Escola de Comunicação realiza 1º Festival Cria de Leão
Evento conta a com a mentoria de João Corazza e Bruno Reis da ACDs da David Miami

Começou na noite dessa segunda-feira (22) o 1º Festival Cria de Leão, para estudantes de Publicidade e Propaganda, Marketing, Design e Jornalismo. Realizado pela Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste e com a participação dos publicitários premiados e ex-alunos da escola Bruno Reis e João Corazza, da ACDs da David Miami, como mentores, o evento promete ser uma experiência de imersão.
O coordenador da Escola de Comunicação, Tchiago Inague Rodrigues, enfatizou a grande adesão ao evento, que contou com a inscrição de 32 duplas (64 estudantes). “Eu fico muito feliz com essa proposta, que partiu do João e do Bruno, quando eles entraram em contato com o professor Tato e, a partir desta ponte, toda a Ecopp foi mobilizada e nós acionamos também a Escola de Design, para que a prática pudesse ser dialogada, abrangendo maior quantidade de discentes”.
O professor e membro da comissão organizadora do evento, Haroldo Oliveira Filippi, definiu o 1º Cria de Leão como “a publicidade por essência”. “Quando você pega um briefing, que tem um problema que precisa ser resolvido, mas de uma forma criativa e hoje o criativo é engajar, é envolver o público. Esse evento traz esse desafio, que sempre existiu na publicidade, mas sempre visando trazê-lo através de toda técnica e teoria, que é dada na faculdade, para o mercado real, para o público real. O legal é trabalhar com uma possibilidade real mesmo, assim como o evento propõe”, destaca o professor.
Os trabalhos serão analisados pelo júri, composto por Gustavo Grael (CEO e diretor de criação na G+), Marcelo Bruzzesi (VP de criação BETS Havas) e Isadora Valente (redatora senior na Wunderman Thompson), profissionais de agências de São Paulo e Presidente Prudente. Os três melhores trabalhos serão premiados. O primeiro lugar ganhará inscrição + board no Clube de Criação de São Paulo.
O publicitário Bruno Reis aponta a importância do networking entre os participantes do evento para a inserção no mercado de trabalho. “Para gente é legal demais estar de volta aqui. A gente preza muito pelo networking, ainda mais como a gente está morando fora, e é muito legal poder proporcionar isso para a galera. Mais do que explicar como se participa de um festival de estudantes ou como se cria um board, é o networking que, no final das contas, importa para gente”. salienta.
João Corazza complementa mencionando sobre a responsabilidade de conduzir o evento a partir de sua experiência. “A gente aprendeu muito aqui na casa e, quando a gente foi para fora, tivemos outras experiências. Isso nos trouxe uma responsabilidade de que a gente poderia fazer, o que aprendemos lá fora, aqui também”, acrescenta.
Incentivo
A vinda dos publicitários egressos ao 1º Cria de Leão incentivou, por exemplo, o estudante do 3º termo de Publicidade e propaganda, João Kavalchuk, que mencionou que, desde a última palestra do João Corazza na Escola de Comunicação, no ano passado, ele passou a participar de festivais de criatividade publicitária. “Eu quero muito adquirir um título para o meu currículo. Neste ano de 2023 eu também participei do Young Lions, que foi o que o Bruno e o João ganharam e isso me despertou o interesse de participar cada vez mais. Eu vejo também, para todo mundo, como uma oportunidade de evoluir no trabalho e entender como funciona este mercado”, mencionou o aluno.
A professora e integrante da comissão organizadora do evento, Mariangela Fazano, mencionou o orgulho e a satisfação de manter o relacionamento com os egressos João e Bruno, que, ainda conforme ela, possuem "ouros no currículo e uma grande bagagem".
Programação
Nesta terça (23), às 22h, nos Laboratórios de Informática Mac 1, 2 e 3, Bloco B3, piso 4 será realizado o Mão na massa: onde os estudantes formarão duplas de criação nos laboratórios de informática e vão confeccionar a peça gráfica com a mentoria dos convidados, que são egressos do curso de Publicidade e Propaganda e Leões de Ouro em Cannes.
Na quarta-feira (24), às 19h, no Auditório Carvalho, Bloco B3, piso 4 será feita a palestra do Departamento de Marketing da Unoeste e premiação. Os campeões ganharão, em ordem, os seguintes prêmios: 1º lugar: Inscrição + board no Clube de Criação de São Paulo; 2º lugar: Board no Clube de Criação de São Paulo; 3º lugar: Board no Clube de Criação de São Paulo; As três duplas selecionadas: Um dia com João e Bruno via GoogleMeet na agência.
Com colaboração de Rodrigo Marinelli, estudante de Jornalismo
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste