COOPERATIVISMO: UMA ALTERNATIVA DE GESTÃO
Os trabalhos apresentados neste livro são frutos de estudos de pesquisa do PEIC – Projeto Especial de Iniciação Científica da Unoeste, desenvolvidos pelos alunos da III Turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios, turma 2006.
Os textos selecionados para este livro proporcionam uma visão empírica sobre a gestão de cooperativas, permitindo constatar exemplos de cooperativas que funcionam como tal. A tese central defendida por este livro é que o cooperativismo no Brasil é possível e poderá ser a solução para inúmeros problemas relacionados à questão do trabalho e do trabalhador.
Há, no entanto, uma questão que permeia todo este livro, para qual a questão é: em que medida o cooperativismo é presente hoje, qual seu significado contemporâneo?
A leitura do livro permitirá constatar, desde logo, que não podemos limitar o conceito de cooperativismo a uma postura contemplativa diante dos problemas contemporâneos. Com efeito, merece referência os fatores históricos, sociais e políticos que vivenciamos agora.
Cada trabalho reflete o esforço conjunto do grupo, o aperfeiçoamento teórico e prático sobre a gestão de cooperativas. A obra vem contribuir de forma significativa com o conhecimento e com a gestão de cooperativas, servindo de balizadores para o desenvolvimento de novas pesquisas.
É através desta experiência que estamos buscando cumprir as funções de ensino, pesquisa e extensão, metas e pilares da Unoeste.
“As questões tratadas na obra não são desconexas e as suas interfaces, embora complexas, seguem uma lógica passível de análise. As reflexões apresentadas sobre o tema são de fruto de pesquisas de iniciação científica, do programa PEIC da Unoeste, realizadas pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios (atualmente Gestão Comercial), onde esses conceitos foram debatidos e aprofundados no ambiente acadêmico. O grande desafio desta obra foi procurar uma eqüidistância para fugir dos chavões em torno do tema cooperativismo. O argumento que permeia os capítulos sustenta que as cooperativas são a base para a auto-gestão e conseqüentemente para o exercício dos direitos e deveres dos cidadãos como cooperados.” Jerson Joaquim da Silva,
“Mais do que uma forma de organização social, o cooperativismo é visto na atualidade um importante elo entre o desenvolvimento social e o econômico pela simples razão direta de seus benefícios. A contribuição dos egressos do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios da Unoeste, sob a criteriosa organização da Profª. Drª. Alba Arana demonstra que, pela segunda vez no curso, é possível discutir ciência e colaborar com a coletividade, mediante a reflexão sobre o saber fazer e o por quê fazer. Os egressos, agora autores, já podem se considerar vitoriosos, pois demonstraram na prática o que pesquisaram: que o cooperativismo é possível, ainda que para editar um livro.” Wilson Roberto Lussari
Confira os artigos que compõem o livro
“Cooperativismo e Capitalismo: o papel das cooperativas avícolas”
Alba Regina Azevedo Arana
“As Cooperativas de Catadores de Resíduos Sólidos: um estudo sobre
as dificuldades de comercialização dos produtos na Cooperlix”
Catherine Prates Rosa
“O Cooperativismo na Educação: uma realidade a favor do desenvolvimento
da autonomia”
Ivan Márcio Gitahy Junior
“Cooperativas de Crédito: um estudo sobre a Credivale”
Leandra Marcele Baraldo
“O Papel das Cooperativas de Trabalho: uma terceira via?”
Marlon Erik Fernandes
“A Importância da Cooperativa de Crédito: um estudo sobre a Medcred”
Roberto Lucio
“Cooperativismo na Saúde: um estudo sobre a cooperativa Uniodonto de Presidente
Prudente”
Romildo dos Santos
“A Relação Cooperativa / Cooperado na Formação do Preço
do Leite”
Nelson Brandoliz Filho
Editora:
Macromidia
Páginas: 194 - 1ª Edição
Ano de edição: 2006
ISBN: 85-60526-00-5