CAMPUS:
0800 771 5533
Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste forma professores para todas as áreas da educação

Tradição e qualidade dos cursos de licenciaturas são evidenciadas por egressos de sucesso


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Unoeste forma professores para todas as áreas da educação
A Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação foi a precursora da maior universidade do oeste paulista

 

A maior universidade do oeste paulista começou pequena, com apenas três cursos de licenciaturas oferecidos. As graduações em Estudos Sociais, Letras e Pedagogia iniciavam a história da Unoeste, em 1972, surgindo, então, a Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp). Fato é que a universidade já nasceu com o propósito de expandir conhecimentos através da formação de novos professores. Em 2021, a Unoeste entra em contagem regressiva para a comemoração histórica dos seus 50 anos (3 de outubro de 2022). Mais do que merecido resgatar momentos da Faclepp, a precursora de tudo. E mais do que isso, trazer histórias de egressos que transformaram suas vidas e de tantas pessoas por meio da educação. Afinal, professor é a profissão que forma todas as profissões!  

A professora Naide Videira Braga acompanhou o crescimento da universidade de perto. Ela foi aluna da primeira turma de Pedagogia da Faclepp. Fez vestibular em dezembro de 1972 e iniciou os estudos em fevereiro do ano seguinte, ainda em sala provisória do Colégio Cristo Rei. Mas poucos meses depois as primeiras salas do campus 1 ficavam prontas, nascendo, então, uma das principais estruturas acadêmicas do país. “As lembranças que tenho são boas, porque eu queria muito fazer uma faculdade, mas eu não tinha condições de estudar fora como tantas amigas que viajavam aos finais de semana”, relembra, enfatizando que a chegada da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec - mantenedora da Unoeste) foi essencial para a sua carreira na educação. 

Ela conta que fez o ensino regular e magistério no IE Fernando Costa.  “O curso de Pedagogia foi fundamental para a minha carreira do magistério”, enfatiza ao relembrar todas as suas conquistas. Como já era professora efetiva, depois de graduada tornou-se coordenadora pedagógica da escola. Em seguida passou no concurso para diretora e ficou por cinco anos. Também foi aprovada em concurso para supervisora de ensino, em 1990, e em 2008 foi nomeada dirigente regional de ensino, por 11 anos, encerrando sua contribuição na educação em junho de 2019, com a merecida aposentadoria. “Toda carreira construída por meio da faculdade de Pedagogia da Unoeste. Foi um período de realizações!”, enaltece, dizendo que o laço com a universidade permaneceu com seus filhos, formados em Direito, e agora com a neta que cursa Medicina.

Em cargos importantes no ensino, especialmente na diretoria regional de Prudente, que é responsável pelas unidades escolares de 11 cidades, Naide destaca que a Unoeste forma professores para todas as disciplinas da educação básica, do ensino infantil ao médio. “E não só os forma professores, como também proporciona a eles capacitação. Porque oferece especializações, mestrados e doutorados. E isso é muito importante para o docente dentro de sala de aula e para a sua carreira”, ressalta. 

Foto: Cedida A professora Naide Braga é da primeira turma de Pedagogia da Unoeste e relata que a faculdade foi essencial para a sua carreira na educação
A professora Naide Braga é da primeira turma de Pedagogia da Unoeste e relata que a faculdade foi essencial para a sua carreira na educação

Escolha: ser professor

Sandra é formada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Unoeste e atualmente é professora da rede estadual de ensino. Ela salienta a admiração e gratidão que tem ao curso e à universidade. “Possui estrutura e ambientes inspiradores, que me impactaram positivamente. E o incansável empenho dos professores. Então os ensinamentos que eu tive na Unoeste foram além da sala de aula e o meu olhar hoje é de gratidão por todos que fizeram parte desse meu processo de evolução”. 

Formado em Letras na turma de 2014, William Henoch Alves Pereira também manifesta orgulho ao falar da Unoeste. Ele conta que a graduação lhe permitiu trabalhar na rede púbica e particular de ensino, além de curso pré-vestibular. O professor também fez Mestrado em Educação na mesma universidade e foi aprovado em concurso público em uma instituição de ensino superior. “A importância da Unoeste é por ter um corpo docente qualificado, compromisso com a educação e promover ao estudante essa vontade de vencer, oferecendo estratégias adequadas, uma formação sólida que de fato contribuem para a nossa carreira profissional”, afirma. 

Faça Unoeste

Os cursos de licenciatura são ofertados nas modalidades EAD (100% on-line) ou flexível, onde o aluno estuda 40% on-line e 60% presencial. E mais, para iniciar os estudos em agosto deste ano, a Unoeste oferece bolsas de estudo incríveis para as licenciaturas que podem chegar até 60% no EAD. Confira as oportunidades neste link

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem