Unoeste recepciona calouros e veteranos para 2º semestre
No campus 1, estudantes dão dicas para quem está começando a graduação; no campus 2, alunos já começaram a traçar trajetória como profissionais após formação

Foi dia de reencontrar aqueles que trazem vida à Unoeste e que fazem a universidade cumprir sua missão: os alunos. Na manhã desta quarta-feira (6), estudantes retornam às aulas nos campi em Jaú, Guarujá e Presidente Prudente. Na maior cidade do oeste paulista, teve programação especial de recepção, tanto para apresentar os cursos aos calouros quanto para celebrar a volta dos veteranos para o segundo semestre.
Nova turma de Medicina
Na recepção aos calouros de Medicina, no Teatro César Cava, Arthur Galvão de Mello Neto manifestou encantamento pela oportunidade de reafirmar o seu conceito pessoal sobre a Unoeste.
Contou que visitou outras instituições, mas não encontrou em nenhuma delas o que fizesse escolher outra que não fosse a Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp).
Arthur diz saber que o curso é bem puxado, que está preparado para esse desafio e que gostou da fala da coordenadora, Dra. Nilva Galli, mostrando que é preciso ter foco e dedicação.
O seu sonho em ser médico vem desde a infância, inspirado na história de seu avô Arthur Galvão de Mello, que foi médico e prefeito em Martinópolis. Na Unoeste, fez dois vestibulares e passou no segundo.
A expectativa para Breno Medina de Oliveira, do 5º termo de Medicina, é de adquirir conhecimento além da teoria. Ele veio de Colorado (PR) para fazer a graduação em Presidente Prudente. “Estou ansioso para frequentar os programas de aproximação à prática neste semestre”, conta o jovem, que diz ter escolhido a Unoeste pela estrutura e reconhecimento da instituição.
Expectativas para o segundo semestre
Maria Fernanda Costa Santana, do 10º termo de Odontologia, esteve na manhã desta quarta-feira para o retorno às aulas, no campus 1. Ela pretende aproveitar o final da faculdade em tudo: desde os estudos até as amizades. “De alguma forma, é uma despedida. Já estou nos estágios clínicos e vou começar o estágio no Hospital Regional, que será desafiador, pois é uma nova perspectiva na área”, comenta.
Se é veterano, vale dar dica para os calouros. “Aconselho sempre estudar com antecedência para provas, com resumo e anotação durante as aulas, porque durante a semana de provas é muito puxado. Além disso, dar atenção nas matérias básicas, porque elas vão ser necessárias no final do curso”, diz Maria Fernanda.
Do curso técnico em Enfermagem, Bruna Fernandes dos Santos retornou às salas de aula com muita vontade de aprender. “Escolhi esse curso porque ele abre muitas portas como profissional e também para fazer mais faculdades”, afirma.
Caio Augusto de Sousa é aluno do 5º termo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e comentou que esse retorno das aulas na Unoeste veio com um foco afinado no mercado de trabalho. “Estou na reta final do curso e meu objetivo agora é me inserir no mercado de trabalho, aproveitar que meu currículo terá o nome da Unoeste. Vim estudar aqui por recomendação de amigos e percebi que a instituição era exatamente o que eu precisava. A Fipp tem uma estrutura incrível e o aprendizado é muito grande”.
Para Pedro Henrique Silva Gabriel do 2º termo de Design, as expectativas foram já superadas nesse retorno as aulas. “A gente tem a ideia de faculdade, já do ensino médio, de idealização, bem coisa de filme americano. E a Unoeste, proporcionou muita coisa pra mim, amizades, estrutura de qualidade em laboratórios. Voltar como veterano está sendo mais incrível ainda. Espero terminar o semestre com notas boas”.
Muitos alunos com foco na atuação profissional
No campus 2, os alunos também foram recebidos com pipoca, algodão doce e sorvete – sorvete que o pessoal não abriu mão nem mesmo com o tempo mais frio (cerca de 15 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia) Nas salas de aula, já teve disciplina e orientação sobre o novo termo – quem são os professores das disciplinas, como serão as atividades e quais as formas de avaliação.
De volta para cursar o 2º termo de Psicologia, a estudante Estela Biscaro conta que agora, tem mais noção de como será sua atuação como profissional. Ela sempre desejou fazer o curso, e começa a traçar mais planos.
“Sou de Presidente Bernardes e escolhi a universidade por causa das avaliações do MEC [Ministério da Educação]. Eu sempre me imaginei psicóloga, então dá uma ‘emoçãozinha’ estar na faculdade. Estou me aproximando muito da área social e integro a Liga de Psicanálise”, explica a aluna de 18 anos.
Essa manhã também foi de reencontro para alunos do curso de Medicina Veterinária. Do 8º termo, a estudante Vitória Siqueira já começa a pensar, mais efetivamente, em como será sua atuação no mercado de trabalho. “Agora é aprender tudo na prática. Temos um bom conhecimento teórico, e agora é colocar a mão na massa para subir para a Clínica Veterinária”, comenta.
Talita Guerreiro, também estudante de Medicina Veterinária do 8º termo, cita que o retorno às aulas, nesta reta final dos estudos, é um momento de também aprender a lidar com a ansiedade.
“Entender a melhor forma a controlar isso, pois também nos cobramos muito, temos a expectativa de entrar no mercado de trabalho. Precisamos entender que já sabemos bem a parte teórica e aí, colocar tudo na prática”, explica.
Janine Oliveira, também do 8º termo de Medicina Veterinária, concorda que esse é o momento de arriscar ainda mais. “Nestes últimos termos de curso, vamos levar de forma mais leve, pois podemos errar para aprender e sairmos ainda melhores profissionais”, diz.
Fernanda Figueiredo, do 5º termo de Medicina Veterinária, também voltou aos estudos com a cabeça no futuro. “Já saímos da fase iniciante, estamos na metade do curso, e agora já começamos a ‘mirar’ para algum lugar, para sair do básico”, comenta.
“Precisamos investigar as nossas áreas de interesse, procurar estágios e se encontrar na medicina veterinária”, comenta a aluna Giovana Machado, natural de Santo Anastácio, que está na mesma turma de Fernanda e aproveitou a recepção feita em frente ao Bloco B3.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste