Livros on-line
Psicologia50 anos da Psicologia no Brasil
Este é o catálogo da Exposição Psicologia: 50 anos de Profissão no Brasil que apresentamos neste momento às (aos) psicólogas (os) do Brasil e ao público em geral. Assim, a elaboração desse catálogo é a forma de perenizarmos os resultados do trabalho realizado pelos membros da curadoria, com o apoio da comunidade acadêmica dedicada à pesquisa em história da psicologia. A exposição foi dividida em duas partes distintas: uma em formato resumido percorreu todo o Brasil na forma de um painel que foi exposto em várias cidades pelos 20 Conselhos Regionais de Psicologia e a outra, na sua forma estendida, foi exposta durante a 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, ocorrida de 19 a 21 de setembro de 2012 em São Paulo, no Parque Anhembi.
A desconstrução do construtivismo na educação: crenças e equívocos de professores, autores e críticos
A autora faz aqui a defesa da teoria de Piaget e aponta os descaminhos dessa teoria no âmbito educacional, esclarecendo, além de rebater, as principais críticas que se faz a ela. Para isso, levanta e discute ideias comumente encontradas em textos educacionais “ditos construtivistas”, artigos e obras de seus críticos e, ainda, nas concepções que emergem no discurso de professores, buscando identificar equívocos, distorções e congruências. O principal objetivo da autora é mostrar como o Construtivismo tem sido “desconstruído” na área educacional e recolocar a teoria piagetiana em seus espaços próprios – os da Epistemologia e Psicologia. Ela procura analisar as concepções que considera falsas ou simplesmente desvirtuadas sobre o Construtivismo no âmbito educacional a partir do interior da teoria, ou seja, recorrendo a argumentos que se apoiam nos “propósitos, questões e conceitos que informaram o trabalho científico de Piaget”. O livro foi dividido em três partes. A primeira, intitulada “Construtivismo, psicologia e educação” trata de elucidar os conceitos-chave da teoria piagetiana, recordar como o Construtivismo veio a tornar-se uma corrente hegemônica na Psicologia e mostrar sua trajetória na educação brasileira. A segunda parte (“Uma pesquisa sobre os desvios do Construtivismo em professores do ensino fundamental”) apresenta dados quantitativos acerca desses “desvios”, os principais equívocos dos professores e uma interpretação sobre as causas de tal “assimilação deformante”. A terceira parte, “Piaget e seus intérpretes”, é dedicada aos intérpretes de Piaget, incluindo seus críticos. Aborda os “recados” enviados aos professores por autores construtivistas e os “pecados” contidos em certas ideias que se transformaram, inclusive, em slogans, além de questionar mais um caso de “assimilação deformante”.
A lógica da internação: instituições totais e disciplinares (des)educativas
Este estudo discute, questiona e aponta as contradições das chamadas instituições totais, ambientes em que as manifestações psicossociais específicas dos internos, segundo o autor, costumam ser desconhecidas ou ignoradas por profissionais do Judiciário, Serviço Social, Medicina, Psicologia e Pedagogia. Para ele, é ingênuo supor que se pode confinar, tanto jovens quanto adultos, por meio de decisões judiciais, e criar nos estabelecimentos, ao mesmo tempo, rotinas integradoras e ambientes saudáveis, potencialmente pedagógicos. A Psicologia, a Pedagogia e a Assistência Social são reconhecidas aqui como saberes científicos incontestes que, no entanto, estariam sendo utilizadas como estratégias de controle disciplinar nos estabelecimentos educativos, socioeducativos e ressocializadores, em especial entre os que limitam a liberdade individual. À medida que os profissionais têm como atribuição, em tais contextos, oferecer acompanhamento personalizado e sistemático, levando-os reclusos a refletirem sobre as infrações cometidas e suas consequências, acabam por desempenhar, afirma o autor, citando Foucault, “o papel de técnicos do comportamento, engenheiros da conduta, ortopedistas da individualidade”. Tal papel, pontua, é desempenhado em meio a impasses, entre discursos altruístas e a realidade das instituições produto das sociedades disciplinares. Assim, questões pedagógicas, psicológicas, psiquiátricas, hospitalares se tornariam mais inteligíveis se fossem enquadradas em um marco institucional global: “Entendemos que os problemas institucionais são também problemas sociais. Soluções técnicas muitas vezes não são suficientes para resolvê-los. Eles exigem soluções políticas para sua metabolização”.
A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação
Este livro de estatística destinado à facilitação da aprendizagem de alunos do curso de Psicologia e Pedagogia traz em seu bojo a intenção de atender às necessidades e interesses dos alunos, considerando suas áreas de estudo.
A psicologia em suas diversas áreas de atuação
Este ebook é resultado de uma série de pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo e/ou quantitativo, pesquisas empíricas e relatos de experiência. Nele os autores descobrem e contam sobre seus caminhos, sobre sofrimento, dor, angústia, mas também sobre possibilidades, desvios e ariticuns maduros.
A teoria do apego na produção científica contemporânea
Este trabalho de Adriana de Albuquerque Gomes e Lígia Ebner Melchiori visa identificar os avanços da Teoria do Apego na psicologia contemporânea, por meio da apresentação e descrição do material bibliográfico sobre o assunto publicado entre 2005 e 2010. Desta forma, as autoras sintetizam os desdobramentos da teoria elaborada pelo psiquiatra britânico John Bowlby (1907-90), que tenta explicar como se dá a relação entre o bebê e seu provedor de segurança e conforto, que é a mãe, na maioria dos casos. E a partir disto busca avaliar, por exemplo, porque algumas crianças crescem autoconfiantes e outras inseguras. Bowlby descarta a ideia do impulso primário e afirma que a relação entre o bebê e sua mãe não se desenvolve pela alimentação, mas pelo sentimento de segurança. Gomes e Melchiori encontraram 194 trabalhos sobre a Teoria do Apego, com maior volume de produção em 2007, quase sempre escritos em inglês e publicados em especial nos Estados Unidos. Elas observaram ainda o predomínio de estudos teóricos e, no caso dos estudos empíricos, um maior número de trabalhos que investigaram o apego na fase adulta. Todos os textos foram fichados pelas autoras no livro que ora vem à luz.
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Até 2030, erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$1,25 por dia.
ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO SUPERIOR
Segundo a Associação Americana de Psiquiatria (2014), em sua quinta versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – o DSM V, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como uma condição neurobiológica caracterizada por prejuízos severos e invasivos nas áreas de interação e comunicação social e por um repertório restrito e estereotipado de atividades e interesses.
Acoustic communication: an interdisciplinary approach
The organizers hope to have fulfilled the objective of the book of producing research based educational material, combining multidimensional approaches to the study of human sound production with an evolutionary perspective. That's why the work begins with the production of sound in non-human animals: there are anatomic and functional similarities involved in sound production in mammals, that from the most parsimonious view represent a continuity between non-human and human animals. During the collaborative research, the need to consult experts was perceived, given the interdisciplinary nature of the research topics under investigation. The book was divided into four parts: Animal Bioacoustics, Human Bioacoustics, Methods used in Bioacoustic research and analysis used in bioacoustic research.
Ajuda e suporte mútuos em saúde mental
Manual completo escrito pelo grupo de pesquisa Transversões da UFRJ, coordenado pelo Prof Eduardo Mourão; A partir da própria vivência sofrida de crise mental,surgem novos caminhos coletivos de cuidado e saúde; Como as estratégias de como lutar para ampliar estas conquistas no dia a dia dos serviços e na vida social. Obs: download mediante cadastro.
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas até 2030 é o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotado por todos os Estados-nação membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015
Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais
A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família. São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Aprendizagem e comportamento humano
Neste livro o leitor poderá compreender os processos de aprendizagem e comportamento na vertente pedagógica e clínica, considerando as diferentes pesquisas e reflexões teóricas apresentadas, sustentadas pelas contribuições dos estudos das Habilidades Sociais, dos pressuspostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Análise do Comportamento tendo como pano de fundo a inclusão social e escolar. O livro pode ser um material de consulta importante para pesquisadores e interessados no tema
Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliações e intervenções
Os textos que compõem esta obra analisam importantes temas na área da Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Abordam diferentes aspectos e faixas etárias, tais como: estímulos textuais e palavra digitada na infância; variáveis demográficas e desenvolvimento infantil de crianças contaminadas por chumbo; treinamento de habilidades sociais em pré-escolares; contato físico em pré-escolares nas interações e relações sociais; percepções de mães e crianças sobre as relações familiares permeadas por violência sexual do pai contra a filha; conceito de família segundo adolescentes de zona rural e urbana; estereótipos sexuais no discurso de mães na educação de seus filhos; a relação entre ex-cônjuges e entre pais e filhos após a separação conjugal; processos de ensino e de aprendizagem profissionais da docência nas séries iniciais; concepções dos professores do ensino fundamental sobre TDAH. Os estudos são embasados em tratamentos metodológicos atualizados e discutem questões relevantes sobre processos de desenvolvimento humano em face dos avanços da pesquisa cientifica
Aprendizagem profissional para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa: desenvolvimento humano e reintegração social
Com base em criteriosa pesquisa de campo, o livro escrito pela procuradora regional do Trabalho Simone Beatriz Assis de Rezende aborda a vulnerabilidade dos adolescentes e a profissionalização como condição de concretizar o direito ao desenvolvimento humano e social, tema que se insere nas matérias prioritárias de atuação do MPT. Ao dar voz aos inúmeros jovens que cometeram atos infracionais, a autora procura caminhos viáveis para a socialização e a proteção das crianças e dos adolescentes brasileiros.
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos
Divulgar estudos e pesquisas que visam contribuir para o esforço nacional de alcançar os desafios lançados durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Geral das Nações Unidas
BRASIL,1989: um estudo sócio-econômico da indigência e da pobreza urbana
Neste trabalho eu procuro traçar um quadro da pobreza urbana no Brasil contemporâneo, com a precisão permitida pelos dados de pesquisas de amostragem de domicílios. Para isso eu utilizo da abordagem das linhas de pobreza.
Cartilhas sobre o desenvolvimento do bebê, da criança e do adolescente: contribuições em tempos de pandemia
A publicação destina-se a auxiliar pais de crianças e adolescentes com suas crianças em isolamento social. Baseia-se nas pesquisas de Psicologia do Desenvolvimento, incluindo contribuições das pesquisas contemporâneas. O conceito de Psicologia do Desenvolvimento sofreu várias mudanças, e, podemos dizer que, a ideia de transformações ao longo do tempo é substituída hoje pelo conceito de continuidade que é entendida como a organização e integração da adaptação cognitiva e social. Da mesma forma que as diferentes fases do desenvolvimento são compreendidas como sistemas sincronizados e multifatoriais. Este livro apresenta o trabalho de conclusão de curso dos alunos da disciplina Psicologia do Desenvolvimento no primeiro semestre de 2020.
Clio-Psyché: discursos e práticas na história da psicologia
Apresenta reflexões sobre a história, a prática e os saberes da psicologia decorrentes do XI Encontro do Clio-Psyché, evento produzido pelo Programa de Estudos e Pesquisas da História da Psicologia da UERJ. Com autores provenientes de instituições do Brasil e de outros países da América Latina, assim como da Europa, a obra se caracteriza pela diversidade de temas. Entre eles, a relação do marxismo com a história da psicologia, o intercâmbio entre as psicanálises argentinas e brasileiras no contexto da ditadura, as especificidades da formação profissional, a reforma psiquiátrica, e a internacionalização da história da psicologia. Em destaque, analisa a contribuição de Emílio Mira y Lópes, psiquiatra, professor e sociólogo com atuação na Espanha, Argentina, URSS e Brasil.
Como é possível o conhecimento matemático? As estruturas lógico-matemática a partir da Epistemologia Genética
Neste livro, a partir da Epistemologia Genética, objetiva-se explicitar como se constroem estruturas presentes e necessárias na Lógica e na Matemática, através de relações entre estruturas epistêmico-psicológicas, estudadas na Psicologia Genética, e estruturas abstratas, estudadas na Lógica e na Matemática.
Como montar um grupo de ouvidores de vozes
Este guia foi escrito como uma introdução a uma nova maneira de pensar sobre "ouvir vozes". Os grupos de ouvidores de vozes consistem em diversas conversas, iniciativas em todo o mundo, que compartilham alguns valores fundamentais. Ouvir vozes não é uma indicação de doença, mas uma dificuldade de lidar com as vozes podem causar grande sofrimento. Obs: download mediante cadastro.
Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar
"Diante dos crescentes resultados negativos do desempenho escolar de alunos brasileiros, constatados pelo Ministério da Educação (MEC), Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar propõe-se a refletir sobre o complexo processo de alfabetização infantil e os contextos em que a leitura está inserida. Nesse sentido, apresenta-se uma análise dos aspectos cognitivos e sicossocioambientais que interferem no desempenho dos alunos. A obra contribui para o aprofundamento do conhecimento acerca dos processos envolvidos na aquisição da leitura e abre portas para intervenções eficazes que impulsionem essa competência tão relevante à formação das crianças. A compreensão do processo de aquisição da leitura e dos instrumentos disponíveis para sua avaliação, como a Provinha Brasil – Leitura, pode beneficiar profissionais das áreas da Educação, Psicologia e Psicopedagogia."
CONDUTAS DE BOAS PRÁTICAS E INTEGRIDADE EM PESQUISA CIENTÍFICA
Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha disso omitida.
Crack: contextos. padrões e propósitos de uso
A partir do resultado de estudos desenvolvidos pelo CETAD/UFBA, o livro desmistifica concepções recorrentes na mídia e na própria Clínica Médica sobre o consumo e o consumidor de drogas, como a de que o crack, pelo seu alto potencial de destruição, levaria o usuário à morte em poucos anos. A proposta do livro é multidisciplinar e envolve áreas como a socioantropologia, psiquiatria, psicologia além do trabalho de redução de riscos e danos com usuários.
Diálogos em psicologia social
Diálogos em Psicologia Social é o tema do XIV Encontro Nacional da ABRAPSO. A definição do tema bem como os tipos de diálogos que se queriam presentes foram construídos paulatinamente, num processo dialógico.
Diálogos sobre Educação Especial e Inclusão na atualidade
Este livro é produto de um esforço coletivo de pesquisadores empenhados em discutir, analisar e divulgar reflexões, sobre o tema Educação Especial e Inclusão, intitulado Diálogos sobre Educação e Inclusão na Atualidade e assume o compromisso de contribuir para a formação dos pós-graduandos, profissionais da educação, bem como para a construção de um sistema educacional inclusivo na Educação Básica e na Educação Superior.
Dicionário de Direitos Humanos
Esta obra foi organizada pelo grupo de estudos e extensão Redes de Direitos Humanos do Programa de Pós-graduação em Direito da PUC Minas. O Redes é voltado para efetivação dos Direitos Humanos em Minas Gerais e para construção de conhecimento e ações com e para a rede de entidades governamentais e não-governamentais que atuam na proteção e promoção de direitos. São objetivos do Redes: contribuir com a efetivação dos Direitos Humanos em Minas Gerais; produzir conhecimento e ações em Direitos Humanos; atuar no fortalecimento das redes de entidades públicas e privadas que atuam na proteção e promoção de direitos. Para cumprir com seus objetivos, o Redes atua na produção de pesquisas e materiais técnicos e acadêmicos em Direitos Humanos, na realização de seminários,cursos e palestras e no desenvolvimento de ações em Direitos Humanos e na mobilização popular.
DICIONÁRIO HISTÓRICO DE INSTITUIÇÕES DE PSICOLOGIA NO BRASIL
O Dicionário Histórico de Instituições de Psicologia no Brasil, que agora temos o prazer de apresentar, foi organizado após o lançamento do Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil, publicado em 2001. O apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) aos dicionários insere-se em um projeto do Conselho chamado Memória da Psicologia Brasileira, que tem por finalidade contribuir para resgatar e ampliar o conhecimento sobre a evolução histórica da área da Psicologia no Brasil, em seus aspectos de produção intelectual, científica, institucional e profissional.
Diretrizes Metodológicas
O projeto de elaboração das Diretrizes Metodológicas para Pareceres Técnico-Científicos foi pactuado com o Grupo de Trabalho Permanente de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação (GT-ATS/CCTI/ MS), constituindo o Grupo de Trabalho de especialistas em ATS e Medicina Baseada em Evidências para elaboração deste documento. Após a apresentação da proposta no GT-ATS foram realizadas diversas atividades, tendo lugar a primeira reunião para a elaboração de Diretrizes Metodológicas para Pareceres Técnico-Científicos, em 27 de abril de 2006
Educação inclusiva: o professor mediando para a vida
O livro traz texto de apresentação, onde se explicita como a temática se tornou objeto de estudo e trabalho destas duas profissionais, seguido de uma introdução em que se discutem educação, exclusão social, direitos humanos, a realidade das pessoas com deficiência e o papel da escola neste cenário. Um capítulo de Contextualização conceitua as ideias de deficiência, inclusão versus integração, educação inclusiva e formação do professor. Depois, o capítulo Refletindo sobre a educação inclusiva apresenta a psicologia histórico-cultural de Vygotsky e as contribuições da psicanálise. Análise da inclusão na prática faz um delineamento da pesquisa e discute qualificação e problematização da inclusão no cotidiano escolar, a atuação e a formação do professor, os paradoxos e sentimentos despertados pela convivência.
Encontro com as ciências cognitivas
Esta obra reúne textos de pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras que exploram as relações entre cognicação, emoção e ação. Os autores se propõem a contribuir para a reflexão e o desenvolvimento de estudos que compreendam o pale e a articulação das dimensões cognitiva, afetiva e comportamental dos agentes. Apresentados no IX Encontro Brasileiro-Internacional de Ciência Cognitiva, realizado em dezembro de 2012, no câmpus da Unesp de Bauru, os trabalhos aqui coligidos são motivados pelos resultados das pesquisas recentes na área que têm contribuído para a compreensão tanto dos processos cognitivos, quanto da relação entre cognição e ação. Com uma abordagem interdisciplinar, o livro está dividido em cinco partes, em enfatizam especialmente as relações entre “cognição e ção”, “corpo e emoção” e “significado e emoção”. Obs: acesso mediante cadastro.
Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas
A Pandemia do Covid-19 desencadeada no ano de 2020, no cenário mundial, impulsionou mudanças na vida cotidiana e, na seara da educação fez emergir demandas de reinvenção dos processos educativos em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior. Nesse contexto, fomos absorvidos pelo ensino remoto, passagem da prática pedagógica presencial para o universo digital, implicado pela tecnologia, ferramentas digitais, plataformas, aplicativos e janelas de possibilidades. Nesta correlação este ebook Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas idealizou-se tendo em vista focalizar o ensino remoto na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e o debate teórico, prático e experiencial do processo ensino- -aprendizagem no contexto pandêmico. Com este dimensionamento acolhe em sua tessitura nove capítulos, estudos teóricos, reflexões teórico-práticas, relatos de experiência reflexivos e pesquisas com coletas de dados.
Estratégias de invenção do presente: a psicologia social no contemporâneo
A temática deste congresso — Estratégias de invenção do presente: a Psicologia Social no contemporâneo — exprime essa trajetória na qual as múltiplas estratégias de resistência e criação encontram, na ABRAPSO, um território de interlocução e de interface entre saberes e fazeres.
Estudos Cemiteriais no Brasil: itinerários, abordagens e perspectivas
Os cemitérios são lugares que, a despeito da temporalidade, espacialidade e estrutura carregam entre si elementos importantes e de interseção. Podemos destacar alguns destes elementos, quais sejam, as condições que resultam em seu nascimento e inserção na paisagem urbana ou rural, no qual emergem. São, neste sentido, tradutores de desejos que perpassam por sentimentos de vaidade, poder, glória e múltiplas histórias. Podem, também, serem depositários de artefatos que dialogam com a cultura material e a cultura artística de uma dada época e sociedade. Assim compreendemos os cemitérios. E é objetivo deste e-book colocar em destaque os estudos nacionais que estão sendo realizados no tocante a este tema. Isto é, o propósito é reunir pesquisas que apresentem em seu cerne questões tocantes aos espaços cemiteriais no Brasil, revelando sua multiplicidade e abrangência.
Ética e paradigmas na psicologia social
A Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) vem afirmando seu compromisso com área da Psicologia Social, constituindo um espaço de produção e divulgação científica que tem se destacado no cenário nacional. Para contribuir com a produção do conhecimento nesta área, foi realizado em novembro de 2002, o IX Encontro da Regional Sul da ABRAPSO, sediado na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Itajaí — a Santa Catarina com o tema Ética e Paradigmas da Psicologia Social. O referido evento reuniu estudantes e profissionais da Psicologia e áreas afins, com saberes e histórias diferenciadas. Cumprindo com um dos objetivos da comunidade científica da ABRAPSO, este livro sintetiza a busca de aprimorar e expandir as discussões realizadas neste encontro.
Feminismos e masculinidades
Esta obra discute as causas da violência masculina contra a mulher e propõe uma reflexão sobre as novas práticas que rompam com esse padrão comportamental. Além de vasta apresentação de dados empíricos, os textos coligidos retratam experiências realizadas com homens “em situação de violência”, constituindo um relato que interessa a homens, a mulheres, ao grupo LGBT, enfim, a todos os comprometidos com a construção de relações humanas equitativas. Obs: acesso mediante cadastro.
Guerreiras da Ancestralidade
As mulheres indígenas são as mais afetadas. São as que sofrem a violência física, psicológica, estupro e marginalização, nas cidades, quando afetadas em seu habitat. Vivemos na maior crise política, hídrica, ambiental, social, sanitária e fi nanceira. A comida falta na mesa do trabalhador, a saúde está esfacelada sem sabermos quantos ainda morrerão pela Covid-19 e suas variantes. A malária, a tuberculose, o HIV, entre outras doenças derrubam os povos indígenas e quilombolas da Amazônia e do país inteiro.
Guia de estudos em saúde mental – OMS
Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a necessidade de debater aspectos relacionados a saúde mental pelo mundo. O Guia apresenta uma análise da saúde mental em diferentes países. Obs: download mediante cadastro.
Guia de Gestão Autônoma da Medicação (GAM)
Este Guia foi construído por usuários, trabalhadores, pesquisadores e colaboradores implicados com o desenvolvimento da política de saúde mental brasileira; O Guia GAM-BR é uma ferramenta potente para a produção de autonomia dos usuários de saúde mental a partir do tema da medicação; Propiciando espaços de fala entre usuários, familiares, trabalhadores e gestores, com consequências clínico-ético-políticas de reafirmação de direito à cidadania, do agir em cogestão e da afirmação de singularidades. Obs: download mediante cadastro.
História da psicologia: pesquisa, formação, ensino
Esta Coletânea, editada originalmente em 1996, resultou das atividades do Grupo de Trabalho em História da Psicologia, instituído por ocasião do VI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, realizado em Teresópolis, Rio de Janeiro, em maio de 1966. A publicação reúne os trabalhos dos primeiros participantes do Grupo, pesquisadores e professores em diversas universidades brasileiras na área da História da Psicologia, e a contribuição do Professor Josef Brožek, da Universidade de Lehigh, EUA, convidado especial dessa primeira reunião.
Informação, conhecimento e ação ética
A presente coletânea tem como eixo central uma reflexão sobre temas e problemas concernentes à relação entre informação, conhecimento e ação ética, reflexão essa realizada principalmente em uma perspectiva filosófica interdisciplinar que envolve a Filosofia, a Arte, a Ciência da Informação, a Neurociência, a Biologia e a Psicologia. Destacam-se os temas da relação entre liberdade, determinismo e responsabilidade moral; do ficcionalismo moral; da relação entre imaginação e responsabilidade moral; o papel das novas tecnologias informacionais na constituição de uma ética intercultural e reflexões sobre a identidade pessoal. No que se refere aos problemas investigados, são levantados questionamentos tais como: Qual é a relação entre informação e ação? É possível uma ética intercultural fundada nos processos de auto-organização dos meios digitais? Podem a Filosofia e a Arte nos auxiliar no estabelecimento de novas diretrizes para a ética na contemporaneidade? A abordagem filosófico-interdisciplinar contribui para a compreensão da ação ética? Longe de responder tais interrogações, a presente coletânea propõe uma reflexão coletiva sobre instigantes problemas da contemporaneidade.
Introdução às leituras de Lev Vygotski : debates e atualidades na pesquisa
A obra de Vigotski é complexa e aberta a muitas leituras. Desde que foi descoberta no ocidente, nos anos 60, tem sido interpretada a partir de diferentes visões, que ressaltam algumas dimensões da obra e colocam outras em segundo plano. Alguns conceitos construídos por esse pesquisador foram apropriados por outras perspectivas da Psicologia e são aplicados em diferentes contextos.
Itinerários da loucura em território Dogon
Nesta obra a autora procura tratar das interpretações acerca da loucura a partir da ótica da sociedade Dogon, uma sociedade negro-africana da África do Oeste. Através de contos que foram transmitidos por várias gerações, temos um conjunto de histórias que mostram como esta sociedade procura resolver uma situação que, muitas vezes, traz consigo uma dor emergente que precisa ser explicada e tratada. Em Itinerários da Loucura em Territórios Dogon, podemos perceber como uma sociedade lida com um assunto tão delicado de maneira tão singular. Desta forma, ao trazer questões relativas à saúde mental de seus indivíduos, a obra contribui, mostrando-nos diversos apontamentos que visam à reflexão a respeito de um assunto tão difícil de ser abordado como a loucura e suas implicações na vida individual e social. Prêmio Jabuti 2005: 3º lugar na Categoria Educação, Psicologia e Psicanálise
Lições da Alameda Glete: coletânea de textos de Walter Hugo Cunha
Os organizadores celebram as lições inesquecíveis do professor Walter Hugo de Andrade Cunha, pioneiro da Etologia no Brasil. A retomada desses ensinamentos, na atual fase de crescimento da Etologia, representa, mais do que uma homenagem, uma volta à fonte da sabedoria que pode guiar os próximos passos. A sequência dos três textos começa com um convite ao estudo naturalístico do comportamento, sedutor pela sinceridade reflexiva e articulada, um verdadeiro estímulo ao pensamento, prossegue com considerações sobre os princípios básicos da Etologia e suas conexões com a Psicologia, apontando a "necessidade de integração, de uma síntese verdadeira em que as partes desapareçem para dar lugar a um novo composto que resolva suas contradições", e culmina com a criação maior de uma Psicoetologia, extraída da menor das trilhas de formigas. O pioneiro professor construiu seu percurso, que se confunde com o da Etologia Brasileira, com a marca da criatividade, destacada na homenagem escrita por Fernando Leite Ribeiro, que representa a primeira geração de etólogos sob orientação do Professor Walter. A Etologia, assim germinada, criou raízes e cresceu frondosa, com promessas de integração e de desdobramentos, a partir de um terreno especial, no seio da Psicologia, e pela reflexão inicial de um pesquisador filósofo, que nunca se furtou à reflexão crítica nem à superação das contradições.
Linguagem e produção de sentidos no cotidiano
[Professora Doutora Mary Jane Spink] [...] aborda diversos temas importantes para a Psicologia Social, desde a problematização dos sentidos produzidos no cotidiano até sua relação com a pesquisa acadêmica.
Manual de Cuidados Paliativos
O programa é uma ferramenta de política pública de saúde, financiada com recursos de isenção fiscal concedida para hospitais filantrópicos com excelência reconhecida pelo Ministério da Saúde, como é o caso do SírioLibanês. Dessa forma, o programa permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde, enquadrados em áreas específicas, por conta do uso otimizado de sua capacidade técnica e conhecimento.
Manual de direitos e deveres dos usuários e familiares em saúde mental e drogas
Manual completo escrito pelo grupo de pesquisa Transversões da UFRJ, coordenado pelo Prof Eduardo Mourão. Objetivo principal com este manual: sistematizar as principais características deste processo de mudanças geradas pela reforma psiquiátrica. Suas implicações no conjunto das normas jurídicas internacionais e brasileiras, expressas em termos de direitos e deveres dos usuários e familiares Como as estratégias de como lutar para ampliar estas conquistas no dia a dia dos serviços e na vida social. Obs: download mediante cadastro.
Manual de intervenções para transtornos mentais
Manual grátis de Intervenções para transtornos mentais.O manual foi elaborado pela Organização mundial da saúde. Obs: download mediante cadastro.
Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano
Este manual tem como objetivo criar sinais para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS, melhorando o ensino e a aprendizagem neste campo do conhecimento.
Métodos projetivos e suas demandas na psicologia contemporânea
Foi possível captar e apresentar, nessa obra, trabalhos realizados com diferentes instrumentos de avaliação psicológica, dando visibilidade a investigações científicas e a práticas profissionais contemporâneas, cobrindo diferentes contextos de aplicação do conhecimento. Desse modo, somos convidados a refletir sobre os alcances e os limites dos instrumentos de avaliação psicológica na diversidade continental brasileira, retratando diferentes realidades e níveis de atuação profissional nesse amplo campo. Desse compromisso público, historicamente cumprido pela ASBRo, tem-se no momento um livro composto por 48 capítulos. Abordam diversas aplicações dos métodos projetivos de avaliação psicológica e de instrumentos avaliativos em geral, ilustrando as possibilidades atuais de uso e de aprimoramento técnico das práticas relacionadas à área. Com objetivo didático, os capítulos foram organizados a partir do instrumento em foco nos trabalhos, organizando-se sete seções, a saber: considerações a partir da prática, técnicas aperceptivo-temáticas, técnicas com estímulos cromáticos, técnicas com manchas de tintas, técnicas gráficas, técnicas verbais e/ou com fotos e reflexões teórico-técnicas(ORG)
Notificação de maus-tratos contra crianças e adolescentes pelos profissionais de saúde : um passo a mais na cidadania em saúde
A violência contra crianças e adolescentes é uma realidade dolorosa, responsável por altas taxas de mortalidade e de morbidade nessa faixa etária. Isso exige uma resposta séria e urgente da sociedade. Os Serviços de Saúde não podem deixar de enfrentar, ao lado de outros setores governamentais e não-governamentais, esse grave problema, que hoje faz parte da agenda de Saúde Pública de vários países.
O atendimento socioassistencial para crianças e adolescentes: perspectivas contemporâneas
Neste livro investiga-se entidades assistenciais que atendem a crianças e a adolescentes no contexto das políticas públicas de Assistência Social. Há um grande número desses estabelecimentos assistenciais na atualidade brasileira que vem sendo ocupado por trabalhadores da psicologia, visando desenvolver trabalhos socioeducativos. Tais estabelecimentos demandam análises rigorosas sobre os efeitos éticos que promovem na vida social. Trata-se de assunto de interesse de psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, pedagogos, sociólogos, docentes e também para outros profissionais das ciências humanas.
Orientação à queixa escolar
Queixas escolares como “não acompanha a classe”, “atrapalha a aula” e “é desligado” constituem mais de dois terços da demanda infanto-juvenil a psicólogas(os). A maioria das respostas a esses pedidos de ajuda tende a individualizar e patologizar características da própria criança e de sua família, responsabilizando-as pelas dificuldades apresentadas. A escola e seus funcionamentos adoecidos e adoecedores de crianças/adolescentes, professores e pais, não costumam ser incluídos na investigação e na intervenção psicológica, pois são compreensões e práticas que carecem ressignificar ou mudar as concepções básicas sobre a produção e manutenção das queixas escolares, à luz de avanços da Psicologia Escolar e da Social. Este livro apresenta uma modalidade de atendimento psicológico a queixas escolares que pretende preencher tais lacunas: a Orientação à Queixa Escolar, desenvolvida desde 1998 no Instituto de Psicologia da USP, com resultados estimulantes.
Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia
Refletir e agir sobre os efeitos de uma pandemia vai muito além do processo saúde e doença e deve incluir também a análise dos fenômenos causados pela Covid-19 a partir de marcadores sociais diversos, como raça, gênero, classe social, sexualidade, territórios e dinâmica econômica. É com esse intuito que o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz publicam, em coedição, este e-book gratuito. O volume congrega pesquisadores e especialistas das mais diversas áreas da saúde, incluindo antropologia, bioética, história, medicina, comunicação, ciência política, psicologia, relações internacionais, políticas públicas, entre outras. São 68 autores no total, que apresentam contribuições diversificadas e que se debruçam, com especial atenção, sobre as populações vulnerabilizadas do Brasil diante da emergência global. Este é o segundo livro da série "Informação para Ação na Covid-19", que tem como objetivo reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia. Com apoio da Rede SciELO Livros, a iniciativa disponibiliza os livros exclusivamente em formato digital e acesso aberto.
Pesquisas em psicologia e políticas públicas II
Este é o segundo volume do livro Pesquisas em Psicologia e Políticas Públicas: diálogos na pós-graduação. Esta coletânea de dois volumes congrega resultados de pesquisas sobre políticas públicas realizadas no âmbito de programas de pós-graduação em Psicologia de diversas regiões do país. A obra conta com textos que visam contribuir para as discussões teóricas e metodológicas em Psicologia vinculadas ao estudo das políticas públicas no Brasil. Buscou-se, a partir dos dois volumes, proporcionar visibilidade às discussões oriundas de pesquisas de mestrado e doutorado em andamento ou recentemente concluídas. De forma geral, as produções em pós-graduação ficam restritas a publicações de teses e dissertações, sendo pouco divulgadas em formatos resumidos que facilitam a circulação da produção acadêmica, como artigos, capítulos e ensaios. Assim, as organizadoras esperam contribuir com a divulgação e a valorização do conhecimento produzido no âmbito da pós-graduação.
Pesquisas em psicologia e políticas públicas: diálogos na pós-graduação
No Brasil, as relações entre a Psicologia e as políticas públicas são complexas e multifacetadas, e não existe um único modo de compreendermos essa questão. Pesquisas nos bancos de dados acadêmicos mostraram haver vasta literatura em Psicologia sobre a temática das políticas públicas em suas diversas áreas – como na saúde, educação, assistência social, segurança pública, direitos humanos, entre outras. Para discutirem as relações entre esses dois “campos”, os autores questionam: o que é a Psicologia? E o que são políticas públicas? Como se estabelecem as conexões entre ambas? Neste sentido, acreditam que é de fundamental importância a proposição de diálogos e aproximações entre as várias abordagens que constituem esse campo. A proposta de construção desta coletânea surgiu a partir dessas inquietações que apontam para a necessidade de debaterem-se diferentes abordagens, teorias e metodologias utilizadas em estudos sobre o tema.
Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes : norma técnica
A violência sexual é uma das manifestações da violência de gênero mais cruéis e persistentes. Diz-se persistente porque a violência sexual atravessa a história e sobrevive. Por um lado, na dimensão de uma pandemia, atingindo mulheres, adolescentes e crianças, em todos os espaços sociais, sobretudo no doméstico; por outro, na forma de violência simbólica e moral, aterrorizando, em especial, o imaginário das mulheres, tanto produzindo vulnerabilidades quanto promovendo uma sensação de constante insegurança, contribuindo para a perpetuação de uma cultura violenta e patriarcal.
Psicologia Clínica e Cultura Contemporânea
O século XXI se inicia sob o signo de intensas mudanças sociais e tecnológicas. Giddens em Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós afirma que vivemos em “um mundo em descontrole” e que tal descontrole é produto de dinâmicas ligadas à globalização e aos processos econômicos e sociais que lhe dão sustentação. Tais movimentos influenciam profundamente a vida cotidiana, mudam a vida social e as formas de inserção no mundo do trabalho e transformam, também, a vida privada e os processos afetivo-relacionais.
Psicologia da saúde: teoria, intervenção e pesquisa
Esta publicação é eminentemente didática e útil aos vários profissionais da área da saúde. A obra está organizada em duas partes. A primeira, dedicada à teoria da Psicologia da Saúde, visa dar ao leitor um panorama geral dos aspectos que embasam a compreensão da Segunda parte do livro voltada aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores da Psicologia da Saúde, aqui reunidos.
Psicologia do desenvolvimento humano e aprendizagem
Este volume reúne artigos de autoria de professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Unesp e tem como objetivo compartilhar, com especialistas e estudiosos de Psicologia e ciências humanas, os resultados de pesquisas feitas em 2009 e 2010 para a produção de dissertações de mestrado. Os artigos estão reunidos em torno de dois eixos principais. O primeiro apresenta como tema aglutinador Psicologia do desenvolvimento humano e aprendizagem. Nessa primeira parte do livro, os autores focam suas análises na aprendizagem e sua relação com a linguagem e a atuação docente. Na segunda parte, Desenvolvimento humano e diferentes fatores no transcurso do ciclo vital, os temas dos artigos giram em torno das vivências humanas, da infância à velhice. São tratadas questões como estresse infantil, estresse na gestação e no puerpério e reflexões de adolescentes, adultos e idosos sobre a morte. Organizado pelas professoras Tânia Gracy Martins do Valle e Ana Cláudia Bortolozzi Maia, este livro é uma interessante fonte de informações sobre as mais recentes pesquisas da área de Psicologia do Desenvolvimento.
Psicologia e Análise do Comportamento: Conceituações e Aplicações à Educação, Organizações, Saúde e Clínica
Este livro é uma coletânea de capítulos em que são apresentados estudos científicos teóricos/conceituais e aplicados que foram apresentados em conferências, mesas redondas e simpósios durante o I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (I CPAC), o IV Encontro Paranaense de Análise do Comportamento (IV EPAC) e o I Encontro Brasileiro de Estudos sobre as Psicoterapias Analítico Comportamentais da Terceira Onda (I EBEPAC-3ª O).
Psicologia e práticas sociais
Nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 1996 realizou-se, em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina, o VI Encontro Regional-Sul da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social), encontro este que teve como tema central: “Psicologia e Práticas Sociais”. Foram efetivadas, aproximadamente, 400 inscrições, sendo que 150 trabalhos foram apresentados nos diversos G.Ts. (Grupos de Trabalho) ou no formato de pôsteres. Estes números, bem como o total de artigos (60) enviados para análise com finalidade de publicação no presente livro, ultrapassaram as expectativas da Comissão Organizadora, atestando a credibilidade conquistada pela ABRAPSO no contexto da Psicologia contemporânea. [trecho retirado da Apresentação do livro]
Psicologia e suas interfaces: estudos interdisciplinares
O livro apresenta ao leitor uma vasta gama de temas envoltos na Psicologia abrindo seus pulmões para novos ares, com pesquisas que envolvem diferentes leituras e visões da realidade. Realidade essa recortada majoritariamente do sertão nordestino brasileiro, geografia que serve de pano de fundo para os estudos apresentados, como também estudos realizados em outros espaços geográficos. Os trabalhos estão organizados em subtemas, como: I — Psicologia e ciências humanas, II — Psicologia e redes sociais de saúde, III — Psicologia e interfaces pedagógicas e IV — Psicologia e teoria das representações sociais.
Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios
Para comemorar seus vinte anos de existência, o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) apresenta este e-book, fruto dos trabalhos de pesquisa, ensino, cultura e extensão desenvolvidos pelo LIEPPE. As grandes áreas de investigação que compõem tais atividades e que, portanto, constituem as temáticas abordadas neste livro são: formação inicial de professores em relação à Psicologia e à Educação, a Psicologia Escolar e as políticas públicas intersetoriais de Saúde e Educação, a Educação em espaços urbanos e as estratégias para o enfrentamento à desigualdade social, a gestão democrática na Educação, o enfrentamento ao fracasso escolar e a atuação e formação de psicólogos na Educação Básica. As prioridades estão centradas no trabalho coletivo e na expectativa que a Psicologia Escolar possa subsidiar a compreensão da Psicologia na Educação, tão bem analisada e criticamente concebida durante todos esses anos, tornando-se área de conhecimento, além de área de atuação.
Psicologia Jurídica e Direito de Família
Psicologia Jurídica e Direito de Família – Práticas e Saberes foi elaborado pela parceria de diversos autores colaboradores que pesquisam, trabalham ou produzem estudos na área de psicologia jurídica. O intuito foi compilar e reunir, nesta obra, artigos para o trabalho prático do psicólogo, cada vez mais necessário e relevante nesta área que tem se mostrado promissora e abrangente.
Psicologia na assistência social: um campo de saberes e práticas
A atuação de psicólogas e psicólogos na assistência social não é algo novo. No entanto, é inegável que, a partir de 2005, com a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o número de psicólogas(os) atuando na área aumentou enormemente – a ponto de, hoje, podermos dizer que ela constitui um importante campo de empregabilidade para a profissão. A obra aborda os desafios, conflitos e contradições que a entrada maciça da Psicologia na política de Assistência Social vem enfrentando, tendo como objetivo colocar em diálogo diferentes perspectivas teóricas e práticas, mas que tivessem em comum uma postura engajada de defesa do SUAS e das formas de atuação desenvolvidas em seu contexto, tarefa que parece exigida pelo próprio momento histórico em que vivemos.
Psicologia Política: Debates e Embates de um campo Interdisciplinar
O livro Psicologia Política: debates e embates de um campo interdisciplinar coloca-se como interlocutor das diferentes perspectivas da Psicologia Política, como também de seus pesquisadores e pesquisadoras. Constitui-se, portanto, um estudo das problemáticas no amplo campo da Psicologia Política que tem como epicentro a reflexão sobre o comportamento político nas sociedades contemporâneas.
Psicologia social e pessoalidade
Este livro apresenta onze ensaios que exercitam a analítica de nossos modos humanos de viver. Ou seja, não se trata apenas de buscar as várias maneiras de conceituar o ser humano, mas de ver nas palavras/saberes as ações/fazeres que juntos se materializam no efeito de ser pessoa.
Psicologia social: estratégias, políticas e implicações
Este livro é um dos resultados do VIII Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), realizado no campus da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Brasil.
Publicar em Psicologia: um enfoque para a revista científica
A área da Psicologia vivencia um sensível crescimento de suas revistas científicas no Brasil.Esse crescimento pode ser medido a partir do número de revistas indexadas no Index Psi Periódicos (www.bvs-psi.org.br), base de dados que tem por objetivo o controle bibliográfico das publicações seriadas da área. Outro indicador do aumento do crescimento das revistas na área é o Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC, http://pepsic.bvs-psi.org.br), que amplia sua coleção latino-americana a cada dia. Se lançarmos o olhar para a Europa, os Estados Unidos da América e outras regiões, nosso argumento encontrará respaldo irrefutável.
Relações sociais e ética
O V Encontro Regional da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) reafirma o acerto da criação desta Associação, como uma necessidade da comunidade científica para a pesquisa e a reflexão sobre nossa realidade e o ser humano que a constitui em toda a extensão do nosso território.
Saúde e desenvolvimento humano
Este livro está dividido em quatro seções. Na primeira, que trata da Sexualidade e Corporeidade, os temas apresentados abordam o conceito de corporeidade, gênero e a busca por serviços de saúde, a imagem corporal em mulheres com depressão e a política de redução de danos em situações de sexualidade e vulnerabilidade. Na segunda seção, Intercorrências no desenvolvimento infantil, os temas se referem ao desenvolvimento infantil, abordando os efeitos do chumbo e da escolaridade, as habilidades sociais de crianças com irmão com transtorno de espectro autístico ou com desenvolvimento típico, e a ocorrência de estresse e bullying em crianças em condição de sobrepeso e obesidade. A terceira seção, intitulada Adolescentes: maternidade, fatores de risco e de proteção aborda o tema da gravidez e maternidade da adolescência, as interações familiares de mães adolescentes e os fatores de risco e de proteção em adolescentes com transtorno mental. A quarta seção, intitulada Manejo de estresse e outros fatores em diferentes populações adultas, aborda o estresse em universitários com desordens temporomandibulares, em motoristas de ônibus urbano ou em pacientes com líquen oral.
Saúde mental das pessoas em situação de rua
O livro, resultante da realização do projeto, é um instrumento valioso para fazer avançar o trabalho com Saúde Mental nas ruas em vários sentidos. Partindo de uma concepção abrangente de Saúde, de enfoque multidisciplinar, propõe uma relação inovadora entre o trabalho da Assistência Social e da Saúde. Fornece informações qualificadas para que os profissionais de diferentes áreas possam identificar e compreender os processos relacionados a questões de Saúde Mental entre as pessoas em situação de rua. Discute ainda atitudes e procedimentos para lidar com pessoas com problemas de transtorno mental e formas de encaminhá-las aos serviços competentes de Saúde. Formulado de maneira simples e clara, tem como referência questões trazidas pela experiência de trabalho dos participantes do curso e é produzido por profissionais da área da Saúde, que possuem experiência de trabalho com população de rua. O texto procura informar e fazer pensar, problematizar e dialogar. Não fornece respostas prontas mas estimula a reflexão do leitor e sua participação ativa.
Sociedade, educação e subjetividade: reflexões temáticas à luz da psicologia sócio-histórica
Os textos que integram esta coletânea vinculam-se às áreas de Psicologia Social e Psicologia da Educação, versando sobre diversas temáticas à luz da epistemologia materialista histórico – dialética e da psicologia Sócio-Histórica. Os temas abordados compreendem: reflexões acerca da historicidade da psicologia e dos fenômenos psicológicos; fundamentos epistemológicos da Psicologia Sócio-Histórica; políticas públicas para a saúde e saúde mental; análise da categoria marxiana de sociedade; a educação como dado fundante da humanização e as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski para uma atuação crítica em psicologia e educação. Na qualidade de textos didáticos, tais conteúdos são representativos do percurso de formação proposto no curso de Psicologia da UNESP/Bauru em relação à Psicologia Social, Educação e Psicologia Escolar. Obs: necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
Trajetórias interrompidas: perdas gestacionais, luto e reparação
A partir de uma perspectiva do construtivismo semiótico-cultural em psicologia, a obra se debruça sobre o tema da perda gestacional involuntária e como essa ocorrência implica em descontinuidade do desenvolvimento do self, desafiando os entendimentos e expectativas que haviam sido construídos acerca de si mesmo e do mundo. O livro traz em seus nove capítulos os resultados do estudo realizado pela autora, que trata, essencialmente, sobre como o self constrói continuidade através de rupturas sucessivas ao longo da trajetória reprodutiva.
Twin studies in behavioral and health research: current status, prospects and aplications
Twin research is expanding at an increasing rate, largely due to evidence of genetic influences on many human characteristics thought to be of mostly environmental origin, such as religiosity and political participation. Methodological advances and statistical refinements have reshaped the classic monozygotic (MZ) - dizygotic (DZ) twin comparison into one of the most informative investigative tools, without detracting from its simplicity and elegance. The book is divided into five sections that together provide a unifying framework for the different chapters. The book organizers trust that this book will stimulate further research efforts by twin researchers worldwide, and that future contributions to twin research from interested scholars and students can be expected.
Uma ciência sobre "coisa" alguma: relações funcionais, comportamento e cultura
Embora seu conteúdo seja do interesse de áreas vizinhas, como Antropologia, Filosofia, Sociologia e Biologia, o livro está situado no âmbito da Análise Comportamental da Cultura. Essa área representa um campo temático relevante no contexto de uma das mediações teórico-epistemológicas da Psicologia e é constituída por uma ciência, a Análise do Comportamento, e uma filosofia de ciência, o Behaviorismo Radical. O texto, mais precisamente, está centrado nas práticas culturais, que se referem às ações humanas executadas de maneira entrelaçada com ações de outros indivíduos, característica inerente aos comportamentos sociais. Tecnicamente, o conteúdo examinado é o anunciado no subtítulo do livro, ou seja: relações funcionais, comportamento e cultura. No entanto, para além dessa instância, o texto trata da lógica subjacente às relações ou interações entre as pessoas, e entre estas e as agências de controle (como governo, lei e religião), ocupando-se de examinar tais relações de maneira funcional. Pode-se dizer que o texto, paralelamente ao interesse por precisão técnica na ciência do comportamento, busca estimular o leitor para uma avaliação sobre quanto temos, tradicionalmente, construído pressupostos, princípios, sistemas explicativos, escolas de pensamento e teorias voltados à defesa de explicações do comportamento humano com base em estruturas, quer físicas, quer conceituais, que não passam de constructos hipotéticos que se supõe sejam diretamente causadores de ações, atividades, comportamentos. Conceber uma “estrutura cognitiva”, uma “mente pensante”, uma “estrutura de personalidade”, um ego, um eu, um id, um superego, um traço de caráter, uma estrutura fisiológica, enfim, um mecanismo subjacente responsável pela causalidade primeira do comportamento parece constituir um equívoco perene na história da Psicologia e, talvez mais, na história da ciência. Embora sem, naturalmente, negar um monismo fisicalista, ontológico, de substância, o livro rejeita o status prioritário de importância tradicionalmente atribuído às estruturas, em si mesmas, como entes explicativos do comportamento humano.
Uma ciência sobre “coisa” alguma: relações funcionais, comportamento e cultura
Embora seu conteúdo seja do interesse de áreas vizinhas, como Antropologia, Filosofia, Sociologia e Biologia, o livro está situado no âmbito da Análise Comportamental da Cultura. Essa área representa um campo temático relevante no contexto de uma das mediações teórico-epistemológicas da Psicologia e é constituída por uma ciência, a Análise do Comportamento, e uma filosofia de ciência, o Behaviorismo Radical. O texto, mais precisamente, está centrado nas práticas culturais, que se referem às ações humanas executadas de maneira entrelaçada com ações de outros indivíduos, característica inerente aos comportamentos sociais. Tecnicamente, o conteúdo examinado é o anunciado no subtítulo do livro, ou seja: relações funcionais, comportamento e cultura. No entanto, para além dessa instância, o texto trata da lógica subjacente às relações ou interações entre as pessoas, e entre estas e as agências de controle (como governo, lei e religião), ocupando-se de examinar tais relações de maneira funcional. Pode-se dizer que o texto, paralelamente ao interesse por precisão técnica na ciência do comportamento, busca estimular o leitor para uma avaliação sobre quanto temos, tradicionalmente, construído pressupostos, princípios, sistemas explicativos, escolas de pensamento e teorias voltados à defesa de explicações do comportamento humano com base em estruturas, quer físicas, quer conceituais, que não passam de constructos hipotéticos que se supõe sejam diretamente causadores de ações, atividades, comportamentos. Conceber uma “estrutura cognitiva”, uma “mente pensante”, uma “estrutura de personalidade”, um ego, um eu, um id, um superego, um traço de caráter, uma estrutura fisiológica, enfim, um mecanismo subjacente responsável pela causalidade primeira do comportamento parece constituir um equívoco perene na história da Psicologia e, talvez mais, na história da ciência. Embora sem, naturalmente, negar um monismo fisicalista, ontológico, de substância, o livro rejeita o status prioritário de importância tradicionalmente atribuído às estruturas, em si mesmas, como entes explicativos do comportamento humano.