Workshop de massas e molhos trabalha com teoria e técnica
Participantes aprovam o conteúdo e a prática; elogiam a estrutura oferecida pelo curso de Gastronomia
A produtora de massas por encomenda Elianai Jaques e o empresário do ramo de aço Masame Júnior estiveram entre os participantes do workshop de massas e molhos que o curso de Gastronomia ofereceu na noite desta terça-feira (17). Ambos aprovaram o conteúdo disponibilizado em material impresso e aula expositiva com o professor chef Ulisses Dias de Souza, seguindo a aula prática no laboratório de cozinha.
Os participantes obtiveram conhecimentos teóricos e aprenderam técnicas sobre a identificação dos melhores ingredientes, tipos de massas, molhos e suas combinações. “Fui aluna da Unoeste. Sou administradora por formação e resolvi investir no ramo de comida pronta. Desde outubro do ano passado trabalho com massas: macarrão, lasanha e rondelli. O que aprendi no workshop vai agregar para o meu negócio, como são os casos de molhos diferentes daqueles que tenho feito”, comentou.
Júnior está dirigindo uma empresa de sua família que é de Maringá (PR), de tal forma que morando em Presidente Prudente tomou conhecimento do workshop e resolveu fazer. “Estou cozinhando para mim. Portanto, estou aprendendo”, disse e revelou que, diante da qualidade do curso e da estrutura que a Unoeste proporciona, pensa em fazer o curso de Gastronomia, com a previsão de ingressar no começo do próximo ano.
Souza, que também é coordenador do curso, ofereceu profundo conteúdo sobre o processo de fabricação de massas frescas e molhos clássicos, processo criativo na apresentação dos pratos e tipos de farinha, durante o encontro no Laboratório de Aula Show. Depois, na cozinha os participantes puseram literalmente a mão na massa e tiveram a oportunidade de degustação.
Profundo conhecedor de massas e molhos, Souza fez um passeio pela história com foco na Itália, já que o Brasil tem o ocidente e não o oriente como a base do conhecimento nesse segmento. Falou sobre tipos de farinha e tipos de macarrão, deu dicas da produção de massas secas com ervas, do uso de ovo na massa, da quantidade de água, de molho mais liso para massas lisas e molhos mais consistentes para massas com ondulações ou furos.
Serviço – Conheça os cursos de curta duração da Gastronomia.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste