CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Programa de equoterapia retoma as atividades no 18º Batalhão

Iniciativa ocorre respeitando as recomendações sanitárias e com a redução do número de estudantes universitários


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Programa de equoterapia retoma as atividades no 18º Batalhão
Ao andar a cavalo, o paciente desenvolve habilidades psicomotoras

Por causa das restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus, o Programa Multidisciplinar na Reabilitação Equestre esteve suspenso por quase um ano e meio, e foi retomado nesta segunda-feira (30). A iniciativa é promovida pela Unoeste junto com a Polícia Militar e as atividades deste semestre ocorrem toda segunda-feira à tarde, no picadeiro de cavalaria do Grupamento de Policiamento Montado vinculado ao Batalhão de Ações Especiais de Polícia (8º Baep), que tem sede no 18º Batalhão em Presidente Prudente. As inscrições já podem ser feitas, conforme a professora do curso de Fisioterapia da universidade, Dra. Maria Tereza Arteiro Prado Dantas que também é a coordenadora do projeto.

O curso de Fisioterapia trabalha questões psicomotoras em treinos de equilíbrio, coordenação e força, dentre outros procedimentos para melhorar o desenvolvimento físico e promover o bem-estar. As atividades são de acordo com as necessidades de cada praticante. No momento em que a criança está montada no animal que é conduzido pelas rédeas controladas por policiais militares, os acadêmicos instruem e estimulam atividades que promovem os movimentos, usando objetos como bola e argolas. 

A moradora do município de Iepê, Miriam Kelly Almeida, está entre as pessoas com filhos sendo atendidos nesta retomada. Seu filho passou por retirada de tumor cerebral, perdeu o equilíbrio e, por recomendação médica, tem a equoterapia como parte do tratamento.  O garoto de oito anos já passou por atendimento do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), em São Paulo. Neste semestre, a intenção da professora Maria Tereza é envolver o curso de Psicologia, se houver disponibilidade na agenda de atividades da graduação.

Foto: Homéro Ferreira Coordenadora do projeto, Dr. Maria Tereza ajuda criança na montaria
Coordenadora do projeto, Dr. Maria Tereza ajuda criança na montaria

Há mais de 20 anos 

Para o ano que vem, caso se mantenha as orientações sanitárias de momento ou ocorram ainda mais abertura de contatos sociais, está previsto o envolvimento dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Zootecnia, como vinha sendo desde 2018 nessa parceria com o 18º Batalhão. A Unoeste presta o serviço de equoterapia desde 2005, inicialmente, em parceria com o Rancho Quarto de Milha e, até 2017, no Centro de Reabilitação Equestre, no campus 2 da universidade. 

Lista para 2022 

Essa retomada ocorre com todos os cuidados sanitários, incluindo a redução do número de estudantes universitários levando em consideração o distanciamento e fluxo. Estão sendo atendidas as crianças cujos pais ou responsáveis fizeram as inscrições no começo de 2020, até a suspensão em 17 de março. Interessados em entrar na lista para o 1º semestre de 2022 devem procurar a Clínica de Fisioterapia, no campus I da Unoeste, para o preenchimento da ficha de triagem junto ao serviço de recepção. O local funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 18h.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem