CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Sustentabilidade: campus universitário instala usina solar

Unoeste Jaú avança no projeto sustentável com investimento de R$ 2,5 milhões para a geração de energia limpa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Sustentabilidade: campus universitário instala usina solar
Placas estão sendo instaladas no telhado do campus da Unoeste Jaú e funcionamento está previsto para este primeiro semestre

Quem passa pela movimentada rodovia João Ribeiro de Barros, sentido Bauru-Jaú, próximo ao Shopping Território do Calçado, fica impossível não notar o campus da Unoeste Jaú. Um prédio todo espelhado, que enche os olhos de quem o vê de longe, mas que impressiona ainda mais quem entra no local. A obra foi planejada para oferecer o que existe de mais moderno em ensino e tecnologia, mas priorizando a sustentabilidade. O mais recente investimento, em torno de R$ 2,5 milhões, é a instalação de usina solar fotovoltaica de geração distribuída, que atenderá toda a demanda energética do campus e com possibilidade para ampliar de acordo com a necessidade. 

O sol é fonte de energia renovável, que não polui e só traz benefícios ambientais. Além das vantagens sustentáveis, esse modelo energético também gera economia financeira. Com este investimento, serão 950 módulos, instalados no telhado do prédio e com potência de 518,4 kWp, sendo 793.500 kWh por ano, conforme explica o diretor da Sunevo, Luiz Gustavo Lima, empresa responsável pelo projeto junto com a Aevo. 

A previsão de início do funcionamento é ainda neste primeiro semestre. A partir de então, a Unoeste Jaú será autossustentável na geração de energia e ainda vai colaborar com o meio ambiente, utilizando-se de uma fonte limpa. Desde a construção do novo prédio a instalação da usina solar já estava prevista e foi concretizada muito antes do esperado, visto que o campus completou apenas 1 ano de funcionamento. Uma conquista importante para a universidade, já que tem como prioridade oferecer formação de cidadãos comprometidos com a responsabilidade social e ambiental.

Foto: Projeto Projeto da usina solar da Unoeste Jaú: módulos serão instalados em toda extensão do telhado
Projeto da usina solar da Unoeste Jaú: módulos serão instalados em toda extensão do telhado

Em um terreno de aproximadamente 62 mil m² e área de construção de quase 15 mil m², o campus jauense já foi projetado visando a preservação ambiental. Mesmo com a geração de energia limpa, o coordenador de serviços da Unoeste, Gabriel Vendrame, reforça que o prédio conta com lâmpadas de Led na parte externa e interna, e todos os vidros utilizados têm proteção térmica, “o que favorece o uso menos intenso do ar condicionado, já que o calor externo não passa para a parte interna do campus”, explica.

Também em Jaú foi construída uma represa para captação da água da chuva onde é feito o reuso em gramados e em toda a jardinagem e paisagismo do complexo. “Na questão da economia de água, foram instaladas torneiras automáticas em todos os lavatórios e nos sanitários foram utilizadas caixas acopladas com duplo funcionamento. A Unoeste se preocupa com o meio ambiente e atualmente tudo é pensado para um uso mais sustentável de todas as instalações, edifícios e em todas as áreas da universidade”, diz Vendrame.

Você conhece o Unoeste Sustentável?

A 2ª melhor universidade particular do Estado de São Paulo conta com um grupo de profissionais que atuam diretamente para o desenvolvimento de ações dentro do seu Plano de Logística Sustentável. Conheça mais acessando o site.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem