Atividade do projeto Unoeste GAP orienta produtores
Docente Pedro Veridiano Baldotto ministrou aula teórica e prática sobre técnicas de olericultura
Foi realizada nesta sexta-feira (11), no campus II da Unoeste, uma atividade complementar sobre técnicas de olericultura. O aperfeiçoamento, que foi destinado aos produtores que participam do projeto de certificação Unoeste GAP (Good Agricultural Practice) Boas Práticas na Agricultura, contou com aula teórica e prática ministrada pelo docente da graduação em Agronomia, Pedro Veridiano Baldotto.
Para o idealizador do projeto, professor Fábio Araújo, esta complementação ofereceu suporte técnico essencial para que os produtores possam se preparar para as futuras avaliações do GAP. “No período da manhã, os agricultores receberam embasamento teórico e à tarde desenvolveram atividades práticas sobre época e cronograma de plantio, formação de mudas, escolha do local, irrigação, preparo do solo, controle de pragas e doenças, colheita e comercialização”.
Baldotto revelou que um dos assuntos apresentados teve o intuito de suprir a necessidade de informações dos participantes. “Durante a atividade, enfoquei principalmente o cronograma de plantio, pois muitos agricultores perdem a oportunidade de comercializar a produção para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que é um órgão que compra alimentos para instituições públicas”.
O produtor Manoel Carlos Barbosa Liborio expressou a satisfação em participar do treinamento. “Foi um momento diferenciado, que através da união entre teoria e prática, contribuiu para ampliar meus conhecimentos”.
Também esteve presente na atividade o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp), Cláudio Mura. Ele destacou a importância do GAP para os produtores: “este projeto é uma oportunidade de oferecer subsídios para a melhoria da produção, além de aumentar o lucro das propriedades”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste