CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Agrotech: tecnologia no campo é tema de evento de inovação

3º Simpósio de Inovação e Empreendedorismo reúne pesquisadores e empresas do agronegócio nesta quinta (26)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Agrotech: tecnologia no campo é tema de evento de inovação
Evento sobre empreendedorismo e inovação no agronegócio tem cerca de 150 participantes no Auditório Ipê
 
Um dos mais importantes cenários para a economia nacional, o agronegócio foi o foco do 3º Simpósio de Inovação e Empreendedorismo, realizado nesta quinta-feira (26), no Auditório Ipê, campus II da Unoeste. Com cerca de 150 participantes, a iniciativa promovida pela universidade em parceria com a Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) e Prefeitura Municipal, integra a programação do 22º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe).
 
Pesquisadores e empresas dos segmentos de agronegócio e tecnologia estiveram reunidos para a discussão e identificação das necessidades e o estabelecimento de possíveis parcerias. O professor da Unoeste e coordenador da Intepp, Luís Horário Ramos Isique integra a comissão organizadora do simpósio. Ele explica que a inovação tecnológica também se estende para toda a cadeia produtiva do agronegócio, sendo chamada por Agrotech. “Pertencemos a uma região que é bem aquecida nesse setor. Acredito que a universidade, com os cursos de graduação e pós-graduação em Agrárias, possa contribuir com as empresas e os produtores, com o desenvolvimento de pesquisas na área. Sendo assim, os diálogos propostos no dia de hoje, podem ajudar na difusão da tecnologia no campo”.
 
O engenheiro agrônomo responsável pelo departamento técnico da Matsuda, Alberto Takashi Tsuhako apresentou o tema “Inovações, desafios e parcerias futuras: necessidades da indústria”. Para ele, o simpósio é uma grande oportunidade das empresas apresentarem as suas dificuldades. Conta que a Matsuda tem 69 anos de atuação no setor de sementes forrageiras em todo o Brasil e em 22 países pertencentes à América Latina, África e Ásia. “Estamos aqui para conhecer um pouco dos estudos desenvolvidos pela Unoeste que podem agregar à nossa atividade. A instituição também pode nos beneficiar com o oferecimento de profissionais qualificados, que além do conhecimento técnico possuam olhar empreendedor”.
 
Quem também se apresentou no evento foi o secretário de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente, Rogério Marcus Alessi. Na ocasião, falou aos presentes sobre a Fundação Inova Prudente. “Entendemos que o empreendedorismo é muito forte no município. Temos um ecossistema bastante maduro nesse sentido com mais de 3 mil acadêmicos na área de Computação e Informática, cinco instituições de ensino e mais de dez cursos na área. Entretanto, percebemos que esses bons profissionais migram para os grandes centros e é isso que a prefeitura e seus parceiros pretendem mudar com ações capazes de reter essa mão de obra qualificada”, pontua.
 
Alessi que também é docente da Unoeste, descreve que a Fundação Inova Prudente está sediada em um prédio com quase 5 mil metros quadrados dedicados à pesquisa, educação e inovação. “Atualmente, o local passa por uma reforma e daqui a seis meses entregaremos um centro que agregará todos os empreendedores e startups”.
 
Ele lembra ainda, que a Unoeste possui um papel fundamental nesse contexto principalmente, por ser precursora dos cursos da área, com a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp). “Aqui se produz e dissemina o conhecimento e, para que ele chegue à sociedade, são necessárias ações de extensão e fomento. Nesse sentido, o poder público juntamente com a universidade promovem ações que podem transformar os sistemas produtivos, melhorar a vida das pessoas e agregar valores”.
 
É a primeira vez que Mário Tarumoto participa do Enepe, especificamente no simpósio de inovação. Docente de estatística da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Prudente, ele veio ao evento com os mestrandos de estatística, Luis Fernando Jorge e a peruana Maria Magdalena Kcala. “Esse evento é uma oportunidade de nos aproximarmos das empresas. Para nós, esse intercâmbio de ideias é importante, pois pode nos ajudar no desenvolvimento de pesquisas e estabelecimento de parcerias”, conclui Tarumoto.


GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem