CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Presidente Prudente poderá ter maior pomar urbano do Brasil

Iniciativa da Polícia Militar Ambiental, em área de 22 mil m², tem a parceria da Unoeste e envolverá outros parceiros


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Presidente Prudente poderá ter maior pomar urbano do Brasil
Todos os envolvidos na apresentação do projeto, no campus 2 da Unoeste

Em pouco mais de três meses, considerando o início das tratativas em maio, ficou pronto o projeto de intervenção urbanística para um pomar em Presidente Prudente, que poderá ser o maior em espaço urbano do Brasil com árvores frutíferas. A iniciativa da Polícia Militar Ambiental é voltada à destinação social e preservação de área com 22 mil m² nas imediações da 3ª Companhia, entre a rodovia Raposo Tavares e os trilhos da estrada de ferro, do lado oposto ao Recinto de Exposições Jacob Tosello. 

A apresentação ocorreu na tarde desta terça-feira (10) na sala de reuniões da Fundação do Oeste Paulista de Inovação (Fopi), envolvendo professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo e da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais. Estiveram presentes o comandante da 3ª Companhia, capitão Júlio César Cacciari de Moura acompanhado pelo 1º tenente André Lopes, recepcionados pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi.

Também fizeram parte da recepção a coordenadora geral de ações extensivas da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Cidinha Martines; a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marcela do Carmo Vieira; e o responsável pelo Programa Unoeste + Cultura, Josué Pantaleão. A apresentação foi conduzida pela professora Cynara Tessoni Bono, responsável pelo Núcleo de Prestação de Serviços à Comunidade (Dual) e participação da professora Thaisa Salum Bacco, da Comunicação.

Elogios ao projeto 

O projeto foi exposto em toda sua complexidade e entendido não apenas como pomar, mas como um parque, pela beleza e pela proposta abrangente de abraçar a população como espaço de qualidade de vida: lazer, recreação e educação ambiental através de ensino, pesquisa e extensão. O impacto imediato foi de aceitação do “cliente” externo e interno. Com elogios ao projeto e seus executores, o capitão Cacciari entendeu que não será difícil de materializar e, possivelmente, a baixo custo.

A solicitação do comandante é de que o projeto seja fragmentado em blocos, para distribuição de ações e buscas de parceiros. O que será feito a partir do projeto executivo a ser elaborado com a ajuda do curso de Engenharia Civil, visando a definição de quantitativos e cálculos para elaboração dos orçamentos. O próximo passo será a aprovação do projeto junto à Secretaria Municipal de Planejamento, tendo como responsável a arquiteta e urbanista Cynara.

Escolas públicas

Ao elogiar o projeto, o Dr. Adilson reiterou apoio e acompanhamento da Proext em todas as estapas e colocou a Fopi à disposição para articular a captação de recursos na iniciativa privada,  nas empresas comprometidas com ações de responsabilidade social. Cidinha comentou sobre as participações de vários cursos, como são os casos da Agronomia e pós em Meio Ambiente, e sugeriu a criação de comitê com funções definidas para cada um dos membros, visando a dinâmica na implantação do pomar, em todas as etapas, tais como as obras que incluem sala de aula e sanitários.

Com a proposta de utilização do espaço para educação ambiental, a coordenadora da Proext afirma existir demanda das escolas públicas, em especial do ensino de tempo integral e suas disciplinas eletivas. A Unoeste mantém parceria com a Polícia Militar Ambiental através do programa de extensão “ODS [Objetivos de Desenvolvimento do Sustentável] em ação: juntos pelo meio ambiente, educação, cultura, ressocialização, sustentabilidade, cuidado ambiental e posse responsável de animais domésticos”.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem