CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Núcleo de Prudente contribui com a saúde pública no Brasil

Resultados de pesquisas são encaminhados ao Ministério da Saúde e utilizados pelo Sistema Único de Saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Núcleo de Prudente contribui com a saúde pública no Brasil
Dr. Édima Mattos: reformulação do Nats e participação em evento de caráter internacional

 

Produção científica desenvolvida em Presidente Prudente contribui com a saúde pública no Brasil. Os resultados encaminhados ao Ministério da Saúde são utilizados na melhora dos serviços e ampliação dos medicamentos incorporados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Exemplo está na incorporação do Eltrombopague olamina para portadores de doença sanguínea, que teve parte significativa dos estudos no âmbito local.

Situações que estão inseridas em projetos do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats), vinculado à Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) e tendo a Unoeste como única instituição de ensino superior a ter um desses centros no estado de São Paulo. Fato que ganha evidência com as parcerias do Hospital Regional (HR), do Departamento Regional de Saúde (DRS-11) e Prefeitura, através das secretárias de Saúde e de Educação.

Todos interessados

Fora no plano local/regional existem outros parceiros: a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS), Rede Paulista de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Repats/SES) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O Nats/Famepp/Unoeste tem filiação na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde, chamada de Rede Nats/Rebrats/MS.

Cada Nats tem o seu modelo e o prudentino, implantado há mais de 10 anos, anuncia reformulações indicadoras de potencialização, inclusive por abrir participação a todos os interessados, membros da comunidade acadêmica e das instituições parceiras. As novas medidas adotadas foram anunciadas no final da manhã desta quarta-feira (22) em reunião promovida pelos coordenadores do Nats, realizada no auditório Jasmin, no campus 1 da Unoeste.

Igualdade social 

A coordenadora Dra. Édima de Souza Mattos mostrou o organograma e fez a apresentação dos representantes dos parceiros. Isabela Cristina Marochio Vasconcellos e Marcela Mayumi Hamada Tassi, pelo HR; Rosângela Alvarez Gonçalves Fial e Selma Maria da Silva Correia, da DRS-11; Luana Orlandelli Nanci Godoi, da Secretaria Municipal de Saúde; e Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

Informações sobre reformulações do Nats, a bibliotecária Jaqueline Ortega mostrou a recém criada página do Nats no site da Unoeste; a Dra. Gisele Alborguetti Nai falou do Grupo de Pesquisa do qual faz parte juntamente com o Dr. André Fellipe Freitas Rodrigues e Dra. Francis Lopes Pacagnelli. O vice-coordenador Dr. Luiz Euribel Prestes Carneiro destacou que o SUS é a principal instituição brasileira de promoção da igualdade social, através da universalidade da saúde, com acesso para todos. “Nós estamos contribuindo para fortalecer ainda mais o SUS”, disse.

Foto: Homéro Ferreira Participantes da reunião de apresentação da reformulação e potencialização do Nats
Participantes da reunião de apresentação da reformulação e potencialização do Nats

Evento da Harvard

Dentre outras explicações de interesse dos participantes da reunião, a Dra. Édima chamou a atenção para a relevância da participação de estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento. Citou a presença da estudante do curso de Medicina, Hilana Brancalhone, coordenadora dos graduandos no Nats e representante do diretório acadêmico. Explicou que atividades de avaliação tecnológica em saúde por ser propostas em todos os cursos.

A coordenadora do Nats anunciou participação no 3º Encontro Continental em Estudos Afro-latino-americanos que a Universidade de São Paulo (USP) sediará de 10 a 12 de julho próximo, organizado pelo Instituto de Pesquisa Afro-Latino-Americana (Alari) da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi afirmou que o Nats gera benefícios ao SUS; para dizer que a Unoeste contribui com a realidade social.

Plano nacional 

A coordenadora da Famepp, Dra. Nilva Galli, comentou que o fato do Nats contribuir com o Ministério da Saúde e com a população brasileira é algo muito significativo. Para o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, o fato de ser a única universidade particular a ter o seu Nats remete à condição extraordinária da Unoeste ser a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, conforme avaliação do Ministério da Educação.

Ao citar os parceiros extramuros da Unoeste, o pró-reitor Acadêmico comentou que o HR, o DRS-11 e as secretarias municipais de Saúde e de Educação são de grande valor em suas atuações em projetos vinculados ao Nats e juntos têm muito a contribuir não somente no plano local e regional, mas também no estadual e nacional. Os pró-reitores e a coordenação da Famepp reafirmaram apoio ao Nats, nas pessoas da coordenadora Dr. Édima e do vice-coordenador Dr. Euribel.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem