CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Gestão Financeira- Presencial e EAD


[Voltar para Áreas]



Autonomia econômica das mulheres: dados, contribuições e estratégias para a inserção e permanência das mulheres do Rio Grande do Norte no mundo do trabalho.

Autonomia econômica das mulheres: dados, contribuições e estratégias para a inserção e permanência das mulheres do Rio Grande do Norte no mundo do trabalho.

Esta obra tem o objetivo de apresentar ao leitor as ações desenvolvidas no âmbito da extensão universitária, balizado na experiência adquirida através do projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte “Mulheres Conquistando Autonomia”. Projeto MCA foi financiado por recursos do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres - SPM, seguindo as diretrizes da política “Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres”, envolvendo uma equipe de docentes, assessoria técnica e discentes bolsistas. O objetivo da ação e parceria é estabelecer com as mulheres e suas organizações representativas processos formativos e de capacitação, bem como, fomentar ações com os gestores públicos e atores da sociedade civil visando fortalecer a autonomia econômica das mulheres do Rio Grande do Norte, contribuindo, portanto, para o aumento da sua inserção e permanência no mundo do trabalho por meio da articulação, ampliação e diversificação da oferta e demanda de ações numa perspectiva crítico-feminista.

[ Acessar Conteúdo x]

Brasil, um país em busca de uma grande estratégia

Brasil, um país em busca de uma grande estratégia

O desafio é superar a mais grave crise econômica de nossa história e inaugurar uma trajetória de desenvolvimento que nos garanta sustentabilidade e agregação de valores econômicos, ideológicos e sociais ao conjunto da sociedade brasileira. É romper o ciclo de crescimento, inaugurado a partir dos anos 50 do século passado, que não consegue cristalizar ganhos de renda, produtividade, inovação, integração no mercado internacional, consolidação democrática, segurança jurídica, estabilidade institucional e outros atributos indispensáveis a uma rota ascendente de incorporação de valores. De crise em crise, não estamos saindo do lugar.

[ Acessar Conteúdo x]

Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar

Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar

O livro constrói um diálogo entre pesquisadores brasileiros e franceses, de diferentes campos do conhecimento, sobre dois temas que passaram a ocupar os espaços do debate acadêmico e das ações públicas, nas duas últimas décadas: a questão do desenvolvimento e a questão territorial. Duas questões foram colocadas para os pesquisadores: qual o significado do conceito de território a partir de seu campo de estudo e quais contribuições podem aportar para a compreensão dos processos de desenvolvimento. Além de um rico debate no sentido epistemológico, a partir dos diversos campos de análise o livro aponta também algumas indagações: como trabalhar a relação entre espaço e território, como caraceterizar fronteiras territoriais em um mundo em que, elas marcam profundamente tanto a união/ intercâmbio quanto a ruptura/interdição? E várias outras quetões que compoem a agenda de debate da economia, geografia, ciencias políticas, sociologia e da administração.

[ Acessar Conteúdo x]

Conflitos, eficiência e democracia na gestão pública

Conflitos, eficiência e democracia na gestão pública

É possível ter serviços públicos com mais qualidade? Como gerenciar as relações no setor de modo que todos saiam ganhando? A população dispõe de meios para garantir sua cidadania, ampliando, assim, sua participação na esfera pública? Como? Em Conflitos, Eficiência e Democracia na Gestâo Pública, há respostas a estas e outras perguntas. De maneira simples, o autor discute a negociação coletiva e suas táticas. Mostra exemplos de documentos que podem ser úteis no processo.

[ Acessar Conteúdo x]

Controle de Qualidade Total

Controle de Qualidade Total

Nesta nossa viagem iremos percorrer caminhos e parar por estações como: Princípios da Qualidade, Gestão e Planejamento e algumas Ferramentas da Qualidade, e passo a passo você irá se familiarizar com o tema e aprender técnicas para aplicar em suas atividades. Vamos falar também um pouquinho dos “clientes”, que são a razão da existência das empresas. Não somente os consumidores, mas você também conhecerá o cliente interno, elemento importantíssimo na colaboração do sucesso de qualquer organização. O que eles esperam e como atender suas necessidades. E ao final iremos conhecer um pouquinho algumas ferramentas, informações e técnicas para a qualidade pessoal.

[ Acessar Conteúdo x]

Controle social da administração pública

Controle social da administração pública

"O crescente dinamismo da sociedade civil em torno de temas de interesse social, cultural, ambiental e econômico tem colocado um problema específico relativo à interface desta (sociedade civil) com a Administração Pública. Trata-se de um amplo campo de relações que abrangem desde o exercício de influência na formulação de políticas até o próprio "controle social" da Administração. Quando se observa a complexidade e a amplidão das mazelas vividas neste país, fica fácil prever que a agenda das campanhas, movimentos e entidades da sociedade civil tenderá a se ampliar no futuro e a aproximar cada vez mais os cidadãos de servidores e gestores públicos. Assim se esperando, podemos falar em novos papéis a serem desempenhados por "cidadãos- gestores" e por "gestores-cidadãos", dois binômios que podem bem sintetizar os novos atores a ocupar esste cenário. Para definir tais mudanças outras expressões, como uma "nova sociedade civil" e uma "nova gestão pública", vêm sendo empregadas nas últimas décadas. Elas apontam necessariamente para um processo de aprendizado. Por isso a militância nos campos da cidadania e da gestão assume um caráter criativo e não apenas combativo. Termos como "redes", "solidariedade", "parceria" e "gestão tripartite" são apenas alguns entre os diversos ideais de aproximação entre setores ou grupos outrora distantes." Obs: necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.

[ Acessar Conteúdo x]

Crescimento econômico no estado de São Paulo: uma análise espacial

Crescimento econômico no estado de São Paulo: uma análise espacial

Neste livro são abordados os fatores do crescimento econômico e dos desequilíbrios regionais no Estado de São Paulo entre 1980 e 2000. Fundamentado na teoria mainstream de crescimento econômico e nas teorias da localização, bem como nas contribuições da Nova Geografia Econômica, a obra relaciona o crescimento local com seus determinantes econômicos, sociais e geográficos, tais como educação, emprego e composição setorial. Ferramentas fornecidas pela Econometria Espacial também foram aplicadas ao se inserir a geografia como determinante das taxas de crescimento dos municípios. Dessa forma, o livro fornece ainda uma revisão da abordagem clássica de Econometria Espacial e seu ordenamento sistemático.

[ Acessar Conteúdo x]

Design, empresa, sociedade

Design, empresa, sociedade

O objetivo desta pesquisa foi verificar até que ponto a formação acadêmica ministrada nos cursos de design responde aos anseios da sociedade e do setor produtivo e o de coletar subsídios para a discussão da situação do ensino de design no Brasil e elaboração de estratégias que permitam sua melhoria de maneira a ter profissionais adequados ao desenvolvimento de produtos que, embora com a marca da nossa realidade e cultura, sejam também universais.

[ Acessar Conteúdo x]

Incubadora de cooperativas populares

Incubadora de cooperativas populares

A Universidade Estadual Paulista, através da Pró-reitoria de Extensão Universitária propôs, desenvolveu acompanhou e financiou o projeto Cooperativas Populares da Unesp, tendo em vista o seu propósito de organizar, sistematizar e favorecer a organização popular e a geração de renda para setores exclusivos da sociedade. Foram formados 7 núcleos: Araraquara, Assis, Bauru, Ilha Solteira, Franca, Ourinhos e Presidente Prudente, os quais contaram com a colaboração de docentes e alunos de graduação e pós graduação. OBS: necessita de cadastro para acessar o livro.

[ Acessar Conteúdo x]

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

O objetivo deste trabalho é analisar como o processo de inovações tecnológicas é tratado pela Teoria dos Sistemas Complexos. A abordagem neoclássica tradicional, ao partir de pressupostos bastante restritivos sobre os agentes e os mercados, não é capaz de fornecer explicações plausíveis aos vários problemas econômicos da vida real. Ao desconsiderar a dinâmica dos fenômenos econômicos, essa abordagem foi incapaz de incorporar os aspectos do processo de inovação e mudança tecnológica. A abordagem evolucionária, nesse sentido, ao considerar a racionalidade limitada, incerteza e heterogeneidade presente em ambientes que exibem inovação, foi capaz de fornecer um tratamento mais próximo da realidade. A inovação é, então, entendida como uma mudança descontínua que altera as condições estruturais gerando desenvolvimento, progresso e evolução no sistema. Já abordagem dos sistemas complexos, ao apresentar um arcabouço não reducionista e que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, concebe a economia como um sistema composto por agentes heterogêneos que interagem entre si. Apesar do ambiente de incerteza nas decisões tomadas, os agentes procuram se adaptar às informações recebidas do meio e se auto-organizarem gerando com isso novos padrões de auto-ordenamento e estruturas emergentes. A modelagem, nesse sentido, tem por principal objetivo descobrir as propriedades emergentes resultantes da interação entre os agentes no sistema. Por fim chega-se a conclusão de que as inovações tecnológicas apresentaram resultados mais satisfatórios e mais condizentes quando analisadas dentro dessa perspectiva agent-based.

[ Acessar Conteúdo x]

O estado como empregador de última instância: uma abordagem a partir das finanças funcionais

O estado como empregador de última instância: uma abordagem a partir das finanças funcionais

No presente trabalho, o emprego será estudado sobretudo através da contribuição de Abba P. Lerner (1903-1982), um economista que seguiu os conceitos de Keynes, no que se refere ao nível de intervenção governamental na economia necessário para um bom funcionamento desta. Lerner aprofunda muito dos debates trazidos à tona por Keynes (1936). O mundo que recentemente entrou em crise, por muito tempo teve como diretriz econômica o uso intenso das ferramentas ortodoxas de condução macroeconômica: baixo intervencionismo governamental, orçamento equilibrado e política monetária direcionada para as metas inflacionárias, como bem salientado por Petiffor (2008) e muitos outros. Esse cenário implica dizer que, no geral, temos baixo gasto governamental e taxas de juros mais elevadas do que em um cenário com políticas (pós-)keynesianas. Em sentido totalmente oposto a esta visão ortodoxa, Lerner apresenta um ferramental teórico para alcançar o nível de Pleno Emprego, almejado, ao menos em tese, por todas as escolas de pensamento econômico. Seu diferencial está na forma de alcançar tal patamar de atividade econômica, ou seja, através dos Gastos Públicos e de políticas monetárias corretas. Portanto, não só o Gasto Público deve ser aumentado na visão de Lerner. A utilidade da taxa de juros também muda. Não servirá apenas para manter estável o preço da moeda. Lerner postula a relevância das Finanças Funcionais não somente para combater crises, como muitos a aceitam, mas sim para ser uma política perene.

[ Acessar Conteúdo x]

Sistematizando Práticas para Administrar

Sistematizando Práticas para Administrar

A obra “Sistematizando Práticas para Administrar”, publicada pela Atena Editora, compreende um conjunto de oito capítulos que abordam diversas temáticas inerentes ao campo da administração, promovendo o debate sobre práticas, estratégias, ações, mecanismos e processos focados na gestão organizacional. Dessa forma, esta obra é dedicada àqueles que desejam ampliar seus conhecimentos e percepções sobre administração das organizações, com foco na sistematização de práticas de gestão, por meio de um arcabouço teórico especializado. Ainda, ressalta-se que este livro agrega à área da administração à medida em que reúne um material rico e diversificado, proporcionando a ampliação do debate sobre diversos temas e conduzindo gestores, empreendedores, técnicos e pesquisadores ao delineamento de novas estratégias e práticas de gestão.

[ Acessar Conteúdo x]

Tecnologia e gestão pública municipal: mensuração da interação com a sociedade

Tecnologia e gestão pública municipal: mensuração da interação com a sociedade

Grande parte dos problemas sociais que enfrentamos atualmente poderia ser minimizada com a destinação, e principalmente, com a aplicação mais eficiente dos recursos públicos disponíveis. Faz-se necessário que a sociedade acompanhe de perto o processo de gestão das administrações públicas, começando pela mais próxima, a municipal. Esta tarefa vem sendo facilitada pelo uso de recursos de Tecnologia da Informação que podem propiciar um ambiente mais transparente e acessível, permitindo um olhar da sociedade sobre as ações e decisões da gestão pública. Com isso se abre a possibilidade de acompanhar e cobrar maior esforço dos gestores públicos para ampliar a disponibilidade de opções de acesso aos dados e serviços públicos. Governos realmente transparentes podem estimular a participação popular, a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa. Neste livro são analisados os aspectos envolvidos no processo de construção de um ambiente desse tipo e propostos diversos elementos a serem identificados na busca pela mensuração do nível com que esta interação esta sendo propiciada. Trata-se de um tema de grande atualidade e relevância.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 25 itens.
Alguma mensagem