Livros on-line
Gestão da Qualidade- EADAdministração da Produção (Operações Industriais e de Serviços)
A primeira parte deste livro apresenta os fundamentos das operações da produção. A segunda está ligada ao projeto dos sistemas de produção. A terceira abrange assuntos relacionados ao planejamento da operação e ao controle dos sistemas produtivos de organizações já estruturadas. A quarta parte é reservada para os assuntos relacionados à gestão da qualidade em sistemas produtivos. E a quinta parte deste livro é composta por três capítulos que tratam, especificamente, da classificação de materiais, dos estoques cíclicos e dos estoques se segurança.
Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar
O livro constrói um diálogo entre pesquisadores brasileiros e franceses, de diferentes campos do conhecimento, sobre dois temas que passaram a ocupar os espaços do debate acadêmico e das ações públicas, nas duas últimas décadas: a questão do desenvolvimento e a questão territorial. Duas questões foram colocadas para os pesquisadores: qual o significado do conceito de território a partir de seu campo de estudo e quais contribuições podem aportar para a compreensão dos processos de desenvolvimento. Além de um rico debate no sentido epistemológico, a partir dos diversos campos de análise o livro aponta também algumas indagações: como trabalhar a relação entre espaço e território, como caraceterizar fronteiras territoriais em um mundo em que, elas marcam profundamente tanto a união/ intercâmbio quanto a ruptura/interdição? E várias outras quetões que compoem a agenda de debate da economia, geografia, ciencias políticas, sociologia e da administração.
CONDUTAS DE BOAS PRÁTICAS E INTEGRIDADE EM PESQUISA CIENTÍFICA
Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha disso omitida.
Conflitos, eficiência e democracia na gestão pública
É possível ter serviços públicos com mais qualidade? Como gerenciar as relações no setor de modo que todos saiam ganhando? A população dispõe de meios para garantir sua cidadania, ampliando, assim, sua participação na esfera pública? Como? Em Conflitos, Eficiência e Democracia na Gestâo Pública, há respostas a estas e outras perguntas. De maneira simples, o autor discute a negociação coletiva e suas táticas. Mostra exemplos de documentos que podem ser úteis no processo.
Cosméticos: a química da beleza
Hoje, a indústria de cosméticos é extremamente importante dentro da economia de grande parte dos países mais desenvolvidos, dentre os quais se inclui o Brasil, contribuindo para a geração de empregos e a redução de desigualdades regionais, através da exploração sustentável de várias espécies do nosso bioma, especialmente na Amazônia. A sociedade vem exigindo a adoção de tecnologias de produção limpas, econômicas e ambientalmente corretas que, por sua vez, requerem um enorme e entusiástico esforço de estudantes, professores, pesquisadores e engenheiros, na Universidade e na Indústria, na busca de ingredientes diferenciados, naturais e competitivos e de processos de formulação inovadores.
Gestão da Qualidade
Este Caderno foi elaborado em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG-Inhumas e a Universidade Federal de Santa Maria para o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – Rede e-Tec Brasil.
Gestão do Capital Humano
Este quinto e último livro, que contou com a colaboração da professora Angelise Valladares Monteiro, trata da Gestão do Capital Humano e enfoca o desafio das organizações em lidar com pessoas. Os capítulos tratam de vários temas inter-relacionados: comportamento organizacional, ferramentas de gestão de pessoas, liderança, relações pessoais e ética empresarial.
Gestão do Novo Lider
A obra focaliza dois aspectos cruciais para uma adequada gestão da liderança: (1) Habilidade nas Relações Humanas organizacionais e (2) Capacidade de Gerenciamento; unificando psicologia e administração em razão das demandas contemporâneas na gestão de pessoas. Aprofundamento na percepção e na forma de se relacionar com o ser humano, aliado à habilidade de cobrança, monitoramento, cuja meta e atrair melhores resultados da equipe.
Gestão, mediação e uso da informação
O livro "Gestão, mediação e uso da informação" vai ao encontro dos estudos teóricos e metodológicos de objetos e fenômenos que envolvem a gestão, a mediação, uso e apropriação da informação em distintos ambientes.
Grandes Marcas, Grandes Negócios
Bem focado e acessível a quem ainda não foi submetido ao vestibular do complexo tema “Grandes Marcas Grandes Negócios” pode ajudá-lo, principalmente a não cometer equívocos primários na criação de uma marca. Suas dicas práticas orientam pequenos e médios empresários a como se equipar melhor para enfrentar a concorrência crescente, e cativar a simpatia e fidelidade dos consumidores.
HEIP - Horizonte Estratégico Interativo para Prática
O Livro Apresenta detalhes sobre gestão estratégica, de projetos, comunicação interna, marketing interno e muito mais. Dá bases de conhecimento para uso avançado da tecnologia da informação como ferramenta da potencialização produtiva, com emprego de metodologias de estratégia já utilizadas no Vale do Silício.
Pequenos negócios 1 - desafios e perspectivas: programas nacionais do Sebrae
Podemos dividir o cenário de atuação do Sebrae em três eixos: o da inclusão produtiva, o da gestão e competitividade e o da inovação. Assim estão direcionados os seis programas nacionais do Sebrae, atendendo a uma necessária segmentação dos diferentes públicos para os quais oferecemos serviços.
Pequenos negócios 2 - desafios e perspectivas: desenvolvimento sustentável
Nas últimas décadas, o Brasil passou a conviver com uma economia estável e viu surgir novas e interessantes oportunidades de negócios, que se multiplicam em todo o território nacional com o crescimento do poder aquisitivo da classe média, do aumento dos níveis de emprego e de escolaridade. Em um cenário econômico altamente positivo, principalmente quando comparado ao momento atual da Europa e dos Estados Unidos, o Brasil irá sediar a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Pequenos negócios 3 - desafios e perspectivas: inovação
O Brasil tem o desafio fomentar a inovação para aumentar a produtividade da sua economia e garantir o seu desenvolvimento nos próximos anos. Os pequenos negócios têm tudo a ver com essa mudança. O vol.3 da coletânea Pequeno Negócios – Desafios e Perspectivas reúne 22 artigos de especialistas convidados e colaboradores do Sistema Sebrae sobre inovação nesse ambiente empresarial.
Pequenos negócios 4 - desafios e perspectivas: educação empreendedora
A construção de um Brasil mais produtivo e justo depende diretamente da educação de seu povo. Nenhum país do mundo se transforma em nação desenvolvida sem estabelecer e colocar em prática políticas para levar o conhecimento e a capacitação técnica à sua população, especialmente, à parcela mais jovem dela.
Pequenos negócios 5 - desafios e perspectivas: serviços financeiros
As estratégias dos agentes públicos e privados para conquistar novos clientes, as políticas de inclusão e os impactos do surgimento de novos usuários e clientes potenciais dos serviços financeiros, bem como as novas tecnologias que possibilitam mais eficiência e resultados são alguns dos temas deste livro. O vol.6 da coletânea traz 24 artigos assinados por 32 especialistas. Mostra um panorama atual e detalhado com reflexões plurais sobre o cotidiano dos serviços financeiros e os pequenos negócios. São uma série de reflexões que ajudam o leitor a discernir um pouco mais sobre as possibilidades de acesso aos serviços pelos pequenos negócios.
Pequenos negócios 6 - desafios e perspectivas: encadeamento produtivo
Três pontos chamam a atenção quando se tem contato com o tema encadeamento produtivo, apresentado aqui sob diferentes experiências e percepções. O primeiro, pode-se dizer, seria um postulado acerca das relações empresariais na economia atual: por mais acirrada que seja a concorrência, nenhuma empresa sobrevive sozinha no mercado global. Grandes dependem de pequenas e vice-versa, à medida que ambos querem se manter competitivos, atendendo bem o cliente, ou seja, oferecendo produtos e serviços de qualidade garantida e sustentáveis. Pressupõe gestão eficiente, tecnologia e logística excelentes, mão de obra qualificada, além de responsabilidade social, considerando-se padrões de classe mundial.
Pequenos Negócios 7: Desafios e Perspectivas Avanços 2011–2014
Esta coletânea tem o objetivo de estimular o debate sobre o desenvolvimento brasileiro na perspectiva dos pequenos negócios, a partir de abordagens que privilegiam a reflexão teórica da prática, conectando o debate acadêmico com o cotidiano da assistência técnica e dos serviços empresariais.
Riscos e oportunidades em tempos de mudanças
O presente volume faz parte de um esforço mais amplo de construção de uma agenda de mudanças, frente ao conjunto de crises que convergem e que ameaçam o planeta.
Risk Management
Cada negócio e decisão envolve uma certa quantidade de risco. Risco pode causar uma perda para a empresa. Isso não significa, porém, que as empresas não podem assumir riscos. Como desengajamento e aversão ao risco pode resultar em oportunidades de negócio perdidas, o que levará a um crescimento mais lento e reduzido a prosperidade de uma empresa.
Tecnologia e gestão pública municipal - mensuração da interação com a sociedade
Grande parte dos problemas sociais que enfrentamos atualmente poderia ser minimizada com a destinação, e principalmente, com a aplicação mais eficiente dos recursos públicos disponíveis. Faz-se necessário que a sociedade acompanhe de perto o processo de gestão das administrações públicas, começando pela mais próxima, a municipal. Esta tarefa vem sendo facilitada pelo uso de recursos de Tecnologia da Informação que podem propiciar um ambiente mais transparente e acessível, permitindo um olhar da sociedade sobre as ações e decisões da gestão pública
Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas
A obra trata da importância da vivência diária na pesquisa acadêmica. Sua abordagem crítica é direta e mostra de forma prática a eficiência da pesquisa a partir das experiências vividas pelo pesquisador.