrões mais altos de excelência, já que a "Faca Dourada" é um símbolo de prestígio e qualidade que pode atrair uma clientela mais exigente e interessada em experiências gastronômicas memoráveis.
Nesse tipo de competição saudável entre os participantes dos restaurantes, a busca constante pela melhoria é sempre incentivada, já que os estabelecimentos são estimulados a aprimorar sua cozinha, atendimento ao cliente, decoração e outros elementos que criam uma experiência gastronômica excepcional. Nesta segunda edição, a responsável pela premiação foi a 14ª turma do curso de Gastronomia, sob a coordenação do professor Fábio Rabello Cardoso Teixeira e pela coordenadora da Gastronomia, a Chef Mariane Baraldi Sato.
Categorias e premiados
Nessa edição do Guia Faca Dourada, sete categorias foram elencadas. São elas: “Para ir a dois”; “Para ir com a galera”; “Melhor drink”; “Para postar”; “Melhor hamburguer artesanal”; “Hora do break”; e “Para ir com a família“. Para premiar cada uma dessas categorias, os estabelecimentos gastronômicos inscritos e selecionados no programa receberam anonimamente um grupo de alunos que fizeram uma avaliação detalhada da empresa. Após essa visitação, houve discussão em sala de aula junto ao professor responsável, até que houve consenso para definir os premiados em cada categoria.
Os sete melhores estabelecimentos gastronômicos eleitos pelo guia Faca Dourada 2023 foram: Mamoru, vencedor na categoria “Para ir a dois”; Taquito el mexicanito, categoria “Para ir com a galera”; Fagulha Bar, na categoria “Melhor drink”; Palatum na categoria “Melhor restaurante para postar”; Burguer One, na categoria “Melhor hamburguer artesanal”; Padaria Artesanal Pão nosso, na categoria “Hora do break”; e Fulô de Mandacaru, na categoria “Para ir com a família”. O cerimonial encerrou a premiação dizendo que “cada prato foi uma obra de arte, e cada cozinheiro um artista. Este concurso nos lembra que a comida é mais do que apenas sustento; é uma forma de expressão, cultura e amor”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste