Colóquio de Pesquisa mostra modelo de estudo intervencional
Realização do programa de pós em Educação é aberta com apresentação de pesquisa sobre promoção de saúde mental em crianças

O estudo “Intervenção em contextos educativos para promoção de saúde mental em crianças no período pós pandêmico”, desenvolvido nas cinco regiões brasileiras, foi apresentado na palestra de abertura do Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, pelo qual a Unoeste oferta mestrado e doutorado, iniciado na manhã desta quarta-feira (4) e que prossegue até esta quinta-feira (5). O palestrante Dr. Alex Sandro Gomes Pessoa fez uma exposição abrangente e dialogada com professores e alunos. A cerimonia também serviu para a apresentação da Dra. Lucia Maria Neto Canha, da Universidade de Lisboa, que durante 10 meses atua como pesquisadora no programa instalado no campus 2 da Unoeste, em Presidente Prudente.
A coordenadora Dr. Camélia Santina Murgo fez a fala inicial e passou a palavra ao pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi que citou o conceito 5 do programa junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação, para comentar sobre o trabalho sério que leva a comunidade científica educacional do Brasil a ter um olhar diferenciado em processos interinstitucionais e publicações científicas em relação à Unoeste. O pró-reitor apresentou a pesquisadora Dra. Lucia Canha como reforço à internacionalização da Unoeste, com quem se comprometeu no apoio para desenvolver o seu melhor potencial.
Programa ConViVer
Dr. Adilson agradeceu ao Dr. Alex Pessoa por aceitar o convite e ao Dr. Sidinei de Oliveira Sousa, professor da disciplina Seminários de Pesquisa II que organizou o colóquio com o apoio da coordenadora Dra. Camélia e da vice coordenadora do programa Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos; e ainda com o envolvimento do corpo docente. Egresso do curso de Psicologia na Unoeste, o Dr. Alex Pessoa atuou na pós em educação e atualmente está vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Departamento de Psicologia (DPsi) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (APGOsi). Seu estudo tem o aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Com o estudo intervencional foi desenvolvido o Programa ConViVer, com manuais de formação e de aplicação que serão distribuídos gratuitamente para que seja replicado em todo território nacional, nos moldes do The children´s resilience programme: psychocial support in and out of school. Trata-se de um programa de resiliência juvenil de apoio psicossocial dentro e fora da escola, desenvolvido na Dinamarca e voltado a promover o retorno às atividades normais e rotineiras durante ou após eventos de crise, como são os casos de tragédias naturais ou outros fenômenos de forte impacto emocional tais como guerra e o isolamento social durante a pandemia do coronavírus, das internações e das mortes pela Covid-19.
Eficácia e constatação
Conforme o Dr. Alex Pessoa, o estudo que apresentou tem muito a ver com as pesquisas de ensino. A apresentação foi estruturada na contextualização da pandemia e seus efeitos na saúde mental das crianças; adaptação cultural do programa e capacitação da equipe nacional; estrutura do Programa ConViVer e seus objetivos específicos; e resultados preliminares com dados qualitativos e quantitativos. O objetivo geral do estudo foi verificar a eficácia de um programa de intervenção psicossocial direcionado a crianças que vivenciaram experiências adversas em decorrência da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo coronavírus. Foram dois os objetivos específicos, para verificação e comparação.
Verificação da eficácia do programa por meio da aplicação de escalas que avaliam diferentes constructos psicológicos – depressão, estresse, afetos positivos e negativos e resiliência – e, períodos pré-determinados. Comparar os scores obtidos nas diferentes regiões do país onde a pesquisa foi realizada, visando verificar a sensibilidade cultural do programa e a viabilidade de sua utilização em diferentes contextos. O estudo cuja intervenção ocorreu em grupos de crianças de 8 a 12 anos, nas diferentes regiões do Brasil, constatou a eficácia em gerar saúde mental no grupo da aplicação da pesquisa em relação ao grupo controle; com a constatação da necessidade de encaminhar as crianças para serviços especializados.
Expressão pela arte
Durante a palestra o artista plástico Josué Pantaleão, professor coordenador do Programa + Cultura Unoeste, pintou dois quadros, com os quais foram presenteados o Dr. Alex Pessoa e a Dra. Lucia Canha. O autor das obras disse que a criança tem facilidade em se expressar através da arte, como ocorreu com desenhos nas intervenções do estudo para o Programa ConViVer. Explicou que isso ocorre pela sensibilidade e por isso, muitas vezes, com o desenho as crianças podem se expressar melhor que oralmente. As faixas laterais dos quadros que pintou, representam o isolamento (prisão) durante a pandemia; e os demais elementos são pessoas em busca de luz com diferentes tonalidades.
O aluno do mestrado Bruno Ferreira Martins fez a apresentação do palestrante que possui amplo e rico currículo, com expressiva produção cientifica e publicações de artigos em periódicos nacionais e internacionais de alto impacto. O Colóquio de Pesquisa tem nos dois dias apresentações de trabalhos dos alunos de mestrado e doutorado; com palestra no primeiro dia e com encontro de egressos no segundo dia.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste