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Medicina Veterinária recebe certificação do CFMV

27 instituições no país integraram o Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem do órgão federal de Veterinária


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Foto: Gabriela Oliveira Medicina Veterinária recebe certificação do CFMV
Parte do corpo docente do curso comemora a certificação na iniciativa do órgão federal


Atualizada em 14/06/2017

Tradicionalmente, a formação médica veterinária consiste em conhecimentos e habilidades técnicas. Contudo, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por meio da Comissão de Educação (CNEMV), reconhece que as competências humanísticas são essenciais, pois relacionam o aprendizado técnico e geram soluções integradas. Nesse sentido, o órgão desenvolveu o Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem, e das 27 instituições participantes, a Unoeste é uma delas. Nesta segunda-feira (5), a universidade recebeu em Brasília (DF), a certificação por integrar a iniciativa.
 
Para Glaucia Prada Kanashiro, diretora da graduação, a inserção da Unoeste nesse trabalho capacitou os docentes para trabalharem com as metodologias ativas em sala de aula. Para ela essa proposta vem ao encontro das práticas que já são oferecidas pela universidade durante os encontros pedagógicos. “O projeto do conselho possibilita aos acadêmicos conhecer novas formas de ensino que contribuem com a atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente”, diz.
 
A certificação recebida em Brasília (DF) marca o encerramento do Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Contudo, a coordenadora do curso, Rosa Maria Barilli Nogueira, destaca que esse trabalho focado nas competências humanísticas veio para ficar. “Enriquecemos as nossas aulas com uma dinâmica diferente, em que nossos alunos sentem-se estimulados a buscarem o conhecimento. Dentre as ações, trazemos casos clínicos para a sala de aula, onde o universitário é instigado a resolver uma problemática. Situações como essas são muito próximas da realidade profissional, permitindo uma formação muito mais ampla e dentro do conceito de Saúde Única que traduz a junção entre a saúde animal, humana e ambiental”, conclui.
 
Solenidade – A cerimônia de entrega dos certificados para as instituições que integraram o Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem do CFMV marcou a abertura do 23º Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária (Senemev). “Na ocasião, o órgão apresentou o vídeo que produziu com cada participante da iniciativa e, após a certificação, apresentei os resultados que a ação proporcionou aos docentes e alunos”, comenta o Dr. Luis Souza Lima de Souza Reis, professor de Medicina Veterinária da Unoeste que representou a universidade no evento.
 
Descreve que a inserção das metodologias ativas em sala geraram resultados acima do esperado. “O emprego do projeto foi avaliado nos âmbitos docente e discente. A expectativa do conselho era que os resultados atingissem 60%. Todavia, a Unoeste foi além e, revelou uma porcentagem superior com 80% de consolidação”, diz.
 
Sobre a experiência docente no Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem, Reis conta que transformou suas aulas tradicionais no modelo das metodologias ativas, onde notou que as atividades ficaram mais atrativas para os alunos. “Além da motivação, existe uma maior interação entre aluno-aluno; aluno-professor e as disciplinas. Consequentemente, observamos um rendimento maior que refletiu em notas mais elevadas dos nossos acadêmicos”, diz.
 
Unoeste no CFMV – Confira o vídeo que o órgão produziu com as gestoras, docente e alunos do curso de Medicina Veterinária da universidade.


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Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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