CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste

Fies

O PROGRAMA

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar parte das mensalidades da graduação presencial de estudantes do ensino superior privado.

Vagas Remanescentes

O aluno que está regularmente matriculado em 2023.2 tem uma nova chance de se tornar beneficiário do FIES! O processo seletivo para vagas remanescentes do FIES, destinadas exclusivamente para estudantes matriculados na instituição, está com inscrições abertas de 17 a 30 de novembro.

Para participar, é preciso ter prestado o Enem a partir de 2010 (que não seja na condição de treineiro), ter obtido média das notas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação. Além disso, o interessado deve possuir renda familiar bruta mensal de até 3 salários-mínimos por pessoa e estar com a matrícula ativa em 2023.2 no curso, turno e local de oferta da vaga na instituição.

As inscrições podem ser feitas no site oficial do programa, clicando aqui. O resultado da classificação será divulgado no dia 30 de novembro e o candidato deve acompanhar sua inscrição no site do programa. Para consultar o regulamento completo, clique aqui.

QUERO SER ALUNO FIES

Como se inscrever?

O interessado deve acessar o sistema de inscrição do Fies, em período determinado em edital publicado pelo governo federal, e efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.

Quem pode se inscrever?

Poderá se inscrever no Fies o candidato que tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010, e tenha obtido média das provas igual ou maior que 450 pontos e nota superior a 0 na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa.

Quais os critérios de participação?

Ter concluído o Ensino Médio; ter participado do Enem (a partir da edição de 2010, exceto na condição de treineiro) com média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Qual o percentual de financiamento?

O percentual de financiamento varia entre 50% e 95% do valor das mensalidades do curso. Para o curso de Medicina existe, também, um limitador financeiro, chamado de teto de financiamento, de até R$60.000,00 por semestre. O que determina o percentual de financiamento para cada aluno é o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita.

Qual a documentação necessária?
  1. Comprovante do Fies impresso;
  2. Documento de identidade do candidato e do grupo familiar;
  3. Comprovante de estado civil do candidato e do grupo familiar;
  4. Comprovante de endereço;
  5. Comprovante de condição de moradia;
  6. Histórico escolar do Ensino Médio com declaração de conclusão;
  7. Carteira de trabalho;
  8. Comprovante de renda do candidato e do grupo familiar;
  9. Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física;
  10. Extrato bancário dos últimos 3 meses do candidato e do grupo familiar.

A lista completa de documentos aceitos para cada item pode ser acessada aqui.

Como funciona a lista de espera?

Primeiro, é importante ressaltar que o sistema do Fies classifica os candidatos inscritos em um determinado curso utilizando uma ordem decrescente, de acordo com a média da nota do Enem obtida.

Os inscritos no Fies que não foram pré-selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos em lista de espera. A vaga que não foi ocupada por um candidato pré-selecionado retorna para o sistema e o próximo candidato, que esteja na lista de espera, é pré-selecionado no lugar. Vale lembrar que os participantes da lista de espera, deverão, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção, na página oficial do Fies.

É preciso fazer o vestibular da Unoeste para concorrer ao Fies?

Não. O candidato ao Fies não precisa estar matriculado na Instituição para se inscrever no programa e nem mesmo realizar o vestibular após eventual classificação, pois a aprovação no programa já substitui o processo seletivo interno da Universidade.

JÁ SOU ALUNO FIES

Como é feita a renovação do financiamento?

A renovação do Fies é chamada de Aditamento de Renovação e deve ser feita a cada semestre letivo do estudante. O procedimento é feito de forma on-line através do site do Fies.

Primeiro, a instituição, por meio de sua CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento), responsável por fazer a gestão e acompanhamento do financiamento dos alunos, informa no Aditamento de Renovação o termo que o aluno está matriculado e o valor do semestre com desconto a ser cursado.

Inseridas essas informações, a CPSA faz a liberação para que o aluno realize a validação do Aditamento, através do site do programa. Caso o aluno identifique alguma informação divergente, deve entrar em contato com a CPSA para a correção. Depois de validar as informações do Aditamento, o aluno deve comparecer à CPSA para assinatura do Termo de Renovação.

Quando devo fazer a renovação?

O Aditamento de Renovação é feito a cada semestre letivo. O Fies disponibiliza as datas através de Editais para a instituição fazer a manutenção do financiamento. A CPSA sempre divulga os prazos dos Aditamentos para os alunos.

Não fiz o Aditamento, e agora?

O aluno deve sempre ficar atento aos prazos de validação dos Aditamentos de Renovação. Perder esse prazo pode acarretar à suspensão ou encerramento do financiamento. Quando o aluno perde o prazo do Aditamento, o Fies não faz os pagamentos do valor financiado, e o estudante deverá arcar com esses valores para dar continuidade aos estudos.

Como funciona o repasse de valores?

O Fies nunca financia 100% do valor da mensalidade do curso, mas entre 50% e 95%. Para o curso de Medicina existe, também, um limitador financeiro, chamado de teto de financiamento, de R$60.000,00 por semestre.

O repasse funciona de duas formas:

  • Parte financiada: a porcentagem da mensalidade que está sendo financiada pelo Fies é repassada para a universidade após a assinatura do contrato, no primeiro semestre de utilização do financiamento e a cada semestre letivo, sempre após a validação do Aditamento de Renovação.
  • Parte não financiada (coparticipação): o aluno paga para a Caixa no dia 15 de cada mês. O pagamento pode ser feito por boleto bancário ou débito em conta. Esse valor é identificado, geralmente, após 5 dias úteis.

O pagamento do financiamento começa imediatamente no mês subsequente ao do término do curso. Não existe carência.

Se a mensalidade do curso aumentar?

No período dos Aditamentos de Renovação, a CPSA informa o valor do semestre a ser cursado, já corrigidos com eventuais descontos de pontualidades e aumentos anuais. Esses reajustes anuais de mensalidade já estão previstos em cláusula contratual. O valor reajustado ocorrerá na parte financiada da mensalidade e na parte da coparticipação, de forma geral.

Posso integrar o valor da mensalidade com outro financiamento/bolsa?

Não. O Fies não é cumulativo com nenhum tipo de bolsa, desconto ou outro financiamento ofertado pela universidade.

O que pode causar o encerramento do financiamento?

O encerramento do Fies se dá pelos seguintes motivos:

  • Irregularidades na inscrição do Fies ou na documentação apresentada pelo estudante e/ou fiador(s).
  • Não conclusão dos Aditamentos de Renovação dentro dos prazos estabelecidos pelo programa.
  • Inadimplências nas coparticipações.
  • Conclusão do curso superior.
  • Solicitação do estudante.
  • Reprovas nas disciplinas do curso financiado também são passíveis de encerramento do Fies.
Posso trancar o curso e suspender o Fies?

Sim. O aluno Fies pode trancar o curso e suspender o financiamento enquanto o curso estiver trancado. O estudante pode, ainda, retornar para o curso e continuar a usufruir do financiamento, desde que obedecido o prazo de trancamento e suspensão do Fies, a ser informado pela instituição no ato de trancamento.

A suspensão do Fies e o trancamento do curso é válido para 1 semestre letivo. Caso o aluno não queira retornar aos estudos após esse prazo, terá que solicitar outro período de 1 semestre de suspensão do financiamento.

No total, podem ser feitas até 2 suspensões do Fies, sejam em semestres subsequentes, solicitadas uma por vez, ou em semestres alternados, sempre refazendo a solicitação.

O que é a CPSA?

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é responsável pela validação das informações prestadas pelos estudantes no ato da inscrição do Fies. Também é encarregada de dar início ao processo de renovação semestral (aditamentos) dos contratos de financiamento, acompanhando sua validação, o desempenho acadêmico dos alunos e os pagamentos das coparticipações.

Contato

Presidente Prudente: (18) 3229-1000
Demais localidades: 0800 7715533
WhatsApp: (18) 3229-2003

Alguma mensagem