Estrutura Física
Bovicultura de Leite
O Setor de Bovinocultura de Leite vem incorporando sistematicamente o Sistema de Análise de Riscos e Controle de Pontos Críticos (SARCPC) para produção de Leite com qualidade. Esta filosofia de trabalho tem permitido mudanças visando a maior eficiência do sistema de produção adotado.
A equipe técnica (docentes, funcionários , discentes) do sistema implantou o gerenciamento informatizado, procurando coletar dados que aumentem a precisão e o poder de decisão dentro de uma situação real. A participação efetiva dos alunos do Curso de Medicina Veterinária têm contribuído para o fomento e avanço do sistema de produção.
Atualmente o setor adota o desmame precoce, pastejo rotacionado, alimentação de vacas em lactação, secas, bezerras desmamadas e novilhas. As instalações do Setor são compostas por Sala de Ordenha (tipo Tandem), ordenhadeiras mecânicas (4x2), curral de espera, sala de leite (Tanque de Expansão), escritório, área de alimentação (silagem de milho/sorgo), 20 piquetes rotacionados (Panicum maximum c.v. mombaça, Cynodon ), área de cria e recria, área para produção de silagem e área de cultura de cana-de-açúcar.
Setor de Cirurgia de Pequenos Animais
O setor de Cirurgia de Pequenos Animais realiza atendimento a cães e gatos, realizando cirurgias na área de Ortopedia, Oftalmologia e Tecidos moles. O serviço conta com o apoio de diagnósticos auxiliares dos setores de Diagnóstico por Imagem, Laboratórios Clínico, Anatomopatológio e Microbiológico. A estrutura contém 1 ambulatório, 1 centro cirúrgico com 2 salas e uma área para internação dos animais com 17 jaulas. O quadro é composto por 2 professores, 1 residente, 1 auxiliar de enfermagem, além dos alunos e estagiários do setor.
Setor de Cirurgia de Grandes Animais
O setor de cirurgia de grandes animais está plenamente equipado para realizar procedimentos cirúrgicos nas áreas de ortopedia, oftálmologia, gastroenterologia, entre outros, nos animais de grande porte. Contamos com centro-cirúrgico, serviço de anestesia, radiologia, ultra-som, laboratório, patologia e amplas instalações para alojarmos os pacientes. A rotina hospitalar é conduzida por dois professores, um residente e alunos do quarto e quinto ano.
Setor de Apoio Diagnóstico - ANATOMIA PATOLÓGICA
- Diferenciação Citológica e Histopatológica entre neoplasias e processos inflamatórios
- Classificação Morfolófica de processos inflamatórios fúngicos e bacterianos
- Exame Necroscópico de grandes e pequenos animais para identificação de patologias
- Análise Toxicológica em intoxicações exogenas
- Avaliação celular por biópsia
- Avaliação celular pela citologia aspirativa
- Perícia Forense Médico Veterinária
Setor de Apoio Diagnóstico - ENFERMIDADES PARASITÁRIAS
- Diagnóstico Laboratorial dos agentes causadores das enfermidades parasitárias dos animais;
- Identificação de carrapatos e outros ácaros;
- Identificação de Helmintos (Vermes);
- Exames de fezes;
- Pesquisa de Hematozoários (Agentes da Babesiose, Anaplasmose, Ehrlichiose);
- Teste de eficácia de carrapaticidas;
- Teste de eficária de Antiparasitários;
- Auxílio ao produtor rural na profilaxia e no controle de parasitos.
Setor de Apoio Diagnóstico - MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA
- Cultura Microbiológica (Leinte (mastite), fezes (diarréia)
- Produção de auto-vacinas (Papilomatose, Garrotilho, Pasteurelose, Salmonelose, Colibacilose, Pneumonia Abscedante dos Potros)
- Exames de Brucelosde
- Exames de Tuberculose
- Cultivo Fúngico
- Antiograma
- Auxílio ao produtor tural na profilaxia e no controle de doenças infecciosas
Setor de Apoio Diagnóstico - PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA
- Exame de sangue (Hemograma)
- Exame de urina (Urnálise)
- Exames de líquidos cavitários
- Provas de função hepática
- Provas de função renal
- Provas de função pancreática
- Exame de medula óssea (Mielograma)
- Teste de compatibilidade sanguínea
- Provas de coagulação sanguínea
Setor de Clínica Médica de Pequenos Animais
A Clínica Médica de Pequenos Animais é composta por três ambulatórios para atendimento. O serviço oferecido conta com atendimento especializado nas áreas de cardiologia, oftalmologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, oncologia nefro/urologia, enfermidades infecto-contagiosas e zoonoses. O serviço conta, ainda, com 4 canis de internação: sendo estes para clínica geral, tratamento intensivo, isolamento gastroentérico e isolamento respiratório.
Os atendimentos ambulatoriais e enfermagem dos animais internados são realizados pelos alunos do 4º e 5º anos do Curso de Medicina Veterinária e por médicos veterinários residentes da área, sob supervisão dos docentes responsáveis pelo serviço. A Clínica Médica de Pequenos Animais atende toda a região de Presidente Prudente, prestando serviço na manutenção da saúde e bem-estar de animais de companhia e na saúde pública. No período de janeiro a julho de 2001, foram atendidos 943 animais.
Setor de Clínica Médica de Grandes Animais
O setor de Clínica Médica de Grandes Animais realiza atendimentos clínico, ambulatorial e a campo com o auxilio do setor de apoio diagnóstico, em bovinos eqüinos, suínos, ovinos e caprinos.
O serviço conta com 5 baias e diversos piquetes para internação e tratamento clínico de animais doentes. Os atendimentos são realizados pelos alunos do 4º e 5º anos, 2 residentes e 3 professores especialistas responsáveis.
Setor de Reprodução Animal e Obstetrícia
O Setor de Reprodução Animal e Obstetrícia realiza atendimentos a animais de pequeno e de grande porte, nas áreas de Ginecologia, Andrologia e Obstetrícia Veterinária. O Setor possui um centro-cirúrgico para animais de pequeno porte, ambulatório para animais de pequeno porte, centro-cirúrgico para animais de grande porte, laboratório, área externa para grandes animais com tronco de contensão e baias de internação. O serviço conta com o trabalho de 3 professores e 1 médico veterinário residente e alunos do 4º e 5º anos do Curso de Medicina Veterinária. Realiza-se o controle reprodutivo dos animais do Centro Zootécnico da Universidade e são feitos atendimentos externos ao Hospital Veterinário, atendendo proprietários rurais da região.