CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Tribo indígena Kaingang abre 6ª Semana de Arte da Unoeste

Abertura trouxe cultura de grupo que vive na aldeia Vanuire em Arco-Íris (SP) e foi realizada no Teatro César Cava nesta segunda (2); evento segue até sexta (6)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Tribo indígena Kaingang abre 6ª Semana de Arte da Unoeste
Grupo da tribo Kaingang vieram da aldeia Vanuire para a abertura do evento

Eles dormem em camas comuns, moram em casas de alvenaria e usam calça jeans e camisetas. Os índios da tribo Kaingang, da aldeia Vanuire, que fica no município de Arco-Íris próximo a Tupã (SP), precisaram mudar alguns hábitos tradicionais, mas jamais deixaram de lado suas tradições e cultura. Os costumes e visões sobre a arte indígena é tema da 6ª Semana de Arte da Unoeste (Unoarte), que durante a abertura realizada nesta segunda (2), no Teatro César Cava, recebeu um grupo de 13 índios formado por membros da tribo para palestra e apresentação de dança que reflete a rotina na aldeia. A programação do evento organizado pelo curso de Artes Visuais da instituição segue até a próxima sexta (6).
 
“Hoje em dia mudou muita coisa porque o não índio interferiu nas nossas coisas, mas nós lutamos por nossa cultura. Eu aprendi com a minha vó e a gente não deixa isso morrer”, explica a integrante da etnia Kaingang, Susilene Elias de Melo – conhecida como Susi - de 35 anos. A timidez do grupo nos bastidores acabou em cima do palco do teatro. Mostrar as imagens, explicar como é a rotina na aldeia que tem população de 260 pessoas e apresentar as danças típicas deixou os integrantes mais à vontade. “Dá um friozinho na barriga sim, mas estamos acostumados. Já nos apresentamos em vários lugares. Desde criança a gente já ensina, a cultura nunca pode acabar”, conta Susi.
 
Foto: Gustavo Justino Coordenadora do curso Denise Quintanilha deu a largada para a 6ª edição da Unoarte
Coordenadora do curso Denise Quintanilha deu a largada para a 6ª edição da Unoarte

A troca de experiências despertou o interesse dos acadêmicos presentes, depois das apresentações foi aberto espaço para tirar dúvidas sobre a cultura indígena. Mais de uma hora para sanar as dúvidas respondendo a todas as perguntas, “por onde passamos a gente transmite e também aprende muita coisa”, segundo a integrante da Kaingang. O que orgulhou a coordenadora do curso de licenciatura em Artes Visuais, Denise Penna Quintanilha. “Essa integração mostra o respeito a todas as culturas. O objetivo é trazer o índio para falar do índio, da arte, das tradições. Isso contribui para a formação pessoal e profissional dos nossos alunos” relata.
 
Só que a Semana de Arte não tem só isso. Logo na entrada do teatro, do lado de fora, uma exposição com pequenos quadros artísticos pintados por alunos do 6º termo ganharam destaque ao lado da banquinha vendendo artefatos indígenas. “Tudo isso contribui para que nossos alunos cresçam artisticamente, ganhem conhecimento, é enriquecedor”, detalha Denise.
 
Programação – As atividades da Unoarte têm início sempre às 19h e seguem no restante da semana no Teatro César Cava. Na terça (3) tem apresentação teatral, quarta (4) é dia de palestra sobre mito e fabulação, na quinta (5) o Sarau de Artes Visuais e o III Simpósio de Iniciação Científica da Unoarte completam a programação do evento na sexta (6).
 
Atividade extra – No sábado (30), os estudantes do 4º e 6º termo do curso estiveram no centro para uma ação que também envolveu arte. Durante o período da manhã, os acadêmicos criaram pequenas telas abusando da criatividade e espontaneidade. Tudo isso sob os olhares atentos das pessoas que passavam pelo local. “É uma forma de levar o aluno a ganhar conhecimento artístico e ao mesmo tempo estar próximo de gente, em contato com o público, com os clientes das lojas. Aceitando críticas e elogios”, de acordo com o orientador da atividade, Josué Pantaleão da Silva. O objetivo é promover a interação entre o aluno, os materiais artísticos e a tecnologia de impressão de banners e impressos.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem