Licenciados têm diversas oportunidades no mercado
Mudanças na legislação repercutem na valorização do professor

Está mais que comprovado que a educação é o principal caminho para alcançar o desenvolvimento do país. Recentemente, o jornalista Alexandre Garcia, da Rede Globo de Televisão, destacou Alemanha, Japão, Coreia e China, como países que foram destroçados pela guerra e conseguiram se reerguer por causa da educação. “Hoje perdemos feio para esses países”, disse em uma oportunidade no jornal Bom Dia Brasil. Para melhorar esse cenário, o governo brasileiro tem estabelecido medidas para aprimorar o ensino na rede pública, uma delas é a exigência da boa formação de professores.
A coordenadora do curso de licenciatura em Pedagogia da Unoeste, Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis, salienta que o Plano Nacional de Educação, para o período de 2011 a 2020, que está em tramitação final no Congresso Nacional, estabelece como uma das metas, valorizar o magistério público da educação básica, equiparando seu rendimento médio aos demais profissionais com escolaridade semelhante.
O Estado de São Paulo também busca melhorar o quadro docente. A diretora da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp), doutora Alba Regina Azevedo Arana, destaca que medidas têm sido tomadas neste sentido. Mudanças que têm repercutido na valorização do professor. As novas vagas e a certeza de que não se faz um país sem educação, tornam esta profissão mais atrativa e este pode ser o momento de investir na carreira. Conforme relatório do Ministério da Educação (MEC), a procura por licenciaturas presenciais cresceu 11% na última década. A Unoeste oferece 12 cursos que formam professores.
Segundo Alba, o governo estadual implantou o plano de reajuste salarial, que prevê aumento de 42%, até o final do mandato, em 2014. Além disso, novos concursos foram realizados e outros estão previstos. Aliás, para aqueles que almejam concurso e gostam de lecionar, cursos de licenciatura são excelentes opções. “A rede pública de ensino enfrenta, atualmente, problemas de qualidade: no último exame estadual, só 4,2% dos formandos no ensino médio apresentaram conhecimento adequado em matemática. A falta de professor afeta 1/3 das escolas estaduais de São Paulo [32% das escolas estaduais]”, destaca a diretora.
Fato é: quem quiser seguir na carreira deve optar por cursos em instituições de ensino bem conceituadas e que realmente preparam o aluno para o magistério, pois apesar de ser uma profissão que dificilmente faltará emprego, exigirá cada vez mais qualificação do profissional. Gisele França Rufino, do 7º termo de Pedagogia da Unoeste, já trabalha na área como educadora infantil no Lar dos Meninos de Presidente Prudente. Ela afirma ter escolhido a profissão certa. “O professor é o grande responsável pela formação do ser humano”.
Vantagens – Quem conclui qualquer licenciatura na Unoeste pode retornar à universidade para o segundo curso na mesma modalidade com 50% de desconto. Outro benefício é que o Financiamento Estudantil (Fies) pode ser pleiteado o ano todo para as licenciaturas, sendo que o aluno não precisa do limite financeiro, como é exigido nos cursos de bacharelado. Quem quiser saber mais sobre essas vantagens o setor de Atendimento ao Aluno da Unoeste atende nos seguintes horários: segunda, quarta e sexta-feira – das 8h às 11h30 e das 14h às 20h; terça e quinta-feira – das 8h às 11h30 e das 14h às 18h.
Estude agora – Ainda dá tempo de iniciar em um dos 50 cursos de graduação oferecidos pela Unoeste este ano. As inscrições para o vestibular de inverno estão abertas pela internet até sexta-feira (15) neste link. Na secretaria do campus I prosseguem até segunda-feira (18). Somente de licenciatura são 12 oportunidades: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste