Livros on-line
Zootecnia- Presencial e Semi110 anos - Sustentabilidade e Inovação na Produção Animal
O Instituto de Zootecnia comemora em 2015, 110 anos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e serviços à disposição do Agronegócio Paulista. Nesse período destacam-se estudos com gramíneas e leguminosas forrageiras tropicais, melhoramento genético de bovinos de corte, sistemas de produção em ovinocultura, qualidade do leite entre outros. Atualmente com a implantação do “Programa de Produção Animal em Sistemas de Integração” e do “Leite Mais” e continuidade do “Programa de Seleção Para Peso ao Sobreano”, que tem como objetivo gerar conhecimento para os diversos sistemas de produção de leite e de corte, o IZ mantém seu compromisso com a Sustentabilidade e Inovação na Produção Animal. Os resultados desses programas manterão o IZ na vanguarda dos cenários dos sistemas de produção sustentáveis.
Alternativas de controle da verminose em pequenos ruminantes
No dia 16 de março de 2005 foi realizado o “I Simpósio sobre Controle de Parasitas em Pequenos Ruminantes: Avanços e Alternativas”, durante a 2ª Feira Internacional de Caprinos e Ovinos, FEINCO, como parte das comemorações do centenário do Instituto de Zootecnia, IZ, órgão pertencente à APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), sediado em Nova Odessa, SP. O objetivo principal deste evento foi apresentar a técnicos e produtores tecnologias já disponíveis ou em estudo de alternativas ao uso de anti-helmínticos para o controle da verminose em pequenos ruminantes. A verminose é um dos principais problemas sanitários desses animais no Brasil e no mundo, principalmente pela dificuldade no controle, em função da rapidez com que os nematóides desenvolvem resistência aos antihelmínticos. Espera-se com este livro poder informar a técnicos e produtores sobre alternativas ao controle químico da verminose, e, deste modo, poder estar contribuindo a toda cadeia produtiva dos pequenos ruminantes, inclusive os consumidores, que se beneficiarão de produtos sem resíduos de produtos químicos.
Bases do melhoramento genético animal
A coleção Teorias e métodos em melhoramento genético animal tem como principal objetivo servir como material básico para as disciplinas de Melhoramento Genético Animal, ministradas aos alunos de graduação e pós-graduação em Zootecnia e Medicina Veterinária, possibilitando o embasamento necessário. A coleção abarca, dentre outras discussões, os conceitos mais importantes de genética populacional e quantitativa, conceitos de predição do mérito genético e seleção utilizando diversas fontes de informação, e salienta alguns sistemas de acasalamento que levam ao aumento de produtividade sem onerar demasiadamente os custos, ou seja, sistemas que resultam em maior retorno econômico
CONDUTAS DE BOAS PRÁTICAS E INTEGRIDADE EM PESQUISA CIENTÍFICA
Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha disso omitida.
Controle de carrapatos nas pastagens
Este livro é o resultado das palestras apresentadas durante o III Workshop Controle de Carrapatos, realizado no dia 15 de agosto de 2013, no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa, SP. Neste ano, as palestras foram relacionadas ao controle de carrapatos na pastagem. Nos anos anteriores, as palestras versaram exclusivamente sobre o controle do carrapato-do-boi. Mas, como no pasto encontram-se outras espécies de carrapato, este ano foi abordado também o controle de carrapatos pertencentes ao gênero Amblyomma, que tem grande importância na transmissão de uma doença letal a seres humanos, a febre maculosa, sendo, portanto, de grande importância epidemiológica. Além do controle do Amblyomma, abordou-se também o controle biológico com fungos e nematoides entomopatogênicos, que, em futuro próximo, poderão ajudar no controle desses carrapatos. Estudo recente sobre o uso de ureia, utilizada na adubação da pastagem, e seu efeito no controle de carrapatos também foi abordado, assim como os fatores que afetam a fase de vida livre desses ácaros.
Métodos físico-químicos para análise de alimentos
A análise bromatológica, dentro do contexto da química analítica aplicada, desempenha importante papel avaliador da qualidade e segurança dos alimentos. Em determinados momentos, a sua utilização torna-se decisiva para equacionar e resolver problemas de saúde pública e também para definir e complementar ações de vigilância sanitária. Atua, também, como coadjuvante nas inovações tecnológicas de alimentos. Devido à complexidade da sua constituição orgânica, os alimentos muitas vezes são considerados matrizes difíceis de serem manipuladas; o analista deverá estar devidamente treinado, e somente a experiência apreendida ao longo dos anos poderá fornecer segurança analítica. Dentre os requisitos essenciais para evidenciar a qualidade de um trabalho laboratorial e fornecer confiabilidade aos resultados emitidos, a escolha adequada de metodologia analítica é, sem dúvida nenhuma, de grande relevância. De nada adianta um laboratório dispor de instalação e equipamentos de ponta, se o método analítico selecionado não for apropriado.
Princípios e recomendações para o manejo de pastagens
O objetivo desta publicação é contribuir para a melhoria dos sistemas de produção baseados em pastagens, apresentando os princípios de manejo para as principais espécies forrageiras utilizadas. As recomendações aqui propostas são resultados de anos de esforços conjuntos e trabalhos de campo realizados em diversas Instituições de Pesquisa e Universidades de todo o país. Aos produtores, por meio da informação,esperamos auxiliar no planejamento da propriedade e facilitar a adoção das ferramentas de manejo aqui propostas.
Recomendações para correção e adubação de pastagens tropicais
O objetivo da obra é fornecer instruções, de maneira simples e prática, para correção e adubação de pastagens tropicais. A elaboração deste livro é uma das iniciativas de ampliação no acesso à informação e transferência de tecnologia, desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Forragicultura e Pastagens (GEFEP) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA-USP). Os autores esperam que essa iniciativa possa colaborar para o desenvolvimento dos sistemas produtivos na região, contribuir para a recuperação das pastagens e, ainda, oportunizar melhorias em produtividade e persistência das gramíneas tropicais.
SEMENTES: FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS. 2 a Edição (Revisada e Ampliada) 2006
A semente é o veículo que leva ao agricultor todo o potencial genético de uma cultivar com características superiores. Em seu caminho, do melhorista à utilização pelo agricultor, pequenas quantidades de sementes são multiplicadas até que sejam alcançados volumes em escala comercial, no decorrer do qual a qualidade dessas sementes está sujeita a uma série de fatores capazes de causarem perda de todo potencial genético. A minimização dessas perdas, com a produção de quantidades adequadas, é o objetivo principal de um programa de sementes. Na agricultura tradicional, ainda é comum o agricultor separar parte de sua produção para utilizar na safra seguinte como semente. Além dessa prática, pouca distinção é feita entre o grão, que se utiliza para alimentação, e a semente utilizada para multiplicação. A agricultura moderna, porém, requer a multiplicação e disseminação rápida e eficaz das cultivares melhoradas, tão logo sejam criadas. Novas cultivares melhoradas se tornam insumos agrícolas quando suas sementes de alta qualidade estão disponíveis aos agricultores e são por eles semeadas. A justificativa de um programa de sementes é, portanto, a extensão do comportamento varietal superior demonstrado por uma cultivar em ensaios regionais. Convém lembrar que, sementes de alta qualidade, utilizadas com práticas culturais inadequadas, não terão condições de corresponder ao esperado e, fatalmente, levarão ao insucesso.
Teorias e métodos em melhoramento genético animal: seleção
A coleção Teorias e métodos em melhoramento genético animal tem como principal objetivo servir como material básico para as disciplinas de Melhoramento Genético Animal, ministradas aos alunos de graduação e pós-graduação em Zootecnia e Medicina Veterinária, possibilitando o embasamento necessário. A coleção abarca, dentre outras discussões, os conceitos mais importantes de genética populacional e quantitativa, conceitos de predição do mérito genético e seleção utilizando diversas fontes de informação, e salienta alguns sistemas de acasalamento que levam ao aumento de produtividade sem onerar demasiadamente os custos, ou seja, sistemas que resultam em maior retorno econômico.
Teorias e métodos em melhoramento genético animal: sistemas de acasalamento
a coleção Teorias e métodos em melhoramento genético animal tem como principal objetivo servir como material básico para as disciplinas de Melhoramento Genético Animal, ministradas aos alunos de graduação e pós-graduação em Zootecnia e Medicina Veterinária, possibilitando o embasamento necessário. A coleção abarca, dentre outras discussões, os conceitos mais importantes de genética populacional e quantitativa, conceitos de predição do mérito genético e seleção utilizando diversas fontes de informação, e salienta alguns sistemas de acasalamento que levam ao aumento de produtividade sem onerar demasiadamente os custos, ou seja, sistemas que resultam em maior retorno econômico.