CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Atividades práticas aproximam alunos da atuação profissional

Na Unoeste os acadêmicos vivenciam a profissão e contribuem com a comunidade por meio de atendimentos em saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Atividades práticas aproximam alunos da atuação profissional
Alunos do curso de Nutrição e Fisioterapia realizaram atividade na Vila da Fraternidade

Os cursos da área da saúde da Unoeste atuam constantemente na aproximação do aluno à comunidade, por meio das vivências práticas em diferentes ambientes. Exemplo disso são as diversas atividades que inserem os acadêmicos em ações de atendimento à população, para que atuem com responsabilidade a fim de proporcionar a promoção da saúde dos atendidos. Para as alunas Amanda Dias, do curso de Fisioterapia, e Isabella Jaccoud Dinallo, da Nutrição, a prática durante a graduação amplia olhares da atuação profissional. 

Elas participaram recentemente de atendimento na Vila da Fraternidade, em Presidente Prudente. Amanda, do 7º termo, conta que experiências como essa enriquecem a formação. “Foi de grande importância para mim, pois destaca um ambiente diferente dos laboratórios e sala de aula. Lá vemos que o paciente tem um grau de independência, porém com necessidades sociais. Então fizemos uma abordagem geral e isso amplia nossos olhares do que é saúde e do que é autonomia”. 

A futura fisioterapeuta afirma ainda que as ações realizadas pelo curso são importantes para quem recebe o atendimento e contribuem efetivamente para a sua formação. “Para o paciente é benéfico para sua interação social e para avaliação do seu estado de saúde. As ações possibilitam a troca de saberes em um ambiente diferente da sala de aula e as necessidades de cada paciente enriquecem nosso conhecimento. Ver a adesão dos indivíduos às atividades propostas e como elas são importantes para sua saúde em geral é gratificante”.

Para Isabella, aluna do 6º termo de Nutrição, as ações práticas são importantes para levar às pessoas promoção à saúde, prevenção às doenças somadas ao acolhimento e escuta ativa. “Toda ação envolve uma didática para aproximar o público do objetivo principal dela. Na minha atuação, a ideia era fornecer triagem nutricional e dinâmicas de grupo, além de fornecer a integração entre nós, estudantes, e os idosos residentes da Vila da Fraternidade”, explica.

Foto: Cedida Amanda realiza avaliação física dos moradores da Vila da Fraternidade
Amanda realiza avaliação física dos moradores da Vila da Fraternidade

Isabella também atuava como estagiária na Vila da Fraternidade e define período como enriquecedor. “Estar em ação na Vila foi uma experiência que me fez conseguir olhar a nutrição por outro panorama. Vê-la na prática me fez entender como futuramente poderei fazer a diferença na vida das pessoas, agregando todo conhecimento que aprendi ao longo da universidade”, destaca.

A professora doutora Sabrina Alves Lenquiste, do curso de Nutrição, conta que são diversos os benefícios das práticas para a formação acadêmica. “As atividades na comunidade propiciam melhor desenvolvimento das habilidades dos alunos, uma vez que o estudante tem contato com pacientes reais e precisam aplicar as técnicas aprendidas ao longo do curso e também desenvolver habilidades de comunicação, a empatia com as pessoas que atendem e um olhar humanizado para as condições de saúde da população”.

Sabrina salienta que a ação aplicada na Vila da Fraternidade é um exemplo de como esses momentos preparam os alunos para atuar com populações vulneráveis. “Em nosso Projeto Integrador trabalhamos com crianças, idosos, deficientes, onde os estudantes realizam diagnósticos de saúde e elaboram ações de educação em saúde focadas nas vulnerabilidades de cada um”, finaliza.

Faça Unoeste!

Quer saber como é ser aluno da Unoeste e participar de diversas atividades práticas? Chegou a sua vez! As inscrições para o Vestibular estão abertas. Você pode fazer o Concurso de Bolsas ou ingressar por meio de Nota do Enem ou Prova On-line. Acesse este link para se inscrever e conferir os editais. 

Nota do Enem – até 40% de bolsa

Para quem fez uma das edições do Enem, a partir de 2013, garante bolsa de estudo de 40% para licenciaturas e 15% para bacharelados e superiores de tecnologia. Neste último caso é necessário comprovar nota igual ou superior a 500 pontos no exame. Outro benefício é o parcelamento da matrícula e acesso aos cursos livres EAD.

Concurso de Bolsas Prudente

O Concurso de Bolsa da Unoeste segue um regulamento próprio e disponibilizará em Presidente Prudente mais de 3 mil oportunidades, seguindo a ordem da classificação geral: uma bolsa de 80%; quatro de 50%; dez de 30%; bolsas de 25% para o 16º ao 100º colocado; e para os demais aprovados o benefício será de 15% para os bacharelados e superiores de tecnologia. Já as licenciaturas terão 40% OFF. Clique aqui para garantir sua participação.

Prova on-line

Outra opção de ingresso na Unoeste é por meio da Vestibular On-line e você ainda pode ganhar bolsa de estudo. 

 

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem