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PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa, contendo no mínimo 500 e no máximo 3000 caracteres, sobre o tema “A necessidade de qualificação e inovação profissional da carreira para a superação das adversidades em tempos de pandemia”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Dê um título a sua redação.

Texto I

Conceito de Formação Continuada:
Processo educativo relacionado à educação profissional, científica e tecnológica, vinculado a políticas educacionais, que visa atender demandas de desenvolvimento pessoal, profissional e social, após a formação inicial, estimulando a construção permanente de novos saberes e práticas profissionais pelo indivíduo, por meio de atividades formativas, cursos de atualização, extensão, aperfeiçoamento, especialização, mestrado e/ou doutorado, oferecidos por instituições de educação.

Glossário dos instrumentos de avaliação externa. Ministério da Educação, 2019.

Texto II

A inovação disruptiva está associada às mudanças radicais, de ruptura com os paradigmas vigentes, gerando um novo patamar tecnológico onde se aplica, abrindo toda uma nova gama de possibilidades de desenvolvimento e novos ciclos de inovação incremental, visando sua sustentação no tempo. As inovações disruptivas são dramáticas, criando novas demandas, indústrias, mercados, aplicações e processos, econômicos ou sociais. Gera melhorias significativas, exponenciais, nos indicadores de desempenho ou qualidade onde se aplicam.

Jorge Audy. A inovação, o desenvolvimento e o papel da universidade (Estud. av. vol.31 n.90 São Paulo May/Aug. 2017).

Texto III

Mudanças no mundo do trabalho e aprendizagem continuada

- Profundas mudanças na sociedade, gerando novas demandas, novas carreiras profissionais, com formação mais abrangente e flexível, fim do emprego único, perspectivas de uma vida profissional com mudanças de carreira frequentes;
- Novo perfil dos estudantes, gerações digitais, globais, demandas por novos formatos de ensino e de aprendizagem;
- Complexificação dos problemas, com demandas por conhecimento diversos na busca das soluções para os desafios e problemas das empresas e da sociedade;
- Importância da capacidade de aprender a aprender, mais autonomia na aquisição de conhecimentos e na formação, necessidade crescente de educação continuada por toda a vida, visando manter a capacidade de renovação e adaptação às constantes mudanças.

Jorge Audy. A inovação, o desenvolvimento e o papel da universidade (Estud. av. vol.31 n.90 São Paulo May/Aug. 2017).

Texto IV


Disponível em: <https://br.freepik.com/home>. Acesso em 08 jan. 2021





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