Escola de Comunicação realiza 1º Encontro de Marketing
Estudantes, docentes e especialistas reuniram-se para debater as transformações e novas formas de atuação oferecidas na área
Na noite dessa terça-feira (6), a Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste (Ecopp) realizou, no auditório Jacarandá, campus 2, o Primeiro Encontro de Marketing, MKThink, focado em apresentar e trocar conhecimentos e experiências sobre a área. Dentre os convidados, estiveram a publicitária, especialista em Marketing e Negócios e mestre em Educação, Marcela Bárrios Marino, o ex-aluno do curso de Publicidade e Propaganda e gerente de marketing da “Só Dança”, Lucas Pinatti.
Marcela abriu o bate-papo trazendo uma linha do tempo sobre a evolução do marketing, desmistificando os conceitos ao redor do tema e destacando tendências futuras na área. “Não é possível parar a evolução do marketing, a grande questão é se adaptar às novas ferramentas, aos novos cenários, e às necessidades específicas desse novo consumidor”.
A profissional ainda reforça que essa é uma das habilidades essenciais para os futuros profissionais, assim como a humanização dos processos de marketing. “Quando eu selecionava pessoas para trabalharem comigo, o ponto principal era se elas eram colaborativas, empáticas, se traz um pouco de si para o marketing. Isso perpassa todas as etapas da evolução”.
Na sequência, Lucas Pinatti, contou sua trajetória profissional, abordando a importância do aprendizado para crescimento profissional e da marca. “Há muito planejamento e estratégia para acompanhar as tendências de mercado, mas foi necessário humanizar e reestruturar a marca, as campanhas, para contemplar o público da dança. Nós não temos clientes, temos fãs”, conclui Pinatti, que está na empresa há 15 anos.
Além disso, ele salientou a importância da graduação nesta área da comunicação. “A minha primeira graduação foi a porta de entrada, graças a ela tive a oportunidade de entrar no departamento e explorar novas formações para crescer dentro do setor”.
O evento ainda contou com a presença de professores e do coordenador Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, Dr. Tchiago Inague, que pontuou a importância do evento inédito na escola, especialmente para os alunos de Marketing. “É interessante que todos os palestrantes têm algo em comum, todos passaram por essa casa. O aluno tem a capacidade de se identificar e enxergar seu potencial para alcançar uma trajetória de sucesso”.
A professora dos cursos de Marketing e Publicidade e Propaganda, Priscila Guidini, acrescentou que o evento era uma demanda dos alunos. “Ele veio como um pedido deles de algo específico para o Marketing e eu acredito que era realmente necessário, a gente consegue entender toda a amplitude e o quanto o Marketing atua de forma grande nas empresas, isso mostra para os alunos as potencialidades da área”.
Encontro de Marketing
O evento foi organizado pela professora da Ecopp, Giselle Tomé, juntamente com os alunos de Marketing, o que proporcionou uma experiência importante para os discentes. “Eu gostei bastante de trabalhar nesse projeto, trazer pessoas que trabalham na área, trazer esse conhecimento. A aula é legal, mas trazer essa dinâmica do evento, do bate-papo, do conhecimento, é uma coisa diferenciada”, contou Thayane Cristina Rodrigues, aluna do 2º termo de Marketing.
Gustavo Nathan de Paula Silva, também ajudou na organização e ressaltou a importância do evento para seu currículo como estudante do 4º termo de Marketing. “Eu levo a parte de consolidação de conhecimentos. No último termo nós já aprendemos muita coisa, mas nunca é o suficiente, sempre temos o que aprender, ainda mais com profissionais da área e com muitos anos de carreira. É muito importante para nós que vamos entrar no mercado de trabalho, ainda mais para encorajar ver que dá certo, que tem futuro, que temos a capacidade e inteligência de se tornar um profissional de excelência”, finaliza.
A professora Giselle ressalta que o evento além de proporcionar momentos de reflexão e discussão sobre a área ainda permite que os próprios alunos sejam participativos, organizando e realizando o mesmo. “O cerimonial, a recepção e o apoio são feitos com eles, com supervisão, o que também é um momento de aprendizagem”, destaca.
Colaboração das alunas Ana Clara Magro e Marianne Santana.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste