CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisadores difundem a BSU em eventos no Brasil e exterior

Business School Unoeste tem trabalhos apresentados no Reino Unido e na Austrália e estará no maior evento científico nacional de pós-graduação e pesquisa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Pesquisadores difundem a BSU em eventos no Brasil e exterior
Dr. Gustavo Yuho Endo, membro da Business School Unoeste, integra estudos apresentados em eventos nacional e internacionais

 

Em pouco tempo de existência, a recém-instituída Business School Unoeste (BSU) obtém visibilidade nacional e internacional através de produções científicas de alguns dos seus membros. Trabalhos já foram apresentados em eventos sediados no Reino Unido e na Austrália. Além do que, tem trabalho aprovado para apresentação no 44º EnANPAD – Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, no mês de outubro em Porto Alegre (RS), o maior evento científico deste segmento no Brasil e o segundo no mundo.

Na conferência virtual de jovens pesquisadores da Associação de Estudos Políticos (PSA) foi apresentado o artigo “Como o governo do Reino Unido enfrentou a pandemia do Coronavírus 2019 (Covid-19)?”, relacionado à coordenação e cooperação na adoção de medidas públicas para combater a doença. O estudo contemplou o caráter interinstitucional e de internacionalização, envolvendo instituições de ensino superior do Brasil e da Inglaterra, através de integrantes de grupos de estudos.

A produção envolveu os professores doutores Marco Antonio Catussi Paschoalotto, da BSU; João Luiz Passador e Claudia Souza Passador, da Universidade de São Paulo (USP) e Stephen Peckham, da Universidade de Kent, juntamente com a doutoranda Tamiris Resende, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de KentParceria envolvendo os grupos de pesquisa Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (CPublic-USP), Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais (GPEOS-Unoeste) e  Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto (IEA/RP-USP).

No 9º Workshop Internacional de Avanços na Produção Limpa, em Melbourne, na Austrália, foi publicado o trabalho “Green Supply Chain Management: Uma análise dos estudos mais relevantes na Web of Science”, produzido pelos professores doutores Gustavo Yuho Endo, Marco Antonio Catussi Paschoalotto, Lechan Colares Santos e Érika Mayumi Kato Cruz, da BSU em parceria com o professor doutor Eric Vinicius Lucion, do Centro Universitário de Cascavel (Univel), no Paraná.

Os mesmos autores irão apresentar o estudo “Green Supply Chain Management: uma Revisão Sistemática Integrativa dos estudos publicados” no EnANPAD. Eles contam que a construção do artigo surgiu da necessidade de levantar de quais formas as questões ambientais estão impactando na gestão da cadeia de suprimentos e, principalmente, direcionar olhares futuros de como as organizações devem se comportar em relação a essa questão. 

Para a diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que abriga os cursos de gestão e a BSU, professora Nancy Okada, ter trabalhos aceitos nesses eventos mostra a qualidade das pesquisas científicas envolvendo professores da BSU, levando em consideração a existência de rigorosa seleção relacionada à aceitação. Outro aspecto que destaca é o da visibilidade nacional e internacional, como condição facilitadora de parcerias e intercâmbios de alunos e professores. 

No entendimento de Nancy, esses envolvimentos interinstitucionais e internacionais representam para a Unoeste o reconhecimento externo da qualidade dos seus cursos, professores e alunos; e o atendimento ao tripé ensino, pesquisa e extensão que representam a consistência de sua existência como universidade. A BSU vive neste momento do seu nascedouro as primeiras tratativas com parceiros e instituições internacionais, a serem consolidadas no próximo semestre.

“É de suma importância ter um corpo docente publicando artigos nos melhores eventos da área de negócios no Brasil e no mundo, e os três eventos acima demonstram isso. Um grande evento nacional e dois grandes eventos internacionais. Isso dá visibilidade para a BSU, fortalece a rede de estudos com os melhores centros do Brasil e do mundo, e no final aumenta a qualidade do ensino realizado pela Business School Unoeste”, comenta Paschoalotto.

Mesmo em período de pandemia do coronavírus, ocasionando distanciamento social, quarentena e isolamento, a Business Scholl Unoeste aos poucos vai sendo apresentada à comunidade acadêmica e ao público em geral e envolvendo os cursos de graduação da área de gestão para fazer parte, tais como: Administração, Ciências Contábeis, Agronegócio, Gestão Comercial, Recursos Humanos, Marketing e Secretariado Executivo.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem