LIVRO ABORDA EMPRESAS FAMILIARES
Fruto de trabalho de formandos da primeira turma de curso da Unoeste, obra visa fomentar debates
Legenda A: Formandos da primeira turma de Gestão de Negócios da Unoeste: pioneirismo e publicação de livro
Legenda B: Proposta maior da obra é abrir caminhos para a divulgação do que está sendo discutido nas pesquisas
A Unoeste, por meio do curso superior de tecnologia em Gestão de Negócios, acaba de lançar o livro “Empresas familiares no Brasil: novas perspectivas”, organizado pela professora Alba Regina Azevedo Arana. A obra reúne 12 artigos científicos produzidos por alunos do curso que se formaram recentemente. “O livro é fruto do trabalho de alunos pioneiros do curso de Gestão de Negócios da universidade, resultado de muitos debates e discussões ocorridas em sala de aula, especialmente na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico”, diz Alba.
De acordo com a professora, a proposta maior da obra é abrir caminhos para a divulgação do que está sendo discutido nas pesquisas realizadas pelos alunos, “testemunhando que cremos no potencial de cada um, na força do trabalho em grupo e no poder energético dos verdadeiros líderes”.
“O livro reúne textos de temáticas diversas, mas com um mesmo propósito, pois se trata de um livro cujo objetivo maior é fomentar os debates, em nível científico, de temas relacionados à Gestão de Negócios, cujo enfoque tratado recai sobre a Empresa Familiar”, diz Alba. A obra é voltada para professores, estudantes, empresários, gestores e a todos os envolvidos com a gestão de negócios.
“As pesquisas apresentadas pelos comprovam que, as empresas familiares no Brasil, em muitos casos, não conseguem manter-se ativa no mercado após a troca de comando. Isso se dá pela falta de conhecimentos por parte de seus empreendedores de como se deve preparar e profissionalizar os herdeiros para a sucessão. Ainda há muito a que ser feito e discutido, pois muitos são os problemas que envolvem esse tipo de gestão”, afirma a professora, também orientadora das pesquisas.
Da prática à teoria – Wilson Roberto Lussari, professor e coordenador do curso superior de tecnologia em Gestão de Negócios da Unoeste, afirma que quando os cursos de tecnologia na universidade foram implantados, a perspectiva era de que um curso de duração inferior às graduações convencionais teria uma ênfase puramente prática, no qual a iniciação científica seria um assunto que precisaria ser discutido. “Afinal, conseguir fazer com que pessoas que vêm do mundo do trabalho, com uma carga profissional intensa, produzissem ciência, estava além do alcance de nossas visões àquela época”, afirma.
Segundo o professor, após alguns meses de trabalho foi possível mudar a perspectiva inicial. “No começo do curso, mais do que convencer estudantes a produzir, tínhamos que convencer a nós mesmos sobre a possibilidade de desenvolver iniciação científica, paralelamente à dinâmica prática preconizada nos cursos de tecnologia”, diz ele. “Para isto, foram realizadas intermináveis reuniões insistindo na necessidade de se desenvolver a iniciação científica. O livro é a prova de que é possível conciliar teoria e prática.”
Cada estudo apresentado no livro, de acordo com Lussari, reflete o esforço conjunto do grupo, o aperfeiçoamento teórico e a experiência adquirida durante o curso. “Trata-se de uma obra que vem contribuir de forma significativa com o conhecimento e a gestão de empresas familiares, uma vez que a pesquisa realizada e os resultados obtidos podem servir de balizadores para o desenvolvimento de novas propostas de gerenciamento.”
BOX
Confira os artigos que compõem o livro
“A informatização como diferencial na gestão das micro e pequenas
empresas familiares paulistas”
David Jabes
"A privatização e a empresa familiar no Brasil: um estudo sobre o
processo de privatização da Vasp".
Juliano Braz Torres
“Banespa, a privatização e suas conseqüências: um estudo
sobre o surgimento de empresas familiares a partir do PDV”
Rosely Chagas do Nascimento.
“A empresa rural e o desenvolvimento da apicultura”
Vanderlei Costa.
“Sucessão na empresa familiar: a estrutura administrativa e o controle do
capital”
Clovis Ribeiro Martins.
“O processo sucessório na unidade familiar”
Mário Gonçalves.
“Sucessão Familiar: um estudo sobre o melhor momento pra transferência
na empresa”
Nilton Kaneko
“A sucessão na empresa familiar: um estudo sobre o planejamento e a organização
do processo”
Luciano Seefelder dos Santos
“O papel do contador no processo sucessório na empresa familiar”
Fabiano de Oliveira Muchiutt
“O papel da empresa familiar na sociedade”
Altamir Alves Machado Júnior
“A empresa familiar no Brasil: o papel da liderança”
Kelly Cristine de Freitas Diamante
Mario Augusto Diamante
“Sucessão e profissionalização nas empresas familiares”
Pedro de Jesus Cuba