Quase 100% dos cursos com conceitos máximos pelo MEC
Unoeste tem diversas graduações que se destacam no estado de São Paulo e Brasil, conforme resultados do último CPC do Ministério da Educação
Ser reconhecida pela qualidade e excelência de suas ações e serviços é a visão da maior universidade do oeste paulista. Esse compromisso vem sendo fortalecido a cada ano e os resultados das avaliações externas reafirmam o caminho certo. A Unoeste encerra 2020 com quase 100% das graduações avaliadas no último ciclo pelo Ministério da Educação (MEC) com notas máximas no Conceito Preliminar de Curso (CPC) – 4 e 5.
Os indicadores de qualidade foram divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é baseado em quatro dimensões: conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (percentual de mestres e doutores); e percepção do estudante sobre seu processo formativo.
O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, destaca que os resultados reforçam o trabalho integrado entre alunos, professores, gestores e todos envolvidos direta e indiretamente na educação na Unoeste. “Entre os fatores está a importância da conscientização dos alunos sobre o Enade. Temos também uma equipe comprometida com a principal missão da universidade: proporcionar formação de excelência, num ambiente inovador e com o tripé ensino-pesquisa-extensão sempre fortalecido. São ações que fazem a diferença na vida dos profissionais formados aqui e de toda comunidade”.
Creste pontua que as avaliações são importantes para sempre buscar uma evolução dos cursos. Assim, a coordenação, junto de seu Núcleo Docente Estruturante, pode planejar novas ações para os aprimoramentos constantes. “Tivemos vários cursos com CPC máximo (5) neste último ciclo avaliativo e que estão entre os melhores do Brasil. Esse reconhecimento só comprova a excelência da Unoeste”, finaliza.
Conceitos MEC
Ao todo foram avaliados 20 cursos em 2019, das áreas da saúde, engenharias e arquitetura, e agrárias. Estão entre os melhores do país, com CPC 5: Biomedicina, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Fonoaudiologia e Radiologia.
Na mesma direção estão os cursos com conceito 4, valor considerado excelente: Agronomia, Agronegócio, Educação Física bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia. Por fim, Arquitetura e Urbanismo recebeu CPC 3, também reconhecido como bom pelo MEC.
Confira os destaques:
O que é conceito do MEC?
Os conceitos do Ministério da Educação (MEC) são importantes ferramentas para a escolha de onde estudar. Eles indicam a qualidade do curso e da instituição de ensino, seja pública ou particular. Afinal, estudar em uma universidade bem avaliada pode fazer a diferença na carreira.
Os conceitos variam de 1 a 5, lembrando que igual ou superior a 3 significa que atende aos padrões de ensino desejados. Mas quanto maior, melhor. Então, atente-se para as siglas Enade, IDD, CPC, CC e IGC, pois elas podem facilitar as futuras escolhas!
No Blog da Unoeste você encontra um conteúdo explicando tudo sobre os diferentes conceitos do MEC.
Estude na melhor
A Unoeste está com inscrições abertas para o Vestibular 2021 para cursos presenciais e EaD. Os interessados podem optar pelos seguintes processos seletivos: prova on-line, ingresso com a nota do Enem ou portador de diploma, além de transferência. Acesse o site para mais informações e confira os cursos oferecidos.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste