CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Engenharia de Produção- Presencial e EAD


[Voltar para Áreas]



A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros

A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros

Os conceitos e aplicações da ergonomia estão em constante discussão no âmbito acadêmico, caracterizando um corpus de conhecimento de grande expressividade para a própria ciência ergonômica e demais áreas tecnológicas correlatas, a saber: engenharias, design, arquitetura, e outras. Entre as demandas para ampliar as análises em torno dessa disciplina apresenta-se sua evolução histórica, a qual está completa de controvérsias e discussões. De fato, há ainda uma grande dificuldade em relatar suas etapas históricas dentro do âmbito geográfico e a participação de seus precursores nessas fases. Assim, o propósito dessa coletânea foi o de reunir os estudos realizados pelos alunos da linha de pesquisa ergonomia, associados ao Laboratório de Ergonomia e Interfaces - LEI, no Programa de Pós-graduação em Design - PPGDesign, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, e apresentar subsídios para ampliação da discussão e reflexão evolutiva da ergonomia. Os primeiros capítulos relatam os precursores da ergonomia, com destaque para Leonardo da Vinci e seus estudos na área da anatomia; Bélidor, Patissier e suas contribuições para a organização do trabalho; o Taylorismo e os aspectos da organização científica do trabalho, bem como a contribuição de Jules Amar nesse âmbito. Os demais capítulos abordam a origem e evolução da ergonomia na Europa, na Rússia (ex URSS), Estados Unidos da América, América Latina e Brasil, com ênfase a criação de laboratórios e associações não governamentais. De modo geral, os estudos ora apresentados preenchem lacunas ainda existentes dentro da ergonomia e procuram estabelecer um elo de ligação para a continuidade futura das pesquisas na área.

[ Acessar Conteúdo x]

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura

Este estudo visa retratar a situação do Brasil de forma a avaliar os avanços obtidos e os desafios que devem ser enfrentados para se atingir as metas do ODS 2.Buscou-se analisar os principais indicadores do país capazes de demonstrar o esforço brasileiro para a superação da fome e a promoção da agricultura sustentável, apresentando programas e políticas públicas que tenham contribuído para esses resultados.

[ Acessar Conteúdo x]

Administração da Produção (Operações Industriais e de Serviços)

Administração da Produção (Operações Industriais e de Serviços)

A primeira parte deste livro apresenta os fundamentos das operações da produção. A segunda está ligada ao projeto dos sistemas de produção. A terceira abrange assuntos relacionados ao planejamento da operação e ao controle dos sistemas produtivos de organizações já estruturadas. A quarta parte é reservada para os assuntos relacionados à gestão da qualidade em sistemas produtivos. E a quinta parte deste livro é composta por três capítulos que tratam, especificamente, da classificação de materiais, dos estoques cíclicos e dos estoques se segurança.

[ Acessar Conteúdo x]

Brasil sem industrialização: a herança renunciada

Brasil sem industrialização: a herança renunciada

Nos dias de hoje a economia dos serviços, sem a presença da industrialização, tem reproduzido o subdesenvolvimento, como nos países cujas ocupações em expansão não oferecem um horizonte decente e sustentável de futuro justo e democrático a todos. Mesmo nas indústrias de tecnologia das informações e comunicações, os empregos disponíveis são de pequena monta e parcela ainda precários, o que indica o quanto o tema da industrialização segue sendo central para qualquer país que almeja o desenvolvimento.

[ Acessar Conteúdo x]

Cálculo Numérico Aplicado à Engenharia Elétrica com Matlab

Cálculo Numérico Aplicado à Engenharia Elétrica com Matlab

Assim, apresenta-se aqui um livro de cálculo numérico aplicado à engenharia elétrica e as suas principais técnicas numéricas. Neste contexto, não serão tratados em profundidade as teorias de cada método, sua origem ou a sua validação matemática. O objetivo é dotar o leitor de conhecimento suficiente para entender a natureza do seu problema, e assim o sendo, que ele possa escolher e aplicar um método numérico apto a sua resolução. O livro é organizado por capítulos, onde cada um trata de uma natureza de problemas dentro da engenharia elétrica. Cada capítulo possui: apresentação de um problema; apresentação da sua solução analítica ou a explicação do por que ela não é possível; debate sobre método(s) numérico(s) que o resolva; apresentação da resolução do problema pelo método numérico escolhido; justificativa se a solução.

[ Acessar Conteúdo x]

Ciência, tecnologia e inovação: desafio para a sociedade brasileira

Ciência, tecnologia e inovação: desafio para a sociedade brasileira

O Livro Verde da Ciência, Tecnologia e Inovação, que apresento, resulta de amplo debate, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, acerca do papel do conhecimento e da inovação, na aceleração do desenvolvimento social e econômico do País. Ao resgatar a trajetória da Ciência e Tecnologia brasileira e estimular a reflexão sobre seu futuro, o Livro Verde traz à luz os sólidos alicerces em que se fundam seus avanços contemporâneos. Explicita, sobretudo, valiosos elementos da visão estratégica que hoje orienta a sustentação e a ampliação do esforço nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como condição necessária de desenvolvimento, bemestar, justiça social e de exercício da soberania.

[ Acessar Conteúdo x]

Código de ética profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia

Código de ética profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia

A ética acompanha o cotidiano dos profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. É inadmissível que esta prática deixe de fazer parte da nossa rotina, considerando que já a nossa formadora Lei nº 5.194/1966 definia o caráter social das nossas atividades. Assim, obras e serviços oferecidos pelos profissionais do Sistema Confea/Crea promovem os princípios éticos, estabelecidos, desde 1971, neste Código de Ética, cuja última atualização remete já a 2002, por meio de nossa, por todos conhecida, Resolução 1002.

[ Acessar Conteúdo x]

Conceito de ética na contemporaneidade segundo Bauman

Conceito de ética na contemporaneidade segundo Bauman

Um dos objetivos do livro é o de verificar até que ponto as influências intelectuais recebidas por Zygmunt Bauman no começo de sua carreira contribuíram para o desenvolvimento de sua teoria sobre a ética e a moral no mundo contemporâneo, eivada de críticas ao pós-modernismo e hoje considerada uma das grandes referências sobre o assunto. Sociólogo e filósofo polonês nascido em 1925 que se notabilizou por seu marxismo de vanguarda (devido ao qual teve de deixar a Universidade de Varsóvia em 1968 e a sua obra foi proibida naquele país), Bauman é também conhecido por sua prodigiosa produção intelectual, nas quais se destacam as análises das ligações entre a modernidade e o holocausto e o consumismo pós-moderno. Para o autor, foram os círculos neomarxistas de Varsóvia que forneceram a Bauman as matrizes críticas que, pouco a pouco, o levariam a desenvolver a ideia de que a perspectiva "pós-moderna" da ética está introduzindo uma concepção de moralidade bem diversa da ortodoxa, e que se tornou referenciada por elementos exteriores ao sujeito moral - de acordo com o livro, uma verdadeira ironia, nesses tempos de proclamação da autonomia e liberdade do indivíduo, característica também central do ideal iluminista. Assim, hoje, para Bauman, a referência para a ação moral, em tese baseada nas concepções do direito natural racional, ao invés de proclamar e reafirmar a autonomia do indivíduo diante das normas das instituições, nada mais faria do que reforçar a sua dependência de parâmetros externos advindos de outras fontes, impossibilitando a reflexão e a decisão próprias do sujeito moral.

[ Acessar Conteúdo x]

Conformação Mecânica de Múltiplos estágios

Conformação Mecânica de Múltiplos estágios

Este livro visa dar uma contribuição aos alunos de cursos técnicos e de graduação dos Institutos Federais e Universidades voltados para à fabricação mecânica. Inicialmente conceitos e tipos de conformação são apresentados. Em seguida são explanados assuntos relacionados aos equipamentos, ao processo, às ferramentas de conformação e seus mecanismos de falhas. São abordados assuntos práticos relacionados ao projeto da sequência de conformação de componentes através de equipamentos de múltiplos estágios. A abordagem se baseia na teoria de cálculos simplificados, porém não menos precisos a fim de facilitar a compreensão do público interessado na área de conformação mecânica. São mostrados exemplos de cálculos de sequências de conformação e noções sobre a contribuição da simulação computacional por elementos finitos. Espera-se que este livro possa contribuir com a disseminação do estrito conhecimento em projetos de conformação mecânica de múltiplos estágios e que possibilite o maior interesse por esta área que representa o processo de fabricação mais utilizados na produção de componentes no mundo.

[ Acessar Conteúdo x]

Controle de Qualidade Total

Controle de Qualidade Total

Nesta nossa viagem iremos percorrer caminhos e parar por estações como: Princípios da Qualidade, Gestão e Planejamento e algumas Ferramentas da Qualidade, e passo a passo você irá se familiarizar com o tema e aprender técnicas para aplicar em suas atividades. Vamos falar também um pouquinho dos “clientes”, que são a razão da existência das empresas. Não somente os consumidores, mas você também conhecerá o cliente interno, elemento importantíssimo na colaboração do sucesso de qualquer organização. O que eles esperam e como atender suas necessidades. E ao final iremos conhecer um pouquinho algumas ferramentas, informações e técnicas para a qualidade pessoal.

[ Acessar Conteúdo x]

Da produção ao consumo - impactos socioambientais no espaço urbano

Da produção ao consumo - impactos socioambientais no espaço urbano

O livro discute e estimula reflexões de como as relações de consumo podem comprometer a qualidade de vida, a justiça social e a sobrevivência do planeta. Aborda os impactos socioambientais das ações do homem nas esferas da produção, circulação e consumo, alertando para a necessidade de se adotar um uso mais sustentável do meio ambiente. Nos vários textos constantes da obra, as cidades são vistas como materialidade das mudanças socioambientais, onde todas as relações sociais de produção devem ser enfocadas em sua totalidade. Entre os temas tratados, merecem destaque: a industrialização, o incentivo ao consumo e ao descarte descontrolado de materiais e as disparidades entre o superconsumo e o subconsumo, a dialética global/local, as alterações climáticas, o planejamento e as políticas públicas. Estas diferentes questões são analisadas sob perspectivas diversas, o que demonstra a amplitude da problemática da produção, circulação e consumo e seus impactos na atualidade.

[ Acessar Conteúdo x]

Desenhos Técnico no Contexto das Engenharias

Desenhos Técnico no Contexto das Engenharias

A arte de representar um objeto ou fazer sua leitura por meio do desenho técnico é tão importante quanto à execução de uma tarefa. Esse fato é devido que o desenho tem a necessidade de fornecer todas as informações precisas e necessárias para a construção de uma peça/produto. Visando abordar a maioria dos assuntos relativos ao desenho técnico de forma sucinta, porém completa em uma disciplina de cursos de graduação compostas de 45 a 60 horas, esta apostila foi elaborada. A experiência de 20 anos nesta área, tanto atuando como profissional do ramo de engenharia mecânica, como professor universitário, capacitaram os autores a construir um material que propiciasse tal dinâmica de aprendizagem.

[ Acessar Conteúdo x]

Design coletivo: grupos, movimentos e escolas do moderno ao contemporâneo

Design coletivo: grupos, movimentos e escolas do moderno ao contemporâneo

Design coletivo apresenta, ao longo da história do design, entre 1800 e 1990, as escolas, os movimentos e os grupos com propostas interdisciplinares, atuação conjunta e colaborativa entre as áreas do artesanato, da arte, do design, da arquitetura, da engenharia e de outros segmentos, como moda, estamparia, joalheria, espaços interiores e urbanos, sem separações, preconceitos ou corporativismos. Conhecer a atuação interdisciplinar, a somatória do conhecimento de diversas áreas na concepção, na criação e na produção que constituem um novo objeto, comum a todos os envolvidos, nos leva a perceber a essência do design e as bases do design moderno e contemporâneo. A pesquisa histórica reunida neste livro é parte dos resultados do doutorado da autora, à qual foi somada a vivência de mais de trinta anos nas salas de aula nos cursos de graduação e pós-graduação em design, fato que a levou a perceber a necessidade de comprovar que a ação coletiva, colaborativa e interdisciplinar existe no design há muito tempo, por várias gerações e entre diversas culturas.

[ Acessar Conteúdo x]

Desindustrialização na economia brasileira no período 2000-2011

Desindustrialização na economia brasileira no período 2000-2011

Em países em estágios intermediários de desenvolvimento, como é o caso do Brasil, a indústria de transformação é fundamental para incrementar indicadores econômicos e sociais. Afinal a manufatura, com sua característica de demandar inúmeros bens e serviços, tem capacidade de movimentar e acelerar o crescimento de diversos setores, além de possuir, por sua própria natureza, a faculdade de inovar, inventar e difundir tecnologia. Por tamanha importância, o setor manufatureiro é um dos focos principais de estudos econômicos em todo o mundo, à medida que sua participação no Produto Interno Bruto dos países é sempre um indicador do potencial de geração de emprego e desenvolvimento social. Tomando como base o desempenho da indústria brasileira nos anos 2000, o economista Paulo César Morceiro questiona se está em curso um processo de desindustrialização e de que tipo, como se manifesta e quais são suas causas e consequências mais significativas para a economia do país. O autor demonstra, então, que há sim um novo e não desprezível processo de desindustrialização no Brasil, reiniciado em 2005 e aprofundado no triênio 2009 a 2011. Paulo Morceiro qualifica a desindustrialização como precoce e nociva ao desenvolvimento, uma variante patológica do processo de desenvolvimento socioeconômico "normal" verificado em alguns países desenvolvidos. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

[ Acessar Conteúdo x]

Enade Comentado: Engenharia de Produção – volume 1

Enade Comentado: Engenharia de Produção – volume 1

Hoje o momento da avaliação é visto como a renovação do ciclo de trabalho, reavaliação das metas de melhoria, oportunidade para superar as adversidades e promover o contínuo melhoramento. Precisamos disso como profissionais e estudantes, mas, em sentido mais amplo, nossa nação precisa disso como parte integrante de sua cultura, talvez de uma forma e com uma intensidade que nunca antes pudemos perceber. Aqui temos uma grande chamada, não para correr ameaçados por uma avaliação, mas para a olharmos de frente e a usarmos de forma responsável como um aliado, um instrumento direcionador de esforços para aprimorarmos os celeiros de jovens engenheiros que assumirão as lideranças de nossas organizações. A obra organizada pelos profs. Tiago Gontijo, Andressa Azevedo e Alexandre Rodrigues coroa este momento do processo e serve como um forte convite à toda a comunidade acadêmica da Engenharia de Produção para tomar este mesmo rumo de excelência.

[ Acessar Conteúdo x]

Engenharia de Produção: Gestão de Qualidade, Produção e Operações

Engenharia de Produção: Gestão de Qualidade, Produção e Operações

A Engenharia de Produção é uma área que segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção tem como competência o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção dos sistemas produtivos em geral, especificando, prevendo e avaliando os resultados. Esta obra constitui-se em uma coletânea que integra diversos trabalhos de pesquisa relevantes que se destacaram por suas discussões dentro desta importante área de estudo por pesquisadores de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Que poderão servir como uma relevante fonte de pesquisa a ser utilizada no embasamento de novos projetos de pesquisa, ideias ou trabalhos finais. Por fim, agradecemos aos autores pelas suas contribuições, empenho, disponibilidade e dedicação na construção desta importante obra.

[ Acessar Conteúdo x]

Engenharia de Produção: Gestão de Qualidade, Produção e Operações - Volume 2

Engenharia de Produção: Gestão de Qualidade, Produção e Operações - Volume 2

A Engenharia de Produção é uma área que segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção tem como competência o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção dos sistemas produtivos em geral, especificando, prevendo e avaliando os resultados. Esta obra constitui-se em uma coletânea que integra diversos trabalhos de pesquisa relevantes que se destacaram por suas discussões dentro desta importante área de estudo por pesquisadores de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Que poderão servir como uma relevante fonte de pesquisa a ser utilizada no embasamento de novos projetos de pesquisa, ideias ou trabalhos finais.

[ Acessar Conteúdo x]

Engenharia de Produção: Paradigmas e Aplicabilidades no Setor Produtivo

Engenharia de Produção: Paradigmas e Aplicabilidades no Setor Produtivo

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes.

[ Acessar Conteúdo x]

Engenharia de Produção: Planejamento e Controle da Produção em Foco - Volume 1

Engenharia de Produção: Planejamento e Controle da Produção em Foco - Volume 1

A Engenharia de Produção é uma área que segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção tem como competência o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção dos sistemas produtivos em geral, especificando, prevendo e avaliando os resultados. Esta obra constitui-se em uma coletânea que integra diversos trabalhos de pesquisa relevantes que se destacaram por suas discussões dentro desta importante área de estudo por pesquisadores de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Que poderão servir como uma relevante fonte de pesquisa a ser utilizada no embasamento de novos projetos de pesquisa, ideias ou trabalhos finais.

[ Acessar Conteúdo x]

Engenharia de Produção: Planejamento e Controle da Produção em Foco - Volume 2

Engenharia de Produção: Planejamento e Controle da Produção em Foco - Volume 2

A Engenharia de Produção é uma área que segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção tem como competência o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção dos sistemas produtivos em geral, especificando, prevendo e avaliando os resultados. Esta obra constitui-se em uma coletânea que integra diversos trabalhos de pesquisa relevantes que se destacaram por suas discussões dentro desta importante área de estudo por pesquisadores de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Que poderão servir como uma relevante fonte de pesquisa a ser utilizada no embasamento de novos projetos de pesquisa, ideias ou trabalhos finais.

[ Acessar Conteúdo x]

Engenharia de Produção: Tecnologia e Inovação em Pesquisa

Engenharia de Produção: Tecnologia e Inovação em Pesquisa

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes.

[ Acessar Conteúdo x]

Engenharia de Produção: Tecnologia e Inovação em Pesquisa - Volume 2

Engenharia de Produção: Tecnologia e Inovação em Pesquisa - Volume 2

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes.

[ Acessar Conteúdo x]

Engenharia de Produção: teoria, prática e ciência

Engenharia de Produção: teoria, prática e ciência

A reunião de alguns trabalhos desenvolvidos na UFRB, no âmbito do curso de Engenharia de Produção, localizado no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana – BA, e divulgados nesta obra, demonstram quão rica é a área de Engenharia de Produção. Mais do que garantir a eficiência produtiva, o profissional que se predispõe a percorrer este caminho, possui características multidisciplinares que o distingue no mercado, moldando diferenciais relacionados à capacidade criativa, gestão e desenvolvimento organizacional, resolução de conflitos, interação social, preocupação com a vida, dentre outros. Os textos aqui selecionados reforçam essas características, pois discutem temas como desenvolvimento de produtos, reestruturação de processos, participação feminina na área de engenharia, inovação, formação acadêmica (ensino, pesquisa e extensão), além de destacar a importância do Engenheiro de Produção em momentos inusitados, como o que estamos vivenciando por conta da pandemia causada pelo coronavírus. Desta forma, convido-os a conhecer ou se aprofundar um pouco mais nesta instigante, e dinâmica carreira profissional, que aliada ao desenvolvimento tecnológico, vai estar sempre focada em busca de soluções para os mais diversos campos de atuação.

[ Acessar Conteúdo x]

Engenharia de Produção: tópicos e aplicações

Engenharia de Produção: tópicos e aplicações

Este livro é a segunda publicação elaborada pelo Núcleo de Pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional da Universidade do Estado do Pará (NUPAD). O objetivo principal deste núcleo é atuar na comunidade acadêmica como um veículo de produção, pesquisa, assessoramento técnico-científico e publicações dos grupos de pesquisas relacionados com os eixos tecnológicos do desenvolvimento regional; facilitando a consolidação de um ambiente mais propício ao desenvolvimento de pesquisas - e difusão dos resultados gerados. Desde sua criação, no ano de 2008, o NUPAD vem executando ações planejadas para o desenvolvimento de estudos e programas de formação profissional para docentes e pesquisadores de distintas áreas do conhecimento: Engenharia de Produção, Design, Tecnologia Agroindustrial, Gestão do Conhecimento e Meio Ambiente. Dentre as atividades do NUPAD, destaca-se o desenvolvimento de ações direcionadas à abertura de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu nas áreas de Engenharia e Meio Ambiente na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

[ Acessar Conteúdo x]

Essa PET é PANC: proposta de uma sequência didática com plantas alimentícias não convencionais - guia de orientações didáticas

Essa PET é PANC: proposta de uma sequência didática com plantas alimentícias não convencionais - guia de orientações didáticas

Este guia de orientações didáticas surgiu da pesquisa denominada Essa PET é PANC: explorando o potencial das plantas alimentícias não convencionais na horta escolar para uma alimentação adequada e saudável nos anos iniciais do ensino fundamental. A obra baseou-se na elaboração de uma sequência didática para o Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFICIAMB) da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP). O principal objetivo desta guia é enriquecer as discussões em torno dos conceitos de alimentação adequada e saudável, focalizando nas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e sua aplicação na horta escolar. Essa abordagem visa oferecer ao corpo docente diretrizes para um trabalho pedagógico enriquecedor, promovendo não apenas o entendimento sobre as PANC, mas também resgatando valores culturais relacionados ao consumo consciente e responsável, ao mesmo tempo em que se destaca a alta densidade nutricional dessas plantas, sem necessidade de investimentos substanciais. Desse modo, almeja-se contribuir para uma aprendizagem significativa por parte dos estudantes, além de fornecer sugestões concretas para a incorporação desses temas nas aulas e, potencialmente, inseri-las na merenda escolar.

[ Acessar Conteúdo x]

Gestão da Produção: Conceitos, Análises e Práticas Contemporâneas

Gestão da Produção: Conceitos, Análises e Práticas Contemporâneas

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes.

[ Acessar Conteúdo x]

Guia de fontes de Informação para Startups

Guia de fontes de Informação para Startups

Este Guia de Fontes de informação para startups é resultante do trabalho desenvolvido no Serviço de Biblioteca “Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes”, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), da Universidade de São Paulo, viabilizado por meio do 3º. Edital Santander/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. O principal objetivo é indicar fontes de informação específicas, qualificadas e sistematizadas para uso de startups criadas e/ou instaladas no município de São Carlos – SP e aos demais interessados nessa temática. O Guia também é relevante àqueles que pretendem criar uma startup. Organizado por tipos de fontes, o Guia reúne vasto material de livre acesso e também documentos disponíveis para acesso na Biblioteca da EESC/USP. Inicia com a indicação de legislação brasileira pertinente; passa por revistas, livros e teses/dissertações e relatórios técnicos; chega ao rádio e televisão; permeia os buscadores web e as mídias sociais; chega às fontes de fomento e financiamento público e privado, além de apresentar os portais de governo, universidades, empresas e associações voltadas para essa área de interesse. Para finalizar, o Guia traz uma relação das startups instaladas em São Carlos até agosto de 2018. Os dados foram obtidos a partir de buscadores na Internet e em redes sociais profissionais.

[ Acessar Conteúdo x]

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

O objetivo deste trabalho é analisar como o processo de inovações tecnológicas é tratado pela Teoria dos Sistemas Complexos. A abordagem neoclássica tradicional, ao partir de pressupostos bastante restritivos sobre os agentes e os mercados, não é capaz de fornecer explicações plausíveis aos vários problemas econômicos da vida real. Ao desconsiderar a dinâmica dos fenômenos econômicos, essa abordagem foi incapaz de incorporar os aspectos do processo de inovação e mudança tecnológica. A abordagem evolucionária, nesse sentido, ao considerar a racionalidade limitada, incerteza e heterogeneidade presente em ambientes que exibem inovação, foi capaz de fornecer um tratamento mais próximo da realidade. A inovação é, então, entendida como uma mudança descontínua que altera as condições estruturais gerando desenvolvimento, progresso e evolução no sistema. Já abordagem dos sistemas complexos, ao apresentar um arcabouço não reducionista e que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, concebe a economia como um sistema composto por agentes heterogêneos que interagem entre si. Apesar do ambiente de incerteza nas decisões tomadas, os agentes procuram se adaptar às informações recebidas do meio e se auto-organizarem gerando com isso novos padrões de auto-ordenamento e estruturas emergentes. A modelagem, nesse sentido, tem por principal objetivo descobrir as propriedades emergentes resultantes da interação entre os agentes no sistema. Por fim chega-se a conclusão de que as inovações tecnológicas apresentaram resultados mais satisfatórios e mais condizentes quando analisadas dentro dessa perspectiva agent-based.

[ Acessar Conteúdo x]

Introdução à estratégia de produção

Introdução à estratégia de produção

A definição da Estratégia de Produção de uma empresa é um tópico que tem estado cada vez mais presente na agenda de engenheiros de produção e administradores. A importância desse assunto se deve ao fato de que todas as decisões gerenciais relativas à produção estão (ou deveriam estar) diretamente relacionadas com a estratégia competitiva da organização. Assim, a estratégia de produção atuaria como um elo que vincula a estratégia competitiva à gestão do sistema de produção. Embora esse elo seja muitas vezes negligenciado nas empresas, no meio acadêmico já existe um certo consenso de que a forma pela qual as operações são gerenciadas no dia-a-dia depende do direcionamento estratégico do sistema de produção.

[ Acessar Conteúdo x]

Introdução à gestão da mudança em organizações

Introdução à gestão da mudança em organizações

Este livro tem caráter didático e introdutório sobre os conceitos básicos de Gestão da Mudança e Inovação. Neste livro, o objetivo é propor um material de leitura fácil, rápida e clara que possibilite aos leitores um primeiro contato com a temática e os instigue pela busca de aprofundamento e mais materiais sobre a temática. O livro é direcionado a alunos de graduação para cursos de Administração, Engenharia de Produção e cursos afins. Alunos de MBA que tenham como parte presente de seu aprendizado, ou interesse, questões relacionadas à Gestão da Mudança e Inovação, poderão beneficiar-se da leveza do material e facilidade em compreender os conceitos e práticas. Executivos e profissionais de empresas (qualquer tamanho ou setor) poderão contextualizar seus desafios de mudança e inovação ao se introduzirem na temática do livro. Por fim, alunos de pós-graduação stricto sensu podem usar o material como leitura introdutória para seus cursos mais aprofundados de Gestão da Mudança e da Inovação.

[ Acessar Conteúdo x]

Logística: Contribuições para Melhorias na Produção e nos Resultados

Logística: Contribuições para Melhorias na Produção e nos Resultados

Esta obra surgiu a partir de um esforço colaborativo entre professores, estudantes, pesquisadores e mesmo pessoas que atuam na Logística, com contribuições positivas para o desenvolvimento dessa área de suma importância na produção. O maior objetivo é integrar ações interinstitucionais regionais e nacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas de interesse. A Logística é uma atividade importante em todos os negócios produtivos, pois envolve o planejamento, o controle eficiente do fluxo de produtos, a armazenagem dos mesmos e muitos outros serviços, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, visando atender necessidades dos consumidores. A Logística Reversa, por sua vez, vai além, pois foca o retorno dos produtos da pós-venda e do pós-consumo ao ciclo produtivo, considerando aspectos econômicos, sociais, ecológicos, legais entre outros, com condições de agregar valor por meio de serviços prestados. Outro aspecto relevante é a condição que a Logística Reversa tem de contribuir efetivamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos possa ser implementada em toda sua abrangência, possibilitando um menor prejuízo ao meio ambiente. Dentro da linha de impactos ao meio ambiente, um dos trabalhos refere-se à Economia Circular, uma forma alternativa de produção que considera a capacidade de regeneração do planeta e outros aspectos importantes, e que depende consideravelmente da Logística e da Logística Reversa para atingir resultados mais consistentes.

[ Acessar Conteúdo x]

Metodologia da pesquisa científica e produção de textos para engenharia

Metodologia da pesquisa científica e produção de textos para engenharia

Este livro foi elaborado para atender às necessidades dos alunos de graduação de Engenharia e tem por objetivo trabalhar com a metodologia usada nas diversas seções que fazem parte da leitura, da escrita e da apresentação de trabalhos científicos. Foi confeccionado de forma muito objetiva e direta, como é característico da área das Engenharias. Os assuntos tratados seguem uma ordem lógica, conforme se dá todo o processo de desenvolvimento de um trabalho científico, partindo do passos iniciais, considerando o primeiro contato que um acadêmico tem com a Metodologia Científica para elaborar um trabalho científico.

[ Acessar Conteúdo x]

O novo mapa da indústria no início do século XXI: diferentes paradigmas para leitura das dinâmicas territoriais do Estado de São Paulo

O novo mapa da indústria no início do século XXI: diferentes paradigmas para leitura das dinâmicas territoriais do Estado de São Paulo

Esta obra reúne dezoito ensaios que compõem uma diversificada radiografia do principal parque industrial brasileiro. Os autores apresentam análises contemporâneas das características e tendências da reestruturação produtiva verificada no interior paulista neste início de século. O livro é dividido em duas partes. A primeira enfatiza as formas, tratando de temas como as inovações tecnológicas no estado, os condomínios empresariais, os arranjos produtivos, a hierarquia urbana, entre outros. Já a segunda parte aborda os fluxos e discute questões como a rede urbana e os eixos de desenvolvimento, a dinâmica da reestruturação produtiva, a circulação e a logística. Os textos coligidos mobilizam os conceitos da geografia econômica para delinear um panorama analítico das infraestruturas e especializações industriais do estado de São Paulo. Com dados atualizados, os ensaios aqui coligidos oferecem um retrato contemporâneo das transformações do território paulista.

[ Acessar Conteúdo x]

Patentes, Pesquisa & Desenvolvimento: um manual de propriedade intelectual

Patentes, Pesquisa & Desenvolvimento: um manual de propriedade intelectual

Em um país de industrialização recente, como é o caso do Brasil, há ainda um conhecimento limitado sobre o papel e as funções dos sistemas de propriedade intelectual, em especial as patentes de invenção da propriedade industrial. Escrito por especialistas, este manual se propõe a divulgar o potencial do sistema de proteção e informação do conhecimento técnico para o alcance dos objetivos do projeto de pesquisa e desenvolvimento. Esclarecedor, fornece subsídios essenciais para pesquisadores e todos os envolvidos, ou para aqueles que simplesmente desejem obter ampla gama de informações e orientações acerca de tão relevante assunto.

[ Acessar Conteúdo x]

Sistemas de Manufatura

Sistemas de Manufatura

Esta obra aborda e sistematiza o conjunto de conhecimentos, iniciando-se pelos aspectos organizacionais e aspectos tecnológicos mais gerais, aprofundando-se em seguida na sistematização dos roteiros de fabricação, sistemas de referência para manufatura, escolha de peças em bruto, sobremetal de usinagem. Desenvolve-se, para consolidar a aplicação desses conceitos, um exercício completo de processamento de uma peça que compõe a caixa de mudança de velocidades de automóvel. Prove-se conhecimento necessário não somente para o trabalho recorrente em suas atividades, mas também para atividades criativas nos campos de planejamento de novos métodos de fabricação, assim como no projeto e/ou seleção de novas máquinas e equipamentos que possam ser empregados na fabricação para se utilizar métodos produtivos mais eficientes.

[ Acessar Conteúdo x]

Tecnologia para a indústria: a história do Instituto Nacional de Tecnologia

Tecnologia para a indústria: a história do Instituto Nacional de Tecnologia

Os investimentos feitos no Brasil na área de ciência e tecnologia nos últimos 15 anos alteraram de maneira profunda o quadro institucional e humano deste tipo de atividade no país. Grandes programas científicos, tecnológicos e de educação pós-graduada foram lançados - na área energética, agrícola, de saúde, engenharia e várias outras - pela criação de novas instituições ou pela transformação freqüentemente radical de outras, que eram adaptadas para desempenhar os novos objetivos que iam sendo definidos.

[ Acessar Conteúdo x]

Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia – Volume I: Engenharias

Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia – Volume I: Engenharias

A publicação de um compêndio sobre a Trajetória e Estado da Arte da Formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia resulta de um projeto idealizado pelo Inep/MEC desde 2006. Em 2009, o Confea passou a coordenar os trabalhos por meio de sua Diretoria Institucional que, em conjunto com a Diretoria de Avaliação do Inep, realizou inúmeras reuniões com diversos professores colaboradores das Escolas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, os quais se dedicaram com afinco a esta desafiante tarefa. A obra, composta por três volumes gerais, um para cada categoria – Engenharia, Arquitetura & Urbanismo e Agronomia – , constitui um marco bibliográfico para essas áreas de conhecimento tecnológico. Foi levantado o estado da arte da formação superior, iniciando-se pelos primórdios da formação, que remontam ao século XVIII, mais precisamente ao ano de 1747, com a criação do primeiro curso de Engenharia na França e com referências, ainda, ao primeiro livro técnico da Ciência da Engenharia editado naquele país, em 1729. O Confea se sente orgulhoso com essa parceria com o Inep/MEC, que permitiu oferecer mais uma fonte de consulta sobre a formação tecnológica de grande importância para a sociedade brasileira.

[ Acessar Conteúdo x]

Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia – Volume VII: Engenharia de Produção

Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia – Volume VII: Engenharia de Produção

A publicação de um compêndio sobre a Trajetória e Estado da Arte da Formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia resulta de um projeto idealizado pelo Inep/MEC desde 2006. Em 2009, o Confea passou a coordenar os trabalhos por meio de sua Diretoria Institucional que, em conjunto com a Diretoria de Avaliação do Inep, realizou inúmeras reuniões com diversos professores colaboradores das Escolas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, os quais se dedicaram com afinco a esta desafiante tarefa. A obra, composta por três volumes gerais, um para cada categoria – Engenharia, Arquitetura & Urbanismo e Agronomia – , constitui um marco bibliográfico para essas áreas de conhecimento tecnológico. Foi levantado o estado da arte da formação superior, iniciando-se pelos primórdios da formação, que remontam ao século XVIII, mais precisamente ao ano de 1747, com a criação do primeiro curso de Engenharia na França e com referências, ainda, ao primeiro livro técnico da Ciência da Engenharia editado naquele país, em 1729. O Confea se sente orgulhoso com essa parceria com o Inep/MEC, que permitiu oferecer mais uma fonte de consulta sobre a formação tecnológica de grande importância para a sociedade brasileira.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 80 itens.
Alguma mensagem