CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudantes de Medicina levam combate à dengue a escolas

Acadêmicos do 2º termo realizam palestras, teatro e atividades lúdicas para crianças e adolescentes por meio do Programa Saúde na Escola


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudante de Medicina apresenta material educativo sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti para crianças em aula
Estudante de Medicina orienta crianças sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti durante ação educativa

A prevenção da dengue também começa na escola. Estudantes do 2º termo de Medicina da Unoeste Guarujá participaram nesta quarta-feira (4) de ações de Educação em Saúde em oito escolas do município, com atividades voltadas a crianças e adolescentes do Infantil 4 ao 9º ano do ensino fundamental.

Realizada por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a iniciativa integra a disciplina Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) e teve como tema o combate à dengue. Para transmitir as orientações de maneira acessível, os futuros médicos desenvolveram palestras, atividades lúdicas, apresentações teatrais e cartazes educativos.

As ações foram direcionadas conforme as características de cada escola e a faixa etária dos estudantes atendidos.

Formação médica próxima da comunidade

A escolha dos temas trabalhados pelos acadêmicos considera as demandas e necessidades do município. Neste semestre, o combate à dengue foi definido como assunto prioritário para as atividades realizadas nas unidades escolares.

De acordo com a professora Yasmin Duarte, coordenadora do PAPP e docente de Saúde Coletiva, a proposta da disciplina é proporcionar aos estudantes uma compreensão progressiva da realidade social e das necessidades de saúde da população.

“A disciplina tem como proposta proporcionar ao estudante um olhar longitudinal sobre a sociedade e o território em que está inserido, permitindo a compreensão progressiva das necessidades de saúde da população e das dinâmicas do contexto social”, explica. 

A docente destaca que a experiência é desenvolvida ao longo dos cinco primeiros semestres do curso, favorecendo a construção contínua do vínculo com a comunidade e o aprofundamento do conhecimento sobre a realidade local.

Foto: Cedida Estudantes utilizam encenação lúdica para conscientizar crianças sobre o combate à dengue
Estudantes utilizam encenação lúdica para conscientizar crianças sobre o combate à dengue

Educação em saúde na prática 

A participação nas ações permite que os acadêmicos vivenciem o papel da educação em saúde voltado para a população, com a finalidade de prevenção de endemias.

“Essa vivência é fundamental para a formação dos estudantes de Medicina, pois permite que eles compreendam, na prática, a importância da educação em saúde como ferramenta de promoção e prevenção de doenças”, afirma Yasmin.

Segundo a professora, as atividades também contribuem para o desenvolvimento de habilidades essenciais à atuação médica, como comunicação, escuta, empatia e abordagem humanizada.

A experiência estimula ainda a capacidade de adaptar as orientações às diferentes realidades da população.

“É uma oportunidade de aproximar os futuros médicos da comunidade e fortalecer seu compromisso com a promoção da saúde e o cuidado integral”, completa.

Para Yasmin, acompanhar os estudantes colocando em prática os conhecimentos adquiridos representa uma etapa importante da formação, marcada pela responsabilidade e pelo olhar humanizado para as pessoas e para a comunidade.

Quer estudar Medicina na Unoeste Guarujá? Confira as informações sobre o Vestibular 2027, conheça o curso e saiba como se inscrever.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem