CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Simpósio reúne referências da Medicina Legal na Unoeste

Em caráter inédito, escopo do evento realizado em dois dias compreendeu ainda o 1º Encontro Científico Gemel e a 1ª Olímpiada Brasileira de Medicina Legal


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Júlia Aglio Simpósio reúne referências da Medicina Legal na Unoeste
1º Simpósio de Medicina Legal AMU lotou as dependências do Teatro César Cava

Em plena sexta-feira à noite (17) o Teatro César Cava, no campus 1 da Unoeste, ficou lotado de acadêmicos de Medicina, professores do curso, convidados e autoridades da Medicina Legal para a cerimônia de abertura do 1º Simpósio de Medicina Legal AMU e do 1º Encontro Científico Gemel realizado em Presidente Prudente. O evento, que também premiou os alunos de melhor desempenho na 1ª Olímpiada Brasileira de Medicina Legal realizada na tarde da sexta-feira na Arena Lab, passa a ser uma referência quanto a importância de se debater os avanços da Medicina Legal no Brasil. 

A realização foi do Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral e da Liga de Medicina Legal e Toxicologia Forense da Faculdade de Medicina (Famepp/Unoeste), em parceria com o Projeto AMU (A Medicina Legal e a Universidade), Unoeste, Associação dos Médicos Legistas de São Paulo e Grupo Gemel.

O evento que se estendeu ao longo de sábado (18) com uma vasta programação de palestras foi realizado no escopo do Projeto AMU (composto por ligas e grupos de estudos de 24 instituições), com o objetivo de levar os conhecimentos atualizados de Medicina Legal aos profissionais e estudantes de diferentes áreas, entre elas medicina e direito, em diversas regiões do país. 

Entre as autoridades que participaram da composição da mesa e fazem parte da Unoeste estavam o coordenador do curso de Direito da Unoeste, professor Sérgio Ricardo Ronchi; a presidente da comissão organizadora do evento, Dra. Rita de Cassia Bomfim Leitão Higa; a coordenadora de Extensão da Famepp, Dra. Claudia Alessi, representando a coordenadora geral do curso, Dra. Nilva Galli; e o coordenador dos cursos de Pós-graduação em Perícias Médicas e Medicina do Trabalho da Unoeste, professor doutor Fernando César Cardoso Maia.

Juntos, eles receberam o diretor do Instituto Médico Legal de São Paulo, Dr. Vladimir Alves dos Reis; a vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas, Dra. Rosa Amélia Andrade Dantas; o presidente da Associação dos Médicos Legistas de São Paulo, Dr. João Roberto Oba; e o presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina da Unoeste, o acadêmico Victor Gabriel dos Santos.

Já o idealizador e coordenador do Gemel, Dr. Luciano Haas, que também é membro do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, também marcou presença no evento participando remotamente, via transmissão online, direto do Rio Grande do Sul. Era pra ele estar presente, mas como está atuando na tragédia do estado, sua vinda acabou sendo impossibilitada. Mesmo assim ele fez questão de participar. Falou dos desafios que têm encontrado no trabalho no estado gaúcho, parabenizou a Dra. Rita Higa pela organização do evento e pediu para que os acadêmicos de Medicina aproveitassem ao máximo a programação que ele chamou de “conhecimentos compartilhados”. 

Foto: Júlia Aglio Evento contou com a participação online do idealizador e coordenador do Gemel, Dr. Luciano Haas, que está atuando na tragédia do Rio Grande do Sul
Evento contou com a participação online do idealizador e coordenador do Gemel, Dr. Luciano Haas, que está atuando na tragédia do Rio Grande do Sul

Também pela internet participou o Dr. Fábio Antônio Tironi, Research Fellow da Universidade de Toronto. Direto do Canadá, falou da satisfação em contribuir de alguma forma com o evento e disse esperar absorção de conteúdos importantes por parte dos futuros médicos que também poderão se dedicar a Medicina Legal no futuro. E vale registrar que na plateia estavam presentes ainda o Dr. Marcus Vinicius Baptista, membro da Diretoria da Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo (Amlesp), e a Dra. Gabriela Graça Suares Pinto, presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM) regional do Rio de Janeiro.

Noite de homenagens

Após as formalidades da cerimônia de abertura e da execução do Hino Nacional, houve um momento de homenagens. Primeiro, o cerimonial lembrou que a Associação dos Médicos Legistas de São Paulo homenageou a Unoeste através de placa que foi fixada naquela manhã na biblioteca do campus 1, pelos relevantes serviços prestados à Medicina Legal. 

É que desde de 2003 e por mais de 10 anos, através de convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado foram realizados exames de dosagem alcoólica e anátomo patológico oriundos dos núcleos de Araçatuba e Presidente Prudente para o Instituto Médico Legal (IML). E há quase quatro anos o Projeto AMU, projeto de extensão criado e liderado pela Unoeste, em conjunto com mais 23 ligas, ofertam o ensino da Medicina Legal para profissionais e acadêmicos de todo o país. 

Depois, começaram para valer as homenagens àqueles profissionais que com sua vida e trabalho enalteceram a Medicina Legal no passado e no presente. Três médicos legistas que já morreram, mas deixaram um legado substancial na área, receberam homenagens “in memorian”. Foram eles: Drs. Hideaki Kawata, José Jarjura Jorge Júnior e José Hamilton do Amaral. Familiares do Dr. Hideaki e do Dr. José Amilton receberam as placas pessoalmente. Já a placa de homenagem ao Dr. José Jarjura seria enviada a sua família que mora em São Paulo e não pôde estar presente. Em vida, receberam as homenagens por manter o brilho da ciência e da profissão o professor Dr. Ivan Dieb Miziara; o Dr. Luiz Frederico Hoppe; o Dr. Vladimir Alves dos Reis; e o Dr. João Roberto Oba.

Noite de conhecimento

Após o momento de homenagens e da premiação dos alunos mais bem posicionados na 1ª Olímpiada Brasileira de Medicina Legal, teve um discurso emocionado de boas-vindas emocionante da Dra. Rita Higa. Ela agradeceu a presença de todos, citou o esforço do Diretório Acadêmico para que o evento acontecesse dentro do escopo inicial previsto e agradeceu uma a uma as autoridades da Medicina Legal que vieram a Prudente para contribuir exclusivamente com o evento acadêmico, cuja Unoeste passa a ser uma referência de idealização no Estado de São Paulo.

Na sequência, começaram as palestras. A primeira da noite foi ministrada pelo professor Dr. Ivan Dieb Miziara, que é professor titular de Medicina Legal, Bioética e Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Ele conduziu o tema “Aspectos Médico-Legais do Abortamento”. 

Na sequência, o tema “A Suspeita de Injúrias Intencionais no Exame Pericial da Criança” norteou a palestra da Dra. Adriane Ribeiro do Rêgo Ramos, perita legista aposentada da polícia civil do estado do Rio de Janeiro e especialista em Medicina Legal e Perícia Médica pela ABMLPM e em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Por fim, encerrou a noite o Dr. Malthus Fonseca Galvão com a palestra “Identificação Humana Odontológica e Antropológica”. Graduado em matemática, odontologia, medicina e direito, ele é especialista, mestre e doutor, perito médico legista e odonto legista, além de professor de Medicina Legal e Odontologia Forense da Universidade de Brasília (UNB).

Sábado produtivo

No sábado, o simpósio teve continuidade com outros 12 temas da área discutidos entre palestras, debates e painéis. Os temas foram aproveitados pelos acadêmicos de Medicina que marcaram presença do começo ao fim do evento.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem