Livros on-line
FonoaudiologiaAnatomy Atlases
This atlas is translated from the original atlas entitled "Handbuch der Anatomie des Menschen" which was published in 1841 in Leipzig, Germany. The author of this atlas was Professor Dr. Carl Ernest Bock, who lived from 1809-1874. Anatomy Atlases is an anatomy digital health sciences library that has been uniquely committed since 2006 and through its predecessors since 1995: To educate patients, healthcare providers, and students in a free and anonymous manner; For the purpose of improving patients' care, outcome, and lives; Using current, authoritative, trustworthy health information; While serving as a platform for research into the challenges facing world-wide information distribution.
1918 Edition: Gray’s Anatomy of the Human Body
THE TERM human anatomy comprises a consideration of the various structures which make up the human organism. In a restricted sense it deals merely with the parts which form the fully developed individual and which can be rendered evident to the naked eye by various methods of dissection. Regarded from such a standpoint it may be studied by two methods: (1) the various structures may be separately considered—systematic anatomy; or (2) the organs and tissues may be studied in relation to one another—topographical or regional anatomy.
Acesso aos serviços de saúde em Municípios da Baixada Santista
Este livro promove um encontro muitas vezes considerado banal entre a produção de conhecimentos por meio da pesquisa científica e as práticas de condução e gestão dos serviços de saúde do SUS. Banal porque muitas vezes tomado como natural, como se houvesse uma articulação linear entre o que se produz nos espaços de pesquisa e as necessidades de informações nos serviços de saúde para o aprimoramento da execução do trabalho das equipes, para a gestão das ações e serviços ou para o controle social. No entanto, longe de ser banal este encontro é a mediação das características, interesses e contextos de produção de dois processos diversos.
Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais
A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família. São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Aprimoramento em saúde coletiva: reflexões
Esta publicação tem um significado especial, pois registra uma conquista institucional, em que a tarefa de formar recursos humanos em saúde coletiva para os serviços de saúde e para a pesquisa deixou de ser meta da direção do Instituto de Saúde e passou a ser incorporada pelo conjunto de pesquisadores mobilizados pela Comissão de Aprimoramento. A história do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) – promovido pela Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e desenvolvido no Instituto de Saúde (IS) – é marcada por diferentes formas de condução, em vinte anos de existência.
As Ações Judiciais no SUS e a Promoção do Direito à Saúde
Temos a satisfação de apresentar este volume que integra a coleção Temas em Saúde Co-letiva - uma publicação do Instituto de Saúde, agora já em sua 10ª edição temática. A obra que inicialmente abarcaria as transcrições do Seminário realizado em São Paulo em 8 de maio de 2009, com o título “As ações judiciais no SUS e a promoção do direito a saúde”, ganhou corpo e consistência com a inclusão de textos redigidos pelos palestrantes especialmente para complementar e ampliar o que consta nas transcrições das falas apresentadas naquela ocasião. Temos em mãos, portanto, uma obra completa, a qual trás, além da transcrição dos debates ocorridos no Seminário, textos escritos especialmente para este livro.
Avaliação de Tecnologias de Saúde & Políticas Informadas por Evidências
Este livro contém 24 capítulos distribuídos em sete seções, cujos conteúdos foram escritos por vários autores que se dispuseram a colaborar sem remuneração, e a maioria deles atua em instituições-membros da REBRATS e ou da EVIPNet Brasil.
CONDUTAS DE BOAS PRÁTICAS E INTEGRIDADE EM PESQUISA CIENTÍFICA
Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha disso omitida.
Diretrizes Metodológicas
O projeto de elaboração das Diretrizes Metodológicas para Pareceres Técnico-Científicos foi pactuado com o Grupo de Trabalho Permanente de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação (GT-ATS/CCTI/ MS), constituindo o Grupo de Trabalho de especialistas em ATS e Medicina Baseada em Evidências para elaboração deste documento. Após a apresentação da proposta no GT-ATS foram realizadas diversas atividades, tendo lugar a primeira reunião para a elaboração de Diretrizes Metodológicas para Pareceres Técnico-Científicos, em 27 de abril de 2006
Espiritualidade no cuidado com o paciente
Este livro propicia um pequeno curso para profissionais interessados em identificar e apontar as necessidades espirituais dos pacientes. É um guia para médicos, estudantes de medicina, residentes e para estudantes em outras áreas de saúde. O livro é destinado a médicos que desejam saber como integrar espiritualidade na prática clínica de uma forma efetiva, sensata e ao mesmo tempo sensível. Enfermeiros e capelães também podem achar úteis as informações neste livro, já que os mesmos interagem com médicos, outros profissionais de saúde e administradores hospitalares.
Fonoaudiologia
Este material foi elaborado pela necessidade do Conselho Federal de Fonoaudiologia em esclarecer aos fonoaudiólogos aos profissionais da saúde o que o profissional da Fonoaudiologia faz, onde trabalha e de que forma atua. A partir de agora, a Fonoaudiologia tem este guia como referência da ocupação do fonoaudiólogo no Brasil.
FONOAUDIOLOGIA EM CANCEROLOGIA
Como demonstram os diversos dados epidemiológicos disponíveis no país, o contigente de pacientes acometidos por neoplasias da região da cabeça e pescoço, ou que são terapeuticamente mutilados nessa topografia, é bastante grande. A necessidade de reabilitálos para as funções respiratórias, fonatórias e de deglutição é clara e acaba gerando uma demanda crescente para fonoaudiólogos capacitados a exercer essa tarefa. Poucos, no entanto, são os cursos de fonoaudiologia que durante a graduação preparam o aluno para essa função específica. Nesse contexto, e sem dúvida nenhuma, também em função da seriedade e do profissionalismo dos membros do Comitê, os Encontros acabaram se tornando um dos mais respeitáveis eventos fonoaudiológicos do país. A publicação que ora apresentamos demonstra essa afirmação. Contendo artigos extraídos de apresentações realizadas em vários dos Encontros, Fonoaudiologia em Cancerologia é publicação que há muito vem sendo aguardada pela comunidade fonoaudiológica.
Fonoaudiologia no primeiro ciclo de vida
Este livro surgiu pela necessidade de formar alunos direcionando a atuação fonoaudiológica de forma generalista junto ao primeiro ciclo de vida do indivíduo. Buscando assim formar profissionais em uma perspectiva generalista, humanística, critica e reflexiva. A proposta desse livro é de envolver colaboradores em diferentes níveis de formação.
Guia alimentar: para crianças menores de 2 anos
A alimentação e nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças brasileiras. Mais do que isso, são direitos humanos fundamentais, pois representam a base da própria vida. Esta publicação é mais uma contribuição do Ministério da Saúde para a materialização desse direito. Destina-se à capacitação técnica dos diversos profissionais que atuam no campo da alimentação infantil, principalmente os profissionais nutricionistas e as Equipes de Saúde da Família.
Manual de Cuidados Paliativos
O programa é uma ferramenta de política pública de saúde, financiada com recursos de isenção fiscal concedida para hospitais filantrópicos com excelência reconhecida pelo Ministério da Saúde, como é o caso do SírioLibanês. Dessa forma, o programa permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde, enquadrados em áreas específicas, por conta do uso otimizado de sua capacidade técnica e conhecimento.
Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano
Este manual tem como objetivo criar sinais para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS, melhorando o ensino e a aprendizagem neste campo do conhecimento.
Novo Tratado de Fonoaudiologia
Este Novo Tratado de Fonoaudiologia vem com editora nova, visual novo, capítulos novos, alguns revisados e outros tradicionais, que foram mantidos para ficar na história. A partir de agora, convidamos o leitor a retomar a leitura de temas emblemáticos da Fonoaudiologia, divididos em quatro grandes tópicos: audiologia clínica, audiologia educacional, motricidade orofacial e disfagia orofaríngea, e voz e reabilitação fonoaudiológica nos casos oncológicos de cabeça e pescoço. Nossa meta não se esgota aqui: além da busca de conhecimento, do avanço tecnológico e das descobertas da ciência que sempre povoarão e instigarão nossas mentes inquietas, há de se registrar e pontuar cada etapa do processo vivido, torná-lo histórico. E este momento é mais que histórico: junto com o término desta terceira edição, comemoram-se os 100 anos do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o que já é uma grande festa, e os 40 anos de seu Setor de Fonoaudiologia, onde já atendemos a um sem-número de usuários de uma população certamente merecedora da nossa incessante busca pelo saber. Obs: disponível para baixar o PDF.
PRINCÍPIOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA EM FONOAUDIOLOGIA
Com o objetivo de divulgar e promover o debate sobre as perspectivas multidisciplinares em Fonoaudiologia, vivenciadas nestes mais de 24 anos de criação do Curso de Fonoaudiologia e 3 anos do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília-SP, organizamos este livro com a pretensão de apresentar à comunidade científica fonoaudiológica e afins as contribuições mais peculiares de cada um dos docentes do Curso que participam dessa obra.
Redes de produção de saúde
O Ministério da Saúde tem reafirmado o HumanizaSUS como política que atravessa as diferentes ações e instâncias do Sistema Único de Saúde, englobando os diferentes níveis e dimensões da Atenção e da Gestão. A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS aposta na indissociabilidade entre os modos de produzir saúde e os modos de gerir os processos de trabalho, entre atenção e gestão, entre clínica e política, entre produção de saúde e produção de subjetividade. Tem por objetivo provocar inovações nas práticas gerenciais e nas práticas de produção de saúde, propondo para os diferentes coletivos/equipes implicados nestas práticas o desafio de superar limites e experimentar novas formas de organização dos serviços e novos modos de produção e circulação de poder.
Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil
Adotar medidas para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis, como recomendado na Reunião de Cúpula em Favor da Infância (Nova York, 1990) e na Conferência Internacional de Nutrição (Roma, 1992), significa garantir um direito da população e cumprir uma obrigação do Estado. O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social. Uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde, a partir de 1984, visando a incrementar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde na atenção à criança, foi a de priorizar cinco ações básicas de saúde que possuem comprovada eficácia (promoção do aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunizações, prevenção e controle das doenças diarréicas e das infecções respiratórias agudas). Tais ações devem constituir o centro da atenção a ser prestada em toda a rede básica de serviços de saúde. E, nesse sentido, o Ministério da Saúde estabeleceu normas técnicas, definiu instrumentos operacionais e promoveu a capacitação de recursos humanos.
Tópicos em fonoaudiologia ll: abordagens em ciência fonoaudiológicas
Este livro foi organizado com intuito de apresentar as diversas intervenções realizadas pelo profissional fonoaudiólogo por meio de estudo e revisão bibliográfica. Este livro tem o objetivo de contribuir para a formação de futuros profissionais e bem como aqueles que estão na profissão.