CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
TURMA CONFIRMADA

Atendimento Educacional Especializado com Ênfase em Deficiência Intelectual - Turma 17

Início do curso
15/03/2025
Duração do curso
20 meses

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA VOCÊ!

•CLIQUE E SAIBA MAIS•

Investimento

 

1 Matrícula de R$ 478,67 + 24 Parcelas de R$ 478,67 

Matrícula com Bolsa de 50% nesta turma: R$239,33

 

Bolsas para Parcelas: 

1 - Ex-aluno Unoeste: bolsa de 15%, parcelas de R$ 406,87; 

2 - Quero bolsa: bolsa de 12%, parcelas de R$ 421,23; 

3 - Bolsas especiais para empresas conveniadas. 

Obs.: os itens 1, 2 e 3 não cumulativos. 

Pré-matrícula
Data Inicial
21/10/2024
Data Final
11/03/2025
Valor
R$239,33

SOBRE O CURSO

Apresentação


O curso constará de aulas teórico-prática das diversas disciplinas da área; discussões em grupos; pesquisas bibliográficas e de campo. O corpo docente envolve professores capacitados para as áreas de compreendidas do curso. As práticas deverão ser desenvolvidas no campo da Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado, para que o especializando adquira maior conhecimento teórico e a práxis pedagógica necessária para seu trabalho nesta área. Para atendimento de sua clientela o curso será ministrado quinzenalmente, aos sábados com aulas teóricas e práticas; efetivação de atividades; atividades complementares científicas e culturais; pesquisas bibliográficas e de campo.

Objetivos


Geral: Oportunizar, ao pós-graduando, condições de atender e atuar de forma crítica e competente diante das necessidades educacionais de portadores de algum tipo de necessidade especial.



Específicos:

- analisar as questões conceituais (filosófico-ético-políticas) relativas às necessidades educativas especiais no contexto da Educação Inclusiva;

- discutir e analisar as políticas e a legislação para a Educação Especial;

- analisar alternativas pedagógicas (programas e ações) formalizadas para o atendimento educacional de pessoas com necessidades educativas especiais;

- Propiciar condições ao aluno de identificar e caracterizar as diferenças nas necessidades especiais;

- Capacitar educadores para o atendimento diante de problemas oriundos deste tipo de educação.

- Apresentar recursos educacionais especiais.

Justificativa


Argumenta-se que vivemos uma época em que se propaga a inclusão dos diferentes e as vantagens da diversidade, ideologia que aponta a Educação Especial e Inclusiva, como uma área de atuação profissional em crescente importância social. Previsto pela Política Nacional de Educação Especial: Deficiência Intelectual da Educação Inclusiva (2008) e descrito no Decreto 6.571 de 17 de setembro de 2008, entende-se como "Atendimento Educacional Especializado - AEE, o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular". Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial integra a proposta pedagógica da escola regular, promovendo a gestão de trabalho e o Atendimento Educacional Especializado. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O Atendimento Educacional Especializado (AEE), definido pelo Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, é gratuito aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e deve ser oferecido de forma transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. De acordo com o decreto, o Atendimento Educacional Especializado compreende um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucional e continuamente, prestados de forma complementar à formação de estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento; e suplementar à formação de estudantes com altas habilidades/superdotação (INEP, 2014). Ainda, o AEE deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.

São objetivos do atendimento educacional especializado:

I - prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos;

II - garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;

III - fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e

IV - assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.

Diante disso, faz-se necessário um curso que promova a especialização do corpo docente, hoje, inserido, de forma globalizada, na perspectiva da Educação Inclusiva.

Público-alvo


Pedagogos, professores, psicólogos e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar nesta área que possuam formação superior.

Mais Informações


Profª. Dra. Camélia Santina Murgo

Profª. M.ª Edilaine Tiraboschi de Oliveira Bertucchi

Profª. M.ª Célia dos Santos Silva

Profª. M.ª Camila Rodrigues Costa

Profª. M.ª Denise Gregory Trentin

Profª. M.ª Janaina Pereira Duarte Bezerra

Prof.ª M.ª Gilda Pereira da Silva


Profª. M.ª Célia dos Santos Silva e Profª. M.ª Edilaine Tiraboschi de Oliveira Bertucchi

 

Disciplina 1. Políticas Públicas em Educação Inclusiva e Especial

Disciplina 2. Projeto Político Pedagógico e Atenção à Diversidade

Disciplina 3. Motivação e Aprendizagem: Metodologia de Ensino

Disciplina 4. Psicologia do Desenvolvimento

Disciplina 5. Libras

Disciplina 6. Educação Especial e Tecnologia

Disciplina 7. Tecnologia Assistiva

Disciplina 8. Atendimento Profilático Terapêutico à Família

Disciplina 9. Sociedade e Acessibilidade

Disciplina 10. Primeiros Socorros em Ambiente Escolar

Disciplina 11. Orientação, Mobilidade e Atividades da Vida Diária

Disciplina 12. Atendimento Hospitalar

Disciplina 13. Gestão em Educação Inclusiva e Especial

Disciplina 14. Planejamento e Práticas Pedagógicas em Educação Inclusiva

Disciplina 15. Atendimento Educacional Especializado no Transtorno do Espectro Autista

Disciplina 16. Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Visual: Cegueira e Baixa Visão

Disciplina 17. Atendimento Educacional Especializado Para Altas Habilidades na Superdotação

Disciplina 18. Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Intelectual

Disciplina 19. Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Física e Mobilidade Reduzida

Disciplina 20. Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Auditiva e Surdez

Disciplina 21. Estágio


400h teórica

200h prática

Totalizando 600h.


- Cópia do diploma de Curso Superior (frente e verso);

- Histórico Escolar do Curso Superior (frente e verso);

- Cópia do RG (frente e verso);

- Cópia do CPF;

- Comprovante de Residência (atualizado);

- Currículo (quando solicitado);

- 1 foto 3X4 recente.

Obs.:

(1) para candidatos brasileiros, todas as cópias deverão ser autenticadas em cartório ou conter o carimbo de autenticação da secretaria de Pós-Graduação Lato-Sensu da UNOESTE;

(2) para candidatos estrangeiros, o diploma de graduação e o histórico escolar devem estar devidamente reconhecidos/autenticados pelo Consulado Geral do Brasil no país de origem;

(3) para candidatos estrangeiros, os documentos de identificação pessoal (R.G. e C.P.F.) podem ser substituídos pela cópia das páginas do passaporte contendo a fotografia e a identificação do portador.

(4) para os cursos específicos para determinada categoria é exigida cópia a carteira do Conselho de classe.


Minimo de 10 alunos e máximo de 40 alunos.


Por ordem de inscrição ou, se necessário, avaliação curricular.


Quinzenal.

Aos sábados das 8h às 12h e das 13h Às 17h.

 

CAMPUS II - Presidente Prudente/SP - Brasil 

Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro Limoeiro

Alguma mensagem